Alan Santos/PR

Pazuello diz esperar ‘avalanche’ de propostas para a compra de vacinas

21.01.21 13:39

Criticado pela demora na aquisição de vacinas contra a Covid-19, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello (foto), deu de ombros e afirmou nesta quinta-feira, 21, que o governo federal espera uma “avalanche” de propostas para a compra de imunizantes nas próximas semanas.

O general falou sobre o assunto durante o lançamento do programa ImunizaSUS, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Conasems. O projeto prevê a capacitação de mais de 94 mil profissionais de saúde que atuam direta ou indiretamente nas ações de vacinação em municípios de todo o país.

 

Em um pronunciamento de cerca de 20 minutos, Pazuello afirmou que o governo permanece “no processo” para receber as doses da vacina desenvolvida com base na tecnologia produzida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford — o Brasil aguarda um lote inicial de 2 milhões de doses do imunizante fabricadas pelo Instituto Serum, na Índia.

O militar ressaltou que espera, ainda, o estoque adicional de 4,8 milhões de doses da Coronavac, envasadas pelo Instituto Butantan, cujo pedido de uso emergencial e temporário deve ser analisado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, nesta sexta-feira, 22.

Outros laboratórios apresentam as suas propostas. Era o que esperávamos. Entre janeiro e o começo de fevereiro, vai ser uma avalanche de laboratórios apresentando propostas, porque são 270 iniciativas no mundo produzindo vacinas“, projetou.

Pazuello acrescentou que o ministério enfrentará o processo “com muita atenção e cuidado, para colocar todas elas [vacinas] o mais rápido possível disponíveis, dentro da segurança, eficácia e da capacidade [da pasta] de colocá-las no lugar certo e na hora certa”.

Até agora, o governo federal distribuiu aos 26 estados e ao Distrito Federal somente 6 milhões de doses da Coronavac, importadas da China pelo Instituto Butantan, que conduz o ensaio clínico do imunizante no Brasil.

O país ainda enfrenta dificuldades quanto à produção de vacinas, que depende da entrega, pelo gigante asiático, de insumos encomendados pelo Butantan e pela Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O Brasil já possui uma rede de vacinação estruturada e pessoal treinado pra isso há anos! Campanhas de vacinação são rotina no Brasil e ele fala como se estivesse fazendo isso agora... Sei não, viu...

  2. O mundo inteiro atrás das vacinas e o sargento Garcia sentado esperando uma avalanche de propostas. SOCORRO vai morrer mais quantos para o Brasil acordar

  3. "Os problemas significativos que enfrentamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criamos”. Albert Einstein O general Pazzuelo esta diante de um problema com complexidade dinâmica. Ele seguramente, pela sua postura, tem uma limitação intelectual para entender isso. Infelizmente tudo que ele fala, esta mais para um ato de vontade, do que um ato de conhecimento. Diante dos seus erros, a probabilidade que acerte um cenário é muito pequena.

  4. Pai Zuello prevê que uma avalanche de pedidos de vacina. Esse é o governo do amanhã... Amanhã a gente vê... amanhã a gente faz...amanhã terá vacina...

  5. Até o ditador da pior espécie Maduro tá dando na cara no Bolsonóquio com luva de pelica. Incompetentes não conseguem trazer uma vacina para o Brasil. Tem que esperar que ofereçam. Não têm competência de ir atrás e negociar. #impeachmentjá.

  6. Até o ditador escroto Maduro tá dando de luva de pelica no Bolsonóquio. É muito incompetente. Não consegue trazer uma vacina para o Brasil. Temos que esperar que ofereçam pois não têm competência de negociar. #impeachmentjá.

    1. ..... e familiares e amigos tambem choram e chorarão a perda de seus entes queridos pela postura negacionista e criminal junto á incompetencia generalizada do governo brasileiro! #IMPEACHMENTdoBostaJÀ!

  7. Por favor , procurem a Venezuela todos vocês descontentes com o Governo Bolsonaro. Nicolás Maduro abriu excepcionalnente a fronteira para vocês e os aguarda de braços abertos. Só ida. Sucesso!

    1. O caro John Galt ainda não foi embora ???? Um esquerdista a menos faz bem para o Brasil

    2. Concluindo Adrianus. Esqueci de acrescentar os mais competentes produtores rurais. Os militares vão ter que aprender a plantar batata. Vai ter que cavucar para achar minhoca e pescar uns peixinhos para a mistura. Então Adrianus, vocês bolsonaristas inúteis dependem de nós. Nós, os que criam, os que inovam, os que fazem as coisas acontecerem, não precisamos de vocês. Trate-nos bem, ou vocês morrem de fome.

    3. Adrianus, eu sou o John Galt. Caso eu deixe o Brasil e leve os empreendedores, os melhores professores, os mais perspicazes banqueiros e os profissionais mais experientes e competentes dos mais diversos setores, o Brasil acaba. Você enxerga o Bolsonaro empreendendo, criando? Bolsonaro é uma criatura da vida boa, do salário certo no final do mês, das rachadinhas espúrias. E as Forças Armadas na figura do general Pazzuelo. Ele é incompetente. Eles vão ficar com uma terra arrasada.

    4. Este ADRIANUS tem cheiro, cor e forma de fake saído do Gabinete do Ódio.

    5. Adriano, o Brasil é de todos, não só seu e de seu mito

    6. Isto também vale para os jornalistas tendenciosos da CRUSOÉ.

    7. não enxerga? ou não quer enxergar? Sinceramente não ver a ineficiência, a omissão e o pouco caso, diante das mortes por falta de tudo que era previsível (confissão do ministro) é falta de empatia em quem é seguidor, ama e adora esse pr e seu ministério.

  8. Na minha infância, gente como Pazuello seria chamada de "café com leite". Isso se aplicava a aquelas crianças que não eram levadas a sério e sequer precisavam seguir as regras nos jogos da molecada. Isto por que elas eram consideradas inaptas para aquelas brincadeiras. Era um tipo de concessão que as crianças faziam. Mas, pensando bem, Pazuello não pode ser considerado um "café com leite". Suas ações têm consequências nefastas. Assim, prefiro chamá-lo de folclórico, fantoche e bufão.

    1. Oque se espera de um general de exército “da ativa” na posição de Ministro da Saúde que é chamado de Maria Fofoca por outro Ministro e fica por isto mesmo ? Sangue de barata ! Nosso exército está mal se é este tipo de oficial que chega a General.

  9. Pazuello, enxurrada de que ????? Aí você acordou Acho que você acredita em Papai Noel Coelho da Páscoa. Fica quieto que e melhor

  10. Esse infame general logística tem que ser processado pelo desastre na gestão da saúde. Esse aplicativo que indica “tratamento precoce” com medicamentos comprovadamente ineficazes é crime hediondo.

  11. E eu espero uma "avalanche" de pedidos de impeachment, para nos livrarmos logo desse bando de incompetentes, antes que a coisa piore ainda mais.

    1. Exato! E espero que o popozão do Botafogo seja levado com a avalanche.

  12. há algumas semanas o SANCHO PANÇA tinha duvidas se haveriA demanda da vacina. TEMOS QUE NOS PERGUNTAR SE É ESSE TIPO DE GENERAL QUE O NOSSO EXERCITO PREPARA???????

  13. Não acredito em nada que este cara diz..não tem competência nem conhecimento para estar aonde está..nem ele nem o cedinho genocida dele.fora Bolsonaro..fora pazuello

    1. Ele,o Bozzo e o Beato Salu vivem outro país. Avalanche de propostas...

    2. Também não acredito. Mas ele é extremamente competente pra fazer exatamente o que tem feito até agora: nada. E isso é do completo agrado do chefão dele. Por isso ainda está no cargo e por isso pode aparecer mais que o chefe nesse momento. Tá encalacrado, tendo que dar explicações. Tudo o que o chefe não gosta. Mas se começar a sair do roteiro de ministro subserviente e patético servidor, vai ser sumariamente limado desse desgoverno. O que não se faz pra ganhar um troco, né, mentinistro?

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO