Rosinei Coutinho/SCO/STF

O plano de Aras para substituir as forças-tarefa da Lava Jato

25.11.20 16:31

Próximo ao vencimento dos prazos de funcionamento das forças-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro e em Curitiba, o procurador-geral da República, Augusto Aras (foto), propôs a criação de ofícios especializados de combate à corrupção, que, à frente, devem absolver o atual modelo das equipes da operação.

O PGR entregou a proposta ao conselheiro Alcides Martins, relator, no Conselho Superior do Ministério Público Federal, de um processo que analisa mudanças na estrutura do MPF. A reformulação passará pelo crivo do colegiado, estrutura que trata de questões administrativas.

O projeto de Aras, noticiado pelo site O Antagonista, prevê a instalação de 27 ofícios, um para cada capital do país. Contudo, pelo prazo de um ano, seus respectivos procuradores serão transferidos para o Rio e Curitiba. No MPF, cada ofício é ocupado por um procurador, que atua perante uma vara da Justiça.

Pela proposta do PGR, os 27 procuradores desses novos ofícios especializados se dividiriam entre as duas cidades e substituiriam os atuais membros das forças-tarefas, com exceção de Eduardo El Hage e Alessandro Vieira, os coordenadores da Lava Jato no Rio e no Paraná.

Conforme o desenho de Aras, após um ano auxiliando os coordenadores da Lava Jato, os procuradores retornarão às suas capitais de origem. A principal diferença é que eles seriam selecionados num concurso interno do MPF. Qualquer procurador poderia se candidatar — um dos critérios mais importantes para ser selecionado é a antiguidade dentro da carreira.

Hoje, funciona da seguinte forma: um procurador que se depara com um grande caso de corrupção pede ao procurador-geral da República a formação de uma força-tarefa, e, em geral, indica ou escolhe, por afinidade, os colegas que vão auxiliá-lo.

O assunto deve ser discutido na próxima sexta-feira, numa reunião administrativa fechada entre os membros do Conselho Superior do Ministério Público Federal.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Realmente para a UNIÃO e 27 UNIDADES FEDERADAS, MAIS 5.570 MUNICÍPIOS precisamos criar órgãos regionais e com pessoal rotativo de combate à corrupção. Esta é um vírus que pode infectar a qualquer poder no Brasil e não temos ainda vacinas eficazes, mas precisamos utilizar de muitos testes e placebos, bem como vacinas eficazes sob pena de o mau se alastrar ainda mais.

  2. Alguém duvida que o destino da lava será uma cova? O PGR Augusto Aras, será lembrado como coveiro que enterrou a lava jato.Um defensor dos criminosos de colarinhos brancos, juntamente com alguns ministros do STF. O tempo fará justiça.A prisão em segunda instância corre para o esquecimento. Engavetada a sete chaves pelo presidente da Câmara o "digníssimo", Rodrigo Maia, cultivando uma reeleição.Reforma Política!

  3. Acho o concurso melhor que indicação, mas o problema que isso é só para dar uma satisfação por terem destruído com a Lava Jato.

  4. "Concurso Interno" dentro do Ministério Público Federa????? A direita viveu para ver uma Instituição cujo fim é guardar os direitos indisponíveis serem banidos!!! Não existe nada mais corrupto que "concurso Interno", mas foi para isso que o PGR foi colocado lá...Parem o mundo que quero descer!

  5. Isso não é um plano de Aras. O plano é de Bolsonaro para evitar a associação da Lava Jato ao possível candidato Moro. O desejo, é que essa associação seja esquecida o mais breve possível. #wakeupdeadman

  6. No mundo real, onde se tem um esforço por melhorias, todos os processos são aperfeiçoados. No Brasil quando jovens juízes, promotores, policiais federais fazem o seu trabalho bem feito e prendem figurões da política e do empresariado, guardiães do status quo corrupto, buscam uma forma de bloquear essas investidas e voltarem para a velha forma

  7. Lamentável a politicagem ocorrida na PGR. Infelizmente, tivemos a oportunidade de termos um PGR como Dellagnol e um Ministro do STF como SM. À nós agora, só nos resta torcer para que investidores não saiam do país, impostos não beirem ao colapso da população e que o establishment não estacione na economia. Psol, PDT, PC do B, PT e UP. Chegam cada vez mais perto daquilo que se viveu em 64. A Venezuela, é logo ali. Ignóbil!!!

  8. Quero saber qual o plano para substituir o PGR, para mim esse Aras e o pior PGR da historia, foi colocado ali na missao de acabar com a Lava Jato, e progagar a impunidade dos politico e amiguinhos poderosos. 2022 vamos usar a nossa maior arma, o VOTO e fazer uma limpeza geral no Brasil. Fim do foro privilegiado, fim de indicacoes politicas (de criminosos) em toda a justica, aprovacao da prisao em segunda estancia, Lava Toga, fim do fundo partidario, diminuicao em 1/3 do numero de politicos

    1. Parabéns GILBERTO pelo seu BELO COMENTÁRIO tbem acabar com o voto obrigatório .prisão em segundo estância .em vestir 30% do PIB em educação

    2. Qualquer cidadao pode concorrer a politica sem precisar de se filiar a partido, duracao de ministro no STF de 10 anos e nao pode voltar ao STF depois de terminado os 10 anos. Multa e punicao para Juizes, desembargadores, STF, PGR, CNJ, OAB, advogados e etc cujos atos e decisoes gerem fuga, ou dano ou lese a sociedade, pais e cidadao. Politicos com fixa suja nao podem exercer cargo de lideranca na politica. Ministros e Juizes nao podem atuar em acoes juridicas de amigos, ex patroes e ex-chefes .

    3. diminicao de 1/3 do numero de politicos em todas as esferas, venda de estatais que nao dao lucro, acabar com os auxilios e mamatas a todos os servidores publicos, nao podemos pagar a conta dos hospitais mais caros do Brasil (Abert Einstein, Sirio e Libanes e etc) a politicos e funcionarios publicos e o povo tendo que ir ao SUS. STF so pode ser para juiz de carreira. Acabar com o quinto na justica ( chega de aparelhamento de advogados na justica) e qualquer cidadao poder concorrer a politica sem

    1. O BRASIL MORREU E NÃO ME CHAMARAM PARA O VELÓRIO 😢😢😢😢😢😢

  9. Onde há centralização em um só indivíduo, cujo qual ditará quais processos devem ser investigados e quais processos que deverão ser engavetados para salvaguardar os amigos, sou pode levar o País ao descrédito, ou alguém acha que esse fulano é diferente da corja que hoje leva o Brasil para o fundo do poço?

  10. ARAS, TOFFOLI, GILMAR MENDES, ALCOLUMBRE, RODRIGO MAIA e BOLSONARO: os DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO será nosso “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos!

  11. Não me dei ao luxo de perder tempo lendo sobre as "desventuras" desse sujeito. O que não faz por uma "boquinha" no stf, hein... Pobre Brasil. Acabou!

    1. Sim, foi bem acabado pelo conluio Bolsonaro, Aras, Gilmar/Tofolli/Lewandowski, Noronha, André Mendonça... Um país que paga seus algozes com tanto sacrifício. É de vomitar.

Mais notícias
Assine
TOPO