Jacques Royzen/Vem Pra Rua

Parlamentares apostam em protestos para pressionar Maia e Alcolumbre por 2ª instância

10.11.19 11:47

Deputados e senadores que defendem a prisão após condenação em segunda instância apostam na pressão das ruas para convencer os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, a pautarem uma PEC sobre o assunto. Os dois vêm demonstrando resistência ao tema.

Neste sábado, 9, manifestantes foram às ruas em todo país em defesa da aprovação de uma emenda constitucional para derrubar a decisão do Supremo Tribunal Federal que proibiu a prisão em segunda instância. O julgamento resultou na soltura do ex-presidente Lula na sexta-feira, 8.

Em São Paulo, manifestantes se concentraram (foto) em frente ao prédio da Federação das Indústrias do Estado, a Fiesp. Em Brasília, os protestos aconteceram próximo à sede do Congresso Nacional. Já no Rio de Janeiro, a manifestação ocorreu na Praia de São Conrado, na Zona Sul.

Na Câmara e no Senado, tramitam duas PECs diferentes regulamentando a prisão após condenação em segunda instância. Os presidentes das CCJs das duas casas, deputado Felipe Francischini e senadora Simone Tebet, prometeram pautar as propostas nas próximas semanas.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Segunda instância já é demais para os denunciados, que têm dinheiro sobrando para pagar "adevogados" que com o conluio de grandes "juristas" mantêm os , por assim dizer, canalhas, ao seus bel prazer.

  2. Eu queria fazer uma pergunta. Vocês podem me responder? Se caso os senadores e deputados federais se omitissem em votar a lei que permite a prisão em Segunda instância. Pergunto a vocês, o povo brasileiro poderá através de um plebiscito votar para decidir sim ou não se aceita prisão em Segunda instância. E o povo pode votar o plebiscito junto nesta eleição para prefeito?

    1. Queria completar a pergunta acima! Se o nosso povo querido brasileiro puder votar o plebiscito citado acima ( e que lei permita isso ? ) qual será a maneira legal para colocar o plebiscito junto com a votação dos prefeitos nas eleições 2020 , me explique por favor? Outra dúvida que tenho : haverá tempo para colocarem o plebicito dentro das urnas eletrônicas eleitorais até às eleições de prefeito 2020?

  3. Se deputados e senadores não se empenharem p aprovação da prisão em segunda instância e do pacote Anti crime nós daremos as respostas nos votos ! Campanha urgente nas mídias sociais , contra aqueles q não votarem !

  4. É uma falta de vergonha de cada um dos membros do Congresso esperar as manifestações das ruas para fazer o que é certo. Todos sabem que devem trabalhar para o povo, que os elegeu. O povo brasileiro quer que os bandidos sejam punidos. Então, criem vergonha na cara seus congressistas e exijam dos presidentes de vossas casas o foco nesse assunto da prisão em 2ª instância. Resolvam a lambança que o STF fez.

  5. O voto de Tofolli foi um tapa na cara do Congresso e dos Presidentes da casa, chamou os congressistas de incompetentes por terem que chegar a este ponto, e disse que o Congresso poder reverter o que aconteceu no STF, tanto aprovando uma PEC, quanto mudando a lei. Na realidade ele desmascara os Congressistas que são contra esta prisão e os entrega de bandeja ao povo. Mas isto tudo me parece cortina de fumaça para algo bem mais sério que vem por ai! Vamos aguardar!

  6. Eu fui na manifestação a favor da prisão em 2ª instância na Av. Paulista, em 09/11/2019. Mas estou triste, frustado, desanimado e envergonhado de ser brasileiro! Constato que Bolsonaro, por causa de seu filho Fávio, está traindo os brasileiros, indo contra suas promessas de campanha, se aliando ao PT e ajudou Toffoli a votar contra os interesses do povo brasileiro. Quanta decepção e desânimo! Brasil acima de tudo?????

    1. Tenho o mesmo sentimento. Votei nele, confiei nele, hoje não acredito mais em uma palavra que ele fala. Só apoio o governo por Sérgio Moro.

    2. Caro André, a bola está com o Congresso, cabe a ele tomar as medidas para reverter esse absurdo praticado pelo STF. Os congressistas sabiam muito bem que o STF faria de tudo p/ libertar o Lula, e o que fizeram?, deixaram a coisa acontecer. Cabe a nós pressioná-los e não culpar o Bolsonaro, pois o STF foi comprado pelo Lula, não vamos nessa armadilha, é o que a esquerda está fazendo, colocam a culpa no Governo e posam de inocentes.

  7. o povo brasileiro deveria invadir as residencias dos presidentes do senado e da camara federal para que eles cumpra com dever do cargos que os mesmos oculpam

  8. Vendo o mapa da seg instância em MG, verifica-se que o Aécio Neves foi o único a se juntar à bancada do PT para se posicionar contra. Por que será?!!!

  9. Pressão em cima destas instituições pra voltaram a moral neste país A falta de interesse destes 2 é que tem culpa no cartório e rabo preso.

  10. Pressão total! Vamos para as ruas em massa para obrigar esses ladrões do congresso a aprovarem com urgência a PEC da prisão em segunda instância! A paciência do povo se esgotou, agora é tudo ou nada.!

  11. Muita pressão agora contra esses facínoras da Câmara e do Senado! Vamos para as ruas protestar sem tréguas! Ou vai ou racha!

  12. A corja petista ficou acampada wm frente do prédio da PF em Curitiba até ele ser solto. Por que não é possivel fazer o mesmo em frente às residências onde vivem esses dois CANALHAS que comandam a Câmara e o Senado, até que eles façam ser aprovada a PEC 410?

  13. A Joice já informou, em ótimo vídeo, que o partido dela fará obstrução de pauta até que a PEC tenha andamento. E tem um "nipônico" tentando viabilizar uma lei ordinária, alterando o CPC. Só que, lei ordinária, será considerada inconstitucional pela turminha que prestigia o crime e, certamente, não será uma boa.

  14. Sempre se ridicularizavam a Bolívia e hoje os brasileiros frouxos e capachos coniventes podem ver os bolivianos chutando o pau da barraca do Evo Morales e agora quem é o motivo de serem ridicularizados são os brasileiros que levam uma ferrada dessa dos corruptos e parecem crianças que perderam o pirulito, mas continuam falado que as instituições formadas por corruptos vão ajudará mudar mas continuam inertes com suas manifestações bobocas que não levaram a lugar nenhum, estão de volta ao mesmo

    1. Faça a sua parte. Vá às ruas. Engrosse fileiras e não fique aí só criticando como se você não fizesse parte do povo. Você é Ucraniano????

    2. Maria, a sugestão é que ponhamos fogo sim, mas nas residências, caros e na vida dos membros do STF que geraram esta situação. E, em seguida nos políticos sabidamente corruptos, ao invés de ficar esperando a morosidade da justiça deste país...

    3. Jose(sem acento), não há limite para as sua sandíces. Teu problema certamente é de fundo neurológico. O diagnóstico é Mata-burro na Sinapse!

    4. Correto José ou Jose... E aí colocamos o Ciro na presidência, né? Aplausos, aplausos, aplausos... Afff

    5. Concordo. Está na hora de mandar o !ularapio e o bozonazista para o exílio. Fim do bozolulismo no Brasil. Precisamos ter coragem.

    6. O POVO PODE IR ÀS PORTAS DOS QUARTÉIS PEDIR S INTERVENÇÃO MILITAR E FAXINA GERAL NOS 3 PODERES, PODE LEGISLAR E FAZER PRESSÃO AOS MILHÕES PARA O CONGRESSO APROVAR, ETC. TUDO COM BASE LEGAL NO PARÁGRAFO ÚNICO FO ART. 1° C.F. DENTRE OUTROS!!!!!!!!!!!!!!

