OAB/DF

Por suspeita de ataque hacker, TRF-1 reforça proteção e retira portal do ar

27.11.20 13:31

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que abrange casos de 13 estados e do Distrito Federal, reforçou nesta sexta-feira, 27, a proteção de seu sistema após a disseminação de informações nas redes sociais sobre um suposto ataque hacker à rede.

Em nota, a administração da corte afirmou que adotou “medidas preventivas” para a preservação dos dados, como a retirada do portal do ar. “Assim, todos os sistemas do tribunal foram colocados em modo restrito para permitir adequada investigação, sendo que, até o momento, não se identificou nenhum ativo de TI comprometido”, explica o texto.

Mais cedo, em um site usado por hackers para expor vazamentos, invasores afirmaram ter obtido acesso a arquivos em mais de 40 bases de dados do tribunal. Ao comemorar a investida, os responsáveis pelo suposto ataque alegaram ter conseguido mostrar a “vulnerabilidade” do sistema do TRF-1.

Em 3 de novembro, o sistema do Superior Tribunal de Justiça, o STJ, foi alvo de um ataque cibernético. À época, todas as sessões de julgamentos do tribunal foram suspensas e, por “precaução”, os prazos de processos foram adiados. A rede foi completamente restabelecida somente no último de 18. O Governo do Distrito Federal e o Ministério da Saúde passaram por situações similares.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Hackearam, mas não divulgaram nada de útil para descrobrirmos o que de sujo ocorre nestas instituições. Das duas uma: ou não há sujeira ou não se faz hackers como antigamente!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO