Adriano Machado/Crusoé

OAB critica Mendonça por inquérito sobre advogado que criticou Bolsonaro

21.01.21 15:08

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, criticou nesta quinta-feira, 21, o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça (foto), pelo pedido de abertura de um inquérito com base na Lei de Segurança Nacional para investigar o advogado Marcelo Feller por críticas ao presidente Jair Bolsonaro.

Em nota, Santa Cruz afirmou em, em meio à pandemia que ceifou mais de 212 mil vidas, “a preocupação demonstrada pelo governo é intimidar e tentar calar os que apontam seus erros no lugar de salvar vidas, suprir oxigênio nos hospitais e viabilizar a vacinação de todos“.

Com a tentativa de criminalizar os críticos, o ministro extrapola suas funções, desvia o foco dos verdadeiros responsáveis pelo descaso com a saúde dos brasileiros e desrespeita princípios caros ao Estado Democrático de Direito, como a liberdade de expressão“, emendou.

Feller tornou-se alvo do inquérito aberto pela Polícia Federal em decorrência de declarações realizadas em julho de 2020, quando integrava o quadro “O Grande Debate”, da CNN. À época, o advogado disse que o discurso negacionista do presidente era responsável por pelo menos 10% das mortes por Covid-19 no Brasil.

Enquanto debatia, Feller manifestou-se ainda sobre o episódio em que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, acusou o Exército de se associar a um “genocídio”, em referência à atuação de militares no Ministério da Saúde durante a pandemia. O advogado comentou: “Não é o Exército que é genocida, é o próprio presidente, politicamente falando”.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. ESSE GOVERNO LEMVRA DO DIREITO DE IR E VIR E ESQUECE DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO! GOVERNO BOLSONARO É O PIOR ATÉ AGORA!!! IMPEACHMENT JÁ!!!

  2. Até que enfim consegui cancelar a assinatura . Ufa !!! Demorou Crusoe . Agora e só CNN . Imparciais e profissionais . Apenas informações . Tchau !!!!!!

    1. Eu não sei porque os jornalistas sérios não estão denunciando os jornalistas mau caráter. Quando estes jornalistas começam a serem descaradamente militantes, eles precisam serem investigados. Certamente tem muita coisa escondida. Está na hora de investigar um por um!

  3. Os números estimados na declaração do ilustre advogado são outros. Já se falou em genocídio e em crimes ou erros governamentais que podem ainda levar muitos à morte por causa dessa GRIPEZINHA. A Lei de Segurança Nacional é para proteger o Estado e a Nação, inclusive contra o autoritarismo. Já tivemos manifestações em Brasília que ofendem não só à Segurança Nacional, mas ao bom senso e à moral. Quanto a este fato, providências foram tomadas em face do operadores de comportamentos antidemocráticos

  4. Apesar do termo genocídio ser forte, acredito que ele se enquadra na postura negacionista do Bolsonaro. Quando ele, como presidente da República, incentiva às pessoas a não usarem máscaras e desrespeitarem o distanciamento social, ele está colocando em risco a vida das pessoas. Quando ele levanta a questão do falso dilema entre salvar vidas ou salvar a economia, ele cria uma dicotomia na cabeça das pessoas, podendo levá -las a minorar os riscos com a saúde, para poderem trabalhar.

    1. Quando o Bolsonaro levanta a cloroquina como a famosa cena do Rei Leão, de maneira indireta ou mesmo direta em outras momentos, ele passa a sensação de falsa segurança para as pessoas. E suas atitudes em última análise causam mortes. Desde o início, os especialistas chamam a atenção para controlar as infecções para que não ocorra o colapso no sistema de saúde. Agir no sentido de contribuir para esse colapso, é um darwinismo social, pois diante do caos, os médicos escolhem quem vive ou morre.

  5. A Constituição de 88 tá valendo? Parece que tem gente que ainda não se deu conta do artigo que fala da liberdade de expressão.

    1. NESSE GOVERNO LIBERDADE DE EXPRESSÃO É SÓ PRA ELOGIAR!!!! SE EU ELOGIAR ESSE GOVERNO, ESTAREI MENTINDO!!!

  6. Que Ministrozinho puxa saco está doidinho para ser indicado pelo Capitão Cloroquina para is para o STF, estou começando achar que o Bozo não fez nada para levar o nosso país ao caos, para entrarmos no estado de defesa e ele tentar dar um golpe. Eu disse tentar porque como povo não podemos deixar acontecer.

    1. Esse é o quarto pedido do ministro da justiça para enquadrar alguém na LSN. Na Tailandia uma mulher foi condenada a 43 anos de prisão por insultar o rei

  7. Como se tudo não bastasse, em acréscimo contra o POVO BRASILEIRO, uma 🤪 maria mole amorfa 🤪 no ministério da injustiça!!!!....

  8. Acredito que não será muito difícil provar que o SR. Feller tem razão. Incentivar o povo a usar medicamentos inadequados, contra a orientação da própria ANVISA e OMS; Incentivar o não uso de máscaras e o não distanciamento; Não prover OXIGÊNIO e medicamentos e seringas e agulhas ....Santo Deus!

  9. Um ministro nanico e apedeuta, agraciado com o cargo pelo psicopata genocida, mau militar que carrega nas costas 213 mil morte, só podia ser o pior dos Ministros da Justiça, o borra botas do Capitão Cloroquina.

    1. INACIO, qual a diferença? Bolsonaro está fazendo exatamente o que o Haddad disse que faria se eleito.

    2. Muuuuuuuuuuui... O gado tá trqlo, não vai faltar aftosa!

  10. Os Cloroquinóquios que estão atuando nos seus ministérios só estão trabalhando para realmente intimidar a todos que estão contra esse governo? As pessoas que criticam é que respondem criminosamente, os verdadeiros incompetentes MS e o PR podem fazer o que bem entenderem sem ser responsabilizados por nada?

  11. Esse é o nosso governo federal, usando o seu poder para cercear a verdade. Pois o advogado não falou nenhuma mentira. O que se esperar de um governo que se elegeu com base em uma mentira? Bozo é um total estelionato eleitoral!

    1. Nisso concordamos Rossi, Mesmo pq, bolsonarismo e "esquerdalha" são tudo a mesma coisa.

    2. Enquanto o Brasil viver entre as imbecilidades do bozonarismo e da esquerdalha, o povo brasileiro continuará padecendo!

    3. Gabinete do ódio em peso hoje aqui...rs... bando de retardados.

    4. Alguém aí sabe o motivo ou crime que cometeu Osvaldo Eustáquio?

    5. Quando Ministro do STF manda prender jornalista, blogueiro, usuário de redes sociais e o escambau, com base em um Inquérito troncho está tudo bem?

    6. Isso vale também para os jornalistas tendenciosos da CRUSOÉ.

    7. Este advogado nem sequer sabe o real significado da palavra genocídio. Esperar o quê? E a OAB endossando!!!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO