Plano de retomada de Doria resgata trem prometido por tucanos há quase 20 anos
O plano de retomada econômica recém-anunciado pelo governador de São Paulo, João Doria (foto), do PSDB, para os dois próximos anos traz como carro-chefe dos investimentos em infraestrutura uma antiga promessa de políticos tucanos para o estado: um trem de alta velocidade ligando a capital à cidade de Campinas, no interior paulista. Batizado de "trem...
O plano de retomada econômica recém-anunciado pelo governador de São Paulo, João Doria (foto), do PSDB, para os dois próximos anos traz como carro-chefe dos investimentos em infraestrutura uma antiga promessa de políticos tucanos para o estado: um trem de alta velocidade ligando a capital à cidade de Campinas, no interior paulista.
Batizado de "trem intercidades", o projeto é prometido ao menos desde 2002, quando o estado era governado por Geraldo Alckmin. Naquele ano, o senador José Serra, também do PSDB, havia incluído o trem São Paulo-Campinas entre as suas promessas na eleição presidencial. Juntos, Alckmin e Serra governaram São Paulo por 17 anos, e o trem nunca saiu do papel.
Agora, na versão Doria, o projeto prevê uma linha de 100 quilômetros de extensão ligando São Paulo à região do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, com capacidade para transportar até 565 mil passageiros. O investimento estimado é de 1,4 bilhão de dólares. Em 2004, estudos previam um custo de 700 milhões de dólares para a ferrovia, que é planejada desde a década de 1970.
O plano de recuperação econômica de São Paulo é a grande aposta de Doria para o palanque eleitoral na corrida presidencial de 2022, ao lado da vacina contra o coronavírus. Ao todo, o tucano anunciou uma carteira de 19 projetos de concessão para atrair investimentos privados para o estado nos próximos dois anos, estimada em 36 bilhões de reais. Mais da metade envolve obras de transporte de passageiros.
Durante a coletiva de anúncio do plano, Doria exibiu um vídeo institucional em inglês que, segundo ele, será apresentado a investidores dos Estados Unidos, Canadá, Europa, Ásia e Oriente Médio interessados em aportar recursos em projetos de infraestrutura no estado. O roteiro é muito parecido com o apresentado pelo tucano no início de sua gestão na prefeitura de São Paulo, em 2017.
Como Crusoé mostrou em fevereiro, Doria apresentou 55 projetos de privatizações e concessões da capital em um road show que fez pelo mundo, prevendo arrecadar 7,5 bilhões de reais. O tucano deixou a prefeitura em 2018 sem entregar nenhum deles e, passados três anos, os números apresentados pelo sucessor Bruno Covas, também do PSDB, somavam apenas 66,7 milhões.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
André
2020-10-20 19:58:39Deve ser processado por desvios de verbas da pandemia. Ladrãozinho de merda.
Paulo
2020-10-19 12:03:32Esse Virginia Wolf só pode ter nascido no dia da mentira. Oh, que cara descarado só !
Leandro Domingues
2020-10-19 09:15:59Espero que consiga, mas seja transparente na prestação de contas destas obras, de forma que demonstre que não houve peculato, como tivemos em outras obras do PSDB (que sempre votei neles, decepção).
Dalton
2020-10-19 08:21:45Não é tão simples assim uma obra dessas, uma vez que a cidade gigantesca de SP dará espaço agora para tal linha? Ser gestor público não é tão simples assim.
Casemiro
2020-10-18 08:08:15Esse cara é um fiasco. Continua dando prejuízo aos cofres. psdb que acabe logo. Assim como pt.
Seu Zé
2020-10-18 06:56:22Eu gostaria de acreditar, não consigo confiar em demagogos!
LSB
2020-10-18 00:11:03O projeto que está sendo “planejado” há 50 anos e vem sendo prometido há 20 pelo partido q está no poder do sp nesses 20 anos, agora vai?? Hã hã... sei...
Alberto
2020-10-17 23:44:54Alberto (Belém-Pa). Privatizar neste país parece ser um trababalho hercúleo, a coisa não anda. O que move a gestão da grande maioria desses governadores brasileiros é a gastança e não a contenção de despesas. E a grande maioria deles não tem compromisso com a gestão eficiente dos recursos públicos, estão mais para perdulários do que para bons gestores.
Ivandenir
2020-10-17 21:00:57Pois é, o atraso de 20 anos não é só culpa do Dória, está há pouco tempo na política, uma coisa, acho muito importante, ele nunca foi acusado de corrupção, o pior defeito, então, ponto positivo pra ele, são poucos honestos neste país da impunidade, portanto vou aguardar. Não tenho partido e nem político de estimação, só que, além de criticar, eu elogio também o que vai bem, ele está conduzindo o estado de SP muito bem na pandemia, já pensou se fosse o PT? Não quero nem imaginar!
André
2020-10-17 20:03:43Prezado Fabio, capacidade para transportar até 565.000 passageiros em quantas viagens e durante quanto tempo por viagem? 565.000/mês ?