Alan Santos/PR

PF sinaliza que investigação sobre aliados e família levou Bolsonaro a demitir Valeixo

02.09.20 20:16

Um relatório com base na análise da Polícia Federal sobre o celular do ex-ministro Sergio Moro foi anexado ao inquérito no Supremo Tribunal Federal que apura suposta interferência de Jair Bolsonaro na corporação. O documento não é conclusivo, mas aponta para um entendimento: investigações contra aliados e familiares teriam motivado o presidente da República a exonerar o então diretor-geral da PF Maurício Valeixo.

O documento foi elaborado em junho deste ano e anexado recentemente às investigações. A análise do celular do ex-ministro foi feita por um agente da PF.

No capítulo das conclusões sobre as mensagens trocadas entre Moro e o presidente, o agente destaca uma conversa em que Bolsonaro cita investigações da PF “na cola de deputados bolsonaristas” e do vereador Carlos Bolsonaro, publicada pelo site O Antagonista. Neste trecho, Bolsonaro diz a Moro: “Mais um motivo para a troca”.

A reportagem compartilhada pelo presidente com Moro dizia respeito ao inquérito do “fim do mundo” conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes, no qual aliados do presidente foram alvo de buscas e apreensões. Na ocasião, o ministro chegou a tentar explicar que Valeixo não teria relação com o caso: “Isso eh fofoca. Tem um Dpf atuando por requisição no inquérito da fake news e que foi
requisitado pelo Min Alexandre”, “Não tem como negar o atendimento a requisição do STF”.

Para o agente responsável, esta é uma “circunstância que teria motivado, ainda que parcialmente, as ações do Presidente da República no sentido de exonerar o DPF Valeixo e nomear em seu lugar outro delegado, tendo o Presidente da República, ao final, decidido pela nomeação do DPF Alexandre Ramagem”

O agente ainda diz que a resposta de Moro a Bolsonaro “seria um tipo de argumentação para evitar a troca do DG da PF, já que este não teria relações com a escolha do DPF do inquérito das Fake News e, portanto, não poderia ser supostamente “punido” pelo andamento do inquisitivo”.

No documento, o agente ainda cita uma mensagem em que Bolsonaro diz a Moro que já estaria decidido a realizar a mudança no comando da PF, “formalidade aplicada no caso concreto, de “ex-oficio” ou “a pedido. Para a PF, estes são fatos que merecem “maiores esclarecimentos”. A PF reforçou nesta quarta-feira, 2, ao STF, o caráter “imprescindível” do depoimento do presidente Jair Bolsonaro no inquérito.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Isso todo mundo já sabia! Alguém tinha alguma dúvida depois daquela seleta reunião ministerial de 22 de abril? Só a quem não interessa saber ou é leso por natureza!

    1. O Nine já foi... é só questão de tempo pro Minto cair tb. Ambos graças ao nosso querido Sérgio Moro. Aguardemos 25 meses até 2022...

  2. oh.. thank god.. Tinha medo dessas análises. E parabéns à matéria do Antagonista q 🤡 encaminhou a moro para justificar a necessidade de troca. kkkkk Adorável. thank god.

  3. Não deixa qualquer dúvida sobre as verdadeiras intenções de Bolsonaro. Moro em seu governo e nomeado como ministro do Supremo lhe renderia muito mais votos. Para ele pagar este preço - a saída de Moro, é porque a coisa é mesmo muito feia.

    1. ahahahaha como assim.??? Se tem algo conduzindo meu comentário.. é minha capacidade crítica.. de análise.. kkkkk Só falta agora vc gritar.. glo lix... nossa.. OS GUARDIÕES ESTÃO À ESPREITA.. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk nada tão engraçado qto lembrar dos guardiões do universo.. (filme) e pensar nos guardiões do qvela.. oh.. god. Please, me faz desver as cenas.

  4. Tá provado, td mal caráter se diz super honesto e fala muito em Deus. E’ o caso de JB. Traiu a tds nos q votamos nele, mas ele e família Estão sujos - milícias, chocolate, rachadinhas, fakes, lavagem dinheiro e manipulação PF.

  5. A PF é um Órgão do EXECUTIVO. E deveria estar sempre alinhado a ele, exceto em face de crimes do CHEFE. Se a PF tivesse prendido uns dez sobrinhos, alguns filhos e cônjuges dos criminosos com fórum privilegiado o recado estaria dado: parem de fazer m... Porém, o "aliado" se volta contra o REAL CHEFE DE DIREITO e se faz de vítima... Devia ser exonerado da carreira pública, não apenas do cargo.

    1. Não: a PF é órgão de Estado, não de governo, mané! Apesar de estar vinculada ao Executivo Federal, ela é subordinada ao MPF, à JF e ao TCU. Pela possibilidade de investigar o próprio chefe do Executivo, é preciso manter certa distância republicana. E o correta escrita é FORO privilegiado, não Fórum. 🙃

    1. Ricardinha Bozista, deixa de ser cega. O executivo é o principal antro de corruptos do país. Ouviu? Agora você pode voltar para o seu pasto com ervas daninhas!

    2. Deixa de ser esquerdopata doente. A m... em que o país está diz respeito a todos, menos ao atual executivo. Se você não enxerga isso, procure assistência.

    1. Silvana volto a repetir um povo que elegeu LULA a DILMA E BOLSONARO TEM O GOVERNO QUE MERECE! Sou um idiota pois votei nesse último

  6. Jair Bolsonaro mostrou ser a metamorfose ambulante II nos primeiros dias de governo. É um dissimulador nato. Seu governo não vai acabar bem.

  7. Tem que enquadrar o Bozo e colocá-lo na prisão junto com o Lula. Imaginem os dois juntinhos em uma cela! Seria a redenção da nação brasileira!

    1. faz tempo que afirmo isso - são siameses na canalhice e nos propósitos - devem ser "reunidos" para conjecturar suas falcatruas em algum porão e deixados lá mesmo, trancafiados...

  8. O Brasil todo sabe que o Bolsonaro exigiu a saída do diretor geral da PF pra colocar um aliado. Só não vê quem não quer.

  9. Somente idólatras de bandidos , seja da esquerda ou da direita, continuam de antolhos, não enxergam que todo bandido é igual, tem uma única e exclusiva bandeira, roubar de preferência em família e com seus asseclas, e se defender negando ou inventando mentiras as mais descaradas possíveis .

    1. Coincidentemente descobri hoje que o "tapa visão de cavalo" é antolhos. 🤣🤣 Junto com antolhos, pode-se colocar o cabresto tb. 😁😁

  10. Claro que tentou interferir na PF enquanto Moro estava lá, e foi a primeira coisa que fez depois que Moro saiu... Ele só pensa em 2 coisas, reeleição e salvar a pele dos filhos, pra não queimar sua própria pele. ESTELIONATO ELEITORAL...

  11. Vcs não desistem de ficar repetindo a ordem unida da conspiração FHC Globo esquerda rica? Repetem noticias ressaltando algum mero indício como conclusivo Repetindo Goebels vamos repetir uma mentira mil vezes pro povo acreditar? Bolsonaro foi eleito,deixem ele e Guedes consertarem o Brasil

    1. Ahahahahha , até quando vai ficar aqui lendo o que te incomoda pau mandado

    2. Fernão,é assim que você dirige sua vida? Fugindo da realidade? Você é mal intencionado como seu Ídolo JB Seu comentário é a expressão exata dos seguidores de JB, o dito “olho de vidro”.

  12. Mas é óbvio que ele trocou o DPF para proteger o filho pilantra, uai! Só bolsolula tem dúvida nesta questão.

    1. Está provado que o PR ou alguém em nome do PR cometeu o crime de FALSIDADE IDEOLÓGICA ao assinar digitalmente pelo Moro a exoneração do DPF Valeixo no DOU - Diário Oficial da União. Fica cada vez mais claro que a "PF debaixo do seu guarda-chuva" não passava de uma promessa fake de combate à corrupção. 🤷🏽‍♂️

  13. Min relator, não perca tempo, requisite o depoimento do PR Jair Bolsonaro eis q só ele poderá trazer aos autos os esclarecimentos necessários ao caso. Vai lá Jair Bolsonaro: quem não deve não tem nada a temer.

  14. Ja esta tudo mais que provado. ja interferiu, ja mudou tudo. Esta tentando abafar o caso mexendo todos os pauzinhos que pode. O presidente vai passar todo o mandato dele tentando abafar e salvar a pele dele e dos filhos. Imagine o que tem embaixo do tapete...

Mais notícias
Assine agora
TOPO