Valter Campanato/Agência Brasil

PGR escolhe crítico ferrenho da Lava Jato para coordenar a Greenfield

25.11.20 15:28

A Procuradoria-Geral da República escolheu um crítico da Operação Lava Jato para assumir a coordenação da Operação Greenfield, que apura desvios na Caixa, no BNDES e nos fundos de pensão. Celso Três, do Rio Grande do Sul, já deu diversas entrevistas e publicou artigos em que fez duras críticas à investigação que deu origem ao caso.

Celso Três se candidatou à vaga em um edital aberto pela PGR para procuradores de todo o país — antes, o processo havia sido aberto para procuradores baseados em Brasília, mas não houve nenhum inscrito.

Em entrevistas recentes, Três saiu em defesa das investidas do procurador-geral, Augusto Aras, contra a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba. Em um dos casos, ele se manifestou sobre uma expedição da chefe do grupo de trabalho da operação na PGR, Lindôra Araújo, para acessar a base de dados da força-tarefa no Paraná. “Que faria de indevido o PGR Aras com os dados? Processaria inocentes? Pode, aí o temor, descobrir o limbo, submundo descortinado pelo Intercept (refere-se às mensagens roubadas de autoridades e publicadas pelo site). Pessoas que foram investigadas indevidamente, que nunca foram processadas. Que digam eles, objetivamente, no que Aras impede que investiguem ou denunciem”, disse, em entrevista ao portal Conjur.

Em seu perfil no Twitter, Celso Três afirmou, em outubro passado. “Ao cabo, verdade faz-se verbo; estudo de 194 entrevistas de seus membros, mil páginas, Universidade de Oklahoma: Lava Jato, com ou sem intenção, serviu como plataforma da direita”. Em outro artigo, publicado pela Folha de S. Paulo, ele defendeu a delação premiada do doleiro Rodrigo Tacla Duran, que apontava supostas irregularidades na operação. “Ante o exposto, pode-se dizer que a Lava Jato atentou, sim, contra a lógica da delação no caso Tacla Duran. Correto o PGR Aras em reexaminar”.

A Greenfield não é tecnicamente parte da Lava Jato, mas acabou associada à operação por ter alcançado envolvidos em desvios milionários em fundos de pensão de empresas estatais e mapeado irregularidades em bancos públicos que seguiam, basicamente, a mesma lógica do esquema cuja apuração começou em Curitiba.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Vamos aproveitar a próxima eleição e varrer todos eles de novo. Já fizemos e faremos outra. Aliás é para isso que serve as eleições.

    1. Ou seria o inverso Celso? O Brazil do imaginário mundial não merece o Brasil bozista real!

  2. Concurso Público também tem seus "fantasmas". Em todas as Instituições! Infelizmente NÃO seleciona os MELHORES. Tem sempre àquele "cara" ruim se serviço, chato, falastrão, medroso e covarde que na hora do "pega pra capá" está escondido. Sempre sobra para os bons, valentes, os verdadeiros Servidores Públicos que trabalham para o BRASIL e os brasileiros de bem, honestos e honrados. É isso!

  3. O que me assusta é que diante destes cristalinos fatos ainda tem um grupo que defende o Bolsonaro. Fanáticos igual os petistas. Apenas no outro extremo. J Walter

  4. Isso, matem, sufoquem a instituição mais séria que se criou nesse país que combate a corrupção endêmica. O Bolsonaro se perdeu totalmente ao tentar sufocar as falcatruas e as línguas soltas dos seus filhos. Decepção moral e política.

  5. Nada mais me surpreende com este Tsunami Bolsonarista contra a Lava-jato . A corrupção durante o Petismo causou-nos revolta, indignação em muitos até ódio a tal ponto de elegermos um político reconhecidamente medíocre para Presidente . Mas jamais imaginei que chegaria a este ponto de extremismo Ideologico , negacionismo , mitomania , ultra-radicalismo - uma decepção , um fracasso total . 2022 está chegando , vamos mudar isto, no voto , obviamente sem virar para esquerda radical .

  6. ARAS, TOFFOLI, GILMAR MENDES, ALCOLUMBRE, RODRIGO MAIA e BOLSONARO: os DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO será nosso “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos!

  7. Não desanimem. Já se divisa mouro na costa. Ademais, 2022 está às portas. O contribuinte -- que a todos remunera, além de quitar as faturas inexoráveis do (des)governo -- continua, como Davi-Eleitor, munido de seixos e estilingue certeiros. Contribuinte não atira no próprio pé nem alveja aliados pelas costas, zelando, pois, por sua boa imagem. Íntegro, sua missão é clara: seguir abatendo vampiros e zumbis, que sangram a população sem pudor e remorso. NB: remorso não cabe no léxico de psicopatas.

    1. Vacinas eficazes neutralizarão o verdadeiro centro do "Pudê", o novo coronavírus. Daí para frente, o FEBEAPÁ II cederá lugar aos discursos de campanha eleitoral. Brucutus da Esquerda, Brutukus da Direita e os príncipes da fisiologia cujo valhacouto é o Quadrilhão Central perceberão que os tempos mudaram. Suas bandeiras se mostrarão enxovalhadas, seu papel na pocilga exposto ao público e suas ambições reveladas da maneira crua. É quando o Davi Eleitor entrará em cena, alvejando vampiros e zumbis.

  8. MEUS DEUS!!! PROCURADORES TRABALHANDO CONTRA O POVO. NÃO FALTAVA MAIS NADA. Inelizmente Bolsonero conseguiu acabar com a Lava-Jato.

  9. Como se diz na tua terra, Rio Grande do Sul, Celso Três tu já "perdeste os três" faz muito tempo sentando no colo dos outros para alcançar um cargo.

  10. Deve chegar a conclusão que a destruição causada pelo PT, mesmo antes de chegar ao poder, foi uma devastação criadora para o bem do país e dos trabalhadores.

  11. É um golpe no combate à corrupção, mas quem achou que os corruptos iriam aceitar perder a mamata? Agora que as construtoras estão muito visadas, o jeito é roubar dos fundos de pensão. Preparem-se pra ver o desmonte da estrutura fiscalizatória dos fundos de pensão. Esse governo quer acabar com a Previc e entregar as atividades pra Susep, essa já dominada politicamente.

  12. Deve ser o famoso desconhecido celso-três-donos, um dos muitos elos da extensa facção criminosa hierárquica que assola o país há 2 décadas. o marginal al capone teria inveja dessa verdadeira subespécie de bestas asquerosas que continua grunhindo uníssona.

    1. O PGR E COMO SEU CHEFE QUE AGORA VAI COMANDAR TAMBEM A PF. SÓ SE JUNTA COM DESTRIDORES PARA DESMORALIZAR O TRABALHO DE QUEM BOTOU MUITA GENTE SAFADA NA CADEIA. O PGR SO QUER LIVRAR OS FILGOS DO BOSTANARO , POLÍTICOS E EMPRESÁRIOS CORRUPTOS. PAU MANDADO.

    2. A função de um sensato procurador é apurar fatos delituosos e denunciá-los a justiça e não ficar opinando sobre o trabalho dos outros, isso é ciúmes ou despeito por não receber as luzes da mídia como muitos a tiveram, “ nunca dantes neste país “ os graúdos foram parar atrás das grades

Mais notícias
Assine
TOPO