    7. O que você sugere, então? Estamos indo às ruas. Você quer que ponhamos fogo em carros, lojas e prédios públicos?

  15. Meu Deus. Sera que teremos que chegar as mesmas condições de Cuba, Venezuela,Chile, Atgentina e outros de ditadura socialista, para reagirmos?. Sera que este congresso vai se aliar a esse famigerado STF e nos impor um regime tao cruel. Os Venezuelanos e putros fogem para ca. E nos para onde vamos figir?..acredito que nos redta enfrentar.. Tristeza

  16. Mesmo que povo vá para as ruas pressionar os políticos do Congresso não acredito que aprovem alguma coisa contra a máfia do STF porque a maioria dos componentes do Legislativo Federal são corruptos e cafajestes portanto com os rabos presos com o STF. Eles vão preferir continuar como está com seus processos embaixo da bunda dos mafiosos do STF.

    1. CONCORDO COM JOSÉ,NOSSO CONGRESSO SE JULGADO COM SERIEDADE,COM CERTEZA QUE MAIS DA METADE FICARIA PRESO.DAI?COMO VAMOS ESPERAR QUE SE CONDENEM

  17. Também duvido que as manifestações farão alguma diferença. A opinião pública não faz nem cócegas nesses canalhas. Estão se lixando pra nós, os imbecis eleitores que os colocaram onde estão para trabalharem em causa própria, e não pelo bem do país. Continuo pagando pra ver...

  18. Alguém ainda tem a ilusão de que estas PEC's irão avançar? Desculpem, mas há mais chance do Papai Noel existir do que o Congresso bater de frente com o STF em pleno final de ano, próximos ao período de recessão. Sinceramente, alguém aí acredita de verdade que esses palermas irão colocar na mesa algo que está esquecido há tanto tempo justo agora? Pra estragar o merecido período de férias após um ano de "trabalho árduo"? Tô pagando pra ver...

    1. Dulce, diante do descrédito de alguns, você está certa. Um deputado que vi em vídeo, disse que sim, que os deputados e senadores se importam sim com o que nós cidadãos demonstramos que queremos. Eles só se reelegerao se votarmos neles.

  19. Esses parlamentares nao trabalham, ganham fortunas, exploram o povo q agora esperam q vao as ruas. Fazer uma lava toga, impichar gilmar e tofolli nem pensar pq tem o rabo preso. Querem ficar escondidos atras dessa populaçao idiota, traida pelo presidente, na expectativa de fique mais facil pra eles. Mas nao vai mudar nada, estamos indo pro natal w qdo o carnaval chegar, teremos mais contas pra pagar. Inclusive mais mordomias e fundos a esses vagabundos

  20. Não se admite mais a desfaçatez dos Presidentes do Senado e da Câmara, sabendo que a NAÇÃO, na sua maioria, está revoltada e indignada com a falta de PUDOR demonstrada pela MAIORIA DO STF. A menos que estejam temerosos por estarem de rabo preso com a corrupção entre outros. O POVO BRASILEIRO NÃO VAI MAIS ENGOLIR esses abomináveis.

    1. Pior que eles sabem que não. E as eleições estão muito longe.

  21. O povo nas ruas, protestando com muito vigor, é que poderá levar o Congresso a aprovar a PEC que garante a prisão em segunda instância.

  22. PAUTAS da população hoje, por ordem de sequência cronológica: 1 - Manifestações maciças a favor da PEC-2a Instância. 2 - Manifestações maciças a favor da CIP da Lava-Toga (Gilmar e Toffoli). 3 - Apoiar Sérgio Moro, para que se desligue de JB e comece a construir sua candidatura para 2022. Considero-o a única via democrática e com amplo apoio eleitoral, capaz de derrotar qualquer um, inclusive JB e Lula (se este fosse o caso).

    1. Somente fortes pressões populares sobre o Congresso poderão alcançar algum êxito nos resultados dos dois primeiros itens acima e, mesmo assim, levariam muito tempo para surtir algum efeito; principalmente o 2o item.

  23. Qdo é que estes senhores vão entender que são servidores públicos e tem a obrigação de atender seus patrões, o povo que os elegeu. Pautar esta Pec é uma obrigação, portanto cumpra o seu dever.

  24. A Democracia só existe para o Cidadão até o dia da Eleição , Políticos apos tomarem posse , tchau e benção , só fazem o que beneficia a se e aos seus .

  25. Temos que exigir uma Emenda Constitucional que determine a prisão após a condenação em primeira instância, não em segunda! Para que serve o Juiz de primeiro grau, que ganha uma fortuna, se independente de condenar ou não, o réu continuar solto?!?

    1. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  26. Parlamentares CORTUPTOS. Porquê tirar-nos do trabalho p sustenta-los, se é evidente, nessas cabecinhas miúdas, que vcs têm de trabalhar? Bundas de frouxos, traídos pelas esposas!!!babacas!!!Qdo vão levar à sério a criação de seus filhos? O respeito a suas esposas? Pensam q todas são iguais aos eleitores do Renan?

  27. Eu acho que o Brasil acabou, Senado e câmara não vão se mexer, Bolsonaro quer o Lula para ter com quem antagonizar , o STF está lá prendendo ladrãozinho de galinhas, o homem da bermuda de 10 reais do Toffoli, o do rádio de 70 reais do Celso de Mello enquanto o guerrilheiro Zé Dirceu articula para retomar o poder a força. Pobre de nós brasileiros.

  28. Sinceramente, se depender de protestos e movimentos espontâneos do povo, não teremos nunca mais prisão em segunda instância. Fica a mercê do parlamento. O brasileiro é apático e patético.

    1. Acho que o movimento tem poder contagiante. Vai aumentar! Dia 17 deve s

  29. Cade a famiglia rachid protestando, os barrakeros, eles ganham para isso. O borsonaro mandou sseus acessores se kalarem. Agora o povao vai resolver, somos os que pagamos seus salarios e levamos essa patria amada, sofrida e arrombada pelos tres poderes para frente, ainda vamos levar balas de borracha no lombo. Ahhh somos otarios mas nem tanto. Idiotas.

  30. O stablishment tem a vã ilusão de que o fato de a grande mídia jogar do lado da bandidagem e de o povo não ter saído em massa para as ruas, de que está todo mundo a fim de paz e amor. Cuidado, excelências!

  31. infelizmente a solução está com o povo. Vamos pegar a sugestão do molusco e sue da defesa. Ataque sem tréguas.... quebrar tudo a começar do STF aquele covil das hienas.... atravessa a rua e quebra o congresso.... só para qd esses covardes com medo do povo recuarem....Nós somos a última trincheira

    1. Ate a cúpula militar se acovardou....vao esperar mais o que???? O país pegar fogo??? Se qualquer mortal falasse o que o enjaulado falou seria preso agr ele é aplaudido e exaltado pelos "intelectuais"....

  32. Os presidentes da Câmara e do Senado estão envolvidos em processos por corrupção. Por eles, a PEC da prisão em 2a instância nunca será votada! É o medo da cadeia!! Pressão neles nas ruas, nas redes e no plenário das duas casas. É preciso voltar à trilha da punição! Lugar de corrupto é na cadeia!

  33. Prioridade é fazer impeachment dos ministros do STF. Não adianta fazer lei boa se a última instância às interpreta a favor dos bandidos. Impeachment primeiro.

    1. Considero que tem que ser simultâneas. O Impeachment dos ministros e a 2a instancia

  34. Os presidentes, tanto da Câmara não são confiáveis. Mas eles não têm escolha: o povo e os respectivos parlamentares (em ambas as casas no Congresso) é que determinarão o que fazer, resguardadas as normas regulamentares.

  35. A verdade é que muito pouco mudou. Não nos tornamos o país da impunidade. Nós sempre fomos o país da impunidade. E, provavelmente, sempre seremos. A Lava Jato finalmente desmantelando esquemas gigantescos de corrupção e colocando figurões na prisão não foi uma luz no fim túnel. Foi só um único fósforo... que acendeu(deixando os ingênuos cheios de esperança) e apagou em um segundo. Voltamos ao nosso “estado natural”!

  36. Congresso repleto de Réus e Investigados não irão legislar contra si mesmo. Esses canalhas fazem leis apenas p benefício próprio, não estão nem aí para o povo. Esses togados imorais tinham q sofrer impeachment , porém temos um presidente do Senado envolvido em inquérito no STF, não vai querer se indispor c/as V.Exas. Se colocar STF e o Congresso na panela poucos se salvam. Uma VERGONHA para o país!!! !!!

  37. Maia e Alcolumbre 2 políticos do DEM ,SÓ SE MOVEM POR INTERESSE PRÓPRIO .MAIA NA CALADA DA NOITE COLOCA EM VOTAÇÃO A LEI DE RENAN CANGACEIRO E ALCOLUMBRE ENGAVETA TUDO ,QUE SEJA DO INTE TESSE DA POPULAÇÃO

  38. cOLOCAR o povo como bucha de canhao, sempre, esses idiotas tem o poder de exigir, reinvindicar e mandam o povo protestar. E a famigila rachid, entre onde nesse acordao, traicao pura da patria amada e seus eleitores. O povao trabalha, pagam seus salarios via impostos, ainda tem que protestar. fdps

  39. A esquerda e o centrão possuem mais de 350 deputados e 40 senadores. Como o próprio Cláudio Dantas falou na live, isso é só jogo de cena.

  40. Mas como doi na alma e corta o coração saber que pessoas de bem e trabalhadoras tem que dispensar seus momentos de descanso pra si humilhar em frente casa de políticos e enfrentar um sol quente pelas ruas do país pra pedir ordens, e ainda por cima políticos algum dá uma mínima,assim sempre seremos um país de terceiro mundo.

  41. Não há mais credibilidade nos poderes da república; depois dessa soltura de bandidos o que se pode esperar? NADA. Seriam representes do povo; já não são mais. Não são o que eu acredito e eu acredito no bem. Então como fica. Quem ouviu o discurso do condenado? ÓDIO PURO. Não há mais esperança.

  42. Pedir isso para os caras que acabaram de esvaziar o tema no pacote do Moro, e transformaram as 10 medidas na Lei de Abuso de Autoridade....sei não...e no final capaz de parar...no Supremo( ou Ínfimo) A ver...tomara esteja errado, mas acho complicado

  43. Sem pressão não moverão um só músculo para pautarem essa demanda. O Renanzinho, que fala e gesticula igual ao ídolo cheio de processos e inquéritos e o Botafogo, cujo clube não merece essa associação, só agirão com obstrução no parlamento e com as manifestações de rua; assim mesmo até esgotarem todos os limites.

  44. Estão confundindo "culpa" com "prisão". Uns, por ignorância; outros, por safadeza. Explico: ninguém pode se considerado "culpado" sem ter a sua condenação transitada em julgado. É o óbvio! Se ainda pode apelar, o processo não acabou. Mas prisão, a data para iniciar o cumprimento da pena, é outra coisa, e é matéria de lei ordinária. Chega de sofismas, de presunção de inocência, vamos acordar!!!!

    1. Está completamente correto, a meu ver. Apesar de não ser um causídico.

  45. Apoiado. Temos que pressiona-los para que coloquem imediatamente em pauta esta questão que é prioridade para o povo decente deste país.

    1. Essa turma do DEMo, eespecialmente, o "botafogo e o batoré", deve ser banida.

    2. Pelo pouco que sei, essa palavra "caus" é do idioma inglês, que significa "causar". Não seria "caos"? Digo isso, pois esse termo é usado por aqui com muita frequência. E quanto às manifestações, apesar de acha-las importantes, não tem abalado muito esses deputados que se mantêm refratários a essas manifestações, e devemos lembrar que tem que conseguir uma maioria de pelo menos 308 votos favoráveis para aprovar uma PEC. Com essa câmara aí..... não sei.

Mais notícias
Assine
TOPO