Adriano Machado/Crusoé

Maia quer reduzir em até 40% salário inicial de futuros concursados da Câmara

02.09.20 20:48

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (foto), tenta emplacar uma reforma administrativa que atinja especificamente a estrutura da casa. A proposta, descrita em 17 textos, inclui a redução dos salários iniciais de futuros concursados em até 40%.

“A proposta serve para a melhoria da gestão da Câmara, da qualidade do gasto, sabendo da realidade que se impõe no Brasil hoje, das restrições fiscais que todos os Três Poderes têm”, pontuou o deputado.

Os detalhes da reforma foram apresentados pelo diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, nesta quarta-feira, 2, ao lado de Maia. Antes disso, o presidente da casa já havia discutido os textos com a Mesa Diretora e lideranças partidárias.

De acordo com Sampaio, a redução dos contracheques iniciais de futuros servidores servirá para que, quando concursos forem autorizados, os novos funcionários não apenas custem menos aos cofres da Câmara, como tenham salários “mais alinhados à realidade do país”.

A reforma ainda propõe mudanças no sistema de progressão salarial. Hoje, um servidor da Câmara leva 10 anos para chegar ao topo da carreira, por meio de uma análise de “desempenho meramente burocrática”, nas palavras de Sampaio. No projeto, Maia sugere que o processo leve 25 anos, com novos critérios de avaliação, como metas, por exemplo.

“Além disso, a gente pega os servidores que já estavam no teto e volta a avaliá-los, porque, hoje, o servidor que atinge o teto já não é mais avaliado e não tem nenhum incentivo, digamos, para dar o melhor de si. A gente cria um sistema de bonificações para que esse servidor volte a se sentir estimulado”, completou o diretor-geral da Câmara.

A proposta determina também um corte de cargos. Maia deseja extinguir mil postos de servidores efetivos, sendo 633 imediatamente, por já estarem vagos, e os outros 367 à medida medida em funcionários da Câmara migrarem para a inatividade. Depois disso, os cargos deixariam de existir e não poderiam mais serem preenchidos.

Há, ainda, pontos que ganhariam validade apenas em 2023, quando novos deputados assumem. Um exemplo é a redução do número de secretários parlamentares permitidos em cada gabinete, hoje fixado em 25. Optou-se por jogar a implementação da medida para frente, para arrefecer as divergências.

As ideias foram desenhadas com base em levantamento realizado pela empresa Falconi, ligada ao Movimento Brasil Competitivo. Com a reestruturação, a Câmara pretende mudar o perfil dos servidores do Legislativo, para que eles tenham atuação menos operacional e mais focada em gestão.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Gosto das ideias. Temos que saber aplaudir para tb criticar. Acho as metas sensatas é bem estruturadas. Vamos ver agora como o Congresso como um todo se comporta diante da reforma.

  2. O interesse de Maia é preencher os cargos vagos com os apadrinhados. Ele deveria incentivar a redução salarial dos deputados, senadores, etc.

  3. A reboque, por que não uma PEC, originada no próprio parlamento, propondo uma redução do número de senadores e deputados federais, para a próxima legislatura?

    1. Diminuição pela metade do número de deputados e senadores...

  4. E O NÚMERO DE DEPUTADOS PQ NÃO DIMINUI SEU MAIA???? É muito ladrao pro povo sustentar, principalmente suas maracutaias e desvios! CADÊ A REDUÇÃO DO ESTADO??? A redução de 2/3 dos deputados e senadores seria uma boa pedida... ficariam menos ratos que o papel é só pilhar o povo brasileiro!!!

    1. Sim: diminuir imediatamente o número de funcionários e o de deputados e senadores!!!

  5. Do jeito que esse parlamento trabalha para aumentar suas benesses ao fim do processo estarão TODOS ganhando 40% a mais e uns 2000 funcionários novos sendo contratados!

  6. Maia faria A Reforma ao lograr extinguir pelo menos a metade dos cargos de deputado federal. O Meia Dúzia, que substituiu o Seis, seria tb um grande inovador se obtivesse a redução de -- três para dois-- senadores por estado. O senado americano, do qual o brasileiro é cópia, funciona só com dois senadores por estado; a Câmara de Representantes abriga apenas um total de 435 membros. Corte de assessores, assistentes e aspones seria consequência lógica de tais medidas. É político demais! Votem!

    1. O Executivo não exibe mais 39 ministros, inclusive os Três Porquinhos, do reinado caótico de Dilma Rousseff. Mas continua muito inchado. Comparado com a Suprema Corte dos EUA, o STF é de uma obesidade mórbida. A primeira conta com apenas 9 Juízes e menos de 600 servidores e, mais importante, atua como Colegiado. O STF, com 11 ministros e uns 2.800 empregados, aparentemente se recusa a convocar o plenum do órgão. O Brasil tem políticos e analfabetos demais, sendo positiva a correlação dos dados.

  7. ESSES POLÍTICOS SÃO CARA DE PAU. NÃO FALAM EM ACABAR COM OS PENDURICALHOS (VERBA DE GABINETE, AUXÍLIO MORADIA, PASSAGENS AÉREAS ETC, ETC, ETC. VOU PARAR, NÃO VOU FALAR PALAVRÃO TIPO VAI A...

  8. Deveriam reduzir o salário dele,político,que nem concursado é. A cara de pau é total.O problema são os outros,grande vigarista.

  9. O serviço púplico brasileiro é amoral. É o berço esplêndido dos privilégios que os trabalhadores da iniciativa privada não tem, mas tem que custeá-los. Se não votarmos melhor dando um basta na pouca vergonha, nada vai mudar.

  10. Seria bom focar em cortes no valor de remuneração daqueles cargos ou funções ocupados por "não concursados", os chamados "cargos de confiança", nos quais possivelmente se concentram pessoas indicadas por critérios pouco ou nada relacionados a mérito.

  11. O mais triste é a cara deslavada desse tipo de político. É o.pior é não vêrmos 1 jornalista fazer a seguinte pergunta: Rodrigo Maia quando a classe política e judiciária vai reduzir toda essa gastança de dinheiro público com altíssimas verbas pra custeio da vida de vocês. Salário, verba de gabinete, gratificações. NUNCA!!!!

    1. Será verdade ou estou sonhando, ou estou diante de um ataque de consciência pesando. Acho que é um balão de ensaio para enralar o povão. Só se ouver um milagre.

Mais notícias
Assine agora
TOPO