"O trem do Brasil passou"
Para Volodymyr Zelensky, o presidente Lula, amigo do ditador Vladimir Putin, não é mais um "player" nas negociações entre Ucrânia e Rússia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou na quarta-feira, 22, que "o trem do Brasil passou" na tentativa de mediar as negociações de paz entre Ucrânia e Rússia, demonstrando, mais uma vez, que o país virou um "anão diplomático", e não um gigante como gostaria Lula (PT).
Para Zelensky, o petista, amigo do ditador Vladimir Putin, não é mais um "player" nas negociações.
"Hoje eu acho que o trem do Brasil, para ser sincero, passou. Falei com Lula, nos encontramos e pedi que ele fosse um parceiro para acabar com a guerra, etc. Agora ele não é mais um 'player'. Ele também não será um 'player' para Trump", disse o presidente ucraniano no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
Mencionado por Zelensky, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse desconhecer o envolvimento do Brasil nas discussões de um acordo de paz para o leste europeu.
"Acho ótimo, estou pronto para discutir [propostas de paz]. O Brasil está envolvido nisso? Não sabia", afirmou o republicano.
"Posição fraca" sobre a invasão russa à Ucrânia
Como mostramos, Zelensky tem desmascarado a hipocrisia de Lula em relação à guerra em curso.
No final de novembro de 2024, por exemplo, ele criticou o petista por permitir que a declaração do G20 refletisse uma “posição fraca” sobre a guerra na Ucrânia.
“Houve uma situação muito difícil, bastante escandalosa. Infelizmente, o líder do Brasil mostrou uma posição fraca nesta guerra”, disse Zelensky, que acrescentou ter mantido “um bom diálogo” anteriormente com Lula, nos Estados Unidos.
Em entrevista ao Metrópoles, em setembro de 2024, o presidente ucraniano disse que considera o governo brasileiro pró-Rússia.
"Infelizmente eu considero que eles (o governo brasileiro) apoiam a Rússia."
"E agora Lula diz que temos que conversar?"
"Achei que veria em sua experiência uma compreensão do que está acontecendo, e não apenas uma pacificação política. Reconciliação de quê? O que significa simplesmente sentar e conversar com Putin? Ele é um assassino. Não dá para apenas dizer que devemos dar passos um em direção ao outro. Ele vem, mata pessoas, captura territórios e agora Lula diz que temos que conversar?
Eu poderia falar com Lula, pois Lula não é meu inimigo e