Universidade de Oxford

Índia libera lote com 2 milhões de doses da vacina de Oxford para o Brasil

21.01.21 14:10

O governo indiano liberou para o Brasil nesta quinta-feira, 21, a exportação do lote de 2 milhões de doses da vacina fabricada pelo Instituto Serum com base na tecnologia desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford.

O embarque do estoque será realizado na sexta-feira, 22, e foi possível graças à mediação de empresários indo-brasileiros, que fizeram um apelo ao governo de Narendra Modi, após problemas provocados pela postura do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Além do Brasil, receberão lotes da vacina o Marrocos, a Arábia Saudita e a África do Sul.

Em princípio, o governo federal esperava buscar os imunizantes na última semana. No entanto, a Índia suspendeu a exportação de doses até iniciar seu próprio programa de imunização, o que ocorreu no fim de semana passado. O país asiático já enviou carregamentos gratuitos para países vizinhos, incluindo Butão, Maldivas, Bangladesh e Nepal.

O uso emergencial e temporário das 2 milhões de doses da vacina de Oxford foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, no último domingo, 17. Ao pousar em solo brasileiro, o estoque será distribuído aos 26 estados e ao Distrito Federal para a inoculação de parte dos grupos prioritários, como profissionais de saúde e idosos.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Com muita tristeza que vejo a formação de um grupo grande e pessoas q idolatram um presidente independente do que ele faça,igual a esquerda q nega até hoje o PETROLÃO e ataca a Imprensa,temos mais divisão entre o povo, enquanto eles seguem unidos, alguém vê o PT fazendo oposição a Bolsonaro? estão bem calados, Bolsonaro segue os ajudando com Aras e Kassio ,e mostrando incompetência e estupidez com relação a pandemia. A esquerda tá feliz com esse governo. Pobre Brasil

  2. governo mediocre esse do Bolsonaro, mas precisa fazer alguma coisa que preste. o cara do baixo , como é que consegue tantos idiotas seguidores fanaticos.Lula e Bolsona unha e carne

  3. Chupa Crusoe !! Até que enfim consegui cancelar a assinatura . Agora só CNN . Profissionais e imparciais . Outro nível ....tchau !!!!!

  4. Grande comemoração pela importação de 2 milhões de doses ou seja 1 milhão de brasileiros? é isso mesmo? ou seria 200 milhões de doses?

  5. Eu gostaria de entender porque pressionar a India. O contrato de fornecimento das vacinas foi firmado com a AstraZeneca, então ela é responsável pelos fornecimentos nas quantidades e prazos estipulados.

    1. lamentável mesmo é a incompetência do governo q eu ajudei a eleger,mas q não sou cega e nem fanática como os da esquerda. Estou com parente infectado,uma parente morreu,colega de trabalho TB, e faz mais de mês q vejo essa revista cobrar ao ministério da saúde "KD o plano de vacinação"? única coisa q fez foi duelar com Dória por palanque.

    2. Eu gosto dos bolsonaristas. Até ontem o governo não sabia quando receberia às 2 milhões de doses. Repito 2 milhões de doses. A notícia é boa, mas estamos longe de equacionar a questão da vacinação. Se o governo não sabia quando e de repente a Índia libera, é óbvio que tivemos a atuação de outros atores. Mas o importante é que isso foi resolvido.

    1. Foi o governo q informou,preparou o avião q sairia daqui do Recife. só esqueceram de combinar com o gov indiano. Temos q ter cuidado pra não demonizar a Imprensa por paixão política, a revista só foi confirmar com a embaixada indiana q não confirmou,e no fim o gov usou o avião pra ajudar Manaus....nessa história a imprensa não mentiu,e o gov se mostrou atrapalhado,no mínimo.

    2. A revista apenas repercutiu a informação que tinha. O governo fez o merchandising no avião, que acabou sendo usado para outras finalidades. Mas enfim resolvido. Que consigam resolver às outras questões.

    1. Não, papai está com Covid no paraíso da democracia dos ladrões do povo. CUBA. ISSO MESMO EX PRESIDIÁRIO PASSEANDO EM CUBA PEGOU COVID. Não se atreva a aplicar nele algum remédio que não seja aprovado.

  6. Recebemos conforme fomos informados. Bastava aguardar os indianos iniciarem a vacinação para liberar as Vacinas dos outros países.

    1. Esta questão das 2 milhões de doses que virão da Índia, externa a desorganização do governo federal. Se tivéssemos um planejamento estratégico bem feito, teríamos recebido essas doses conforme o noticiado anteriormente. O governo até adesivou o avião. Ainda bem que não vamos perder o adesivo.

  7. Primeiros a receber Brasil e Marrocos. Arábia Saudita e África do Sul ainda aguardam. Devem ter problemas políticos com a Índia e lá não deve haver " empresário indianos"

  8. Uma boa notícia.Temos que contar com todos os esforços possíveis para interceder por nós. O Brasil é um país amistoso. Temos todas as nacionalidades convivendo em harmonia. É inadmissível, um país como o nosso estar passando por essa situação. Obrigado aos empresários.

    1. O que fica claro para mim, é que houve um bypass sobre o governo federal por outros atores. Como o ministro da saúde disse que um dos empecilhos era a questão da diferença de fuso horário, esses atores, que tem compromisso com o Brasil, resolveram ficar acordados de madrugada para fazerem as tratativas. Deus ajuda quem cedo madruga. Ajuda ainda mais, quem não dorme, para fazer um trabalho bem feito.

    2. Mais uma vez pessoas do setor privado solucionando problemas para dar um alento as nossas vidas... governantes incompetentes.

    3. Ótima notícia, tem que avisar o PAULO, que o bypass não foi necessário. Alguém mais inteligente que ele já resolveu.

  9. Laercio Graças a empresários Indianos que vivem no Brasil a Índia liberou aquilo que Incompetência da diplomacia brasileira não consegue fazer. Meu Deus até quando aguentar este bando de incompetência E eu votei nele

    1. E no segundo turno se tinha opção? no fim deu no mesmo,ajudou aos corruptos de esquerda e de todos os lados.

  10. Ainda bem que esses empresários intercederam. Se dependesse de Brochanaro e dos infames ministros da saúde e das Relações Exteriores, estaríamos lascados.

    1. De quem é a caneta? Vocês acham que o governo indiano vai fechar negócio com empresários indianos? Quem vai pagar somos nós, povo brasileiro. O governo só vai assinar Com a caneta azul. Ainda bem que a caneta azul ainda tem Tinta. Um dia ela pode acabar. Vamos acalmar. O que vamos ganhar com tanta discussão?

    2. Empresários uma ova. Concordo com o João Força de contrato Esse antagonista tá que nem a folha Tô por um fio pra cancelar a assinatura

    3. Conversa mole. Liberaram porque há contrato e pagamento. Ou será que os outros países que tb receberão a vacina, a partir de amanhã, tb tinham algum Ernesto Araújo como chanceler?

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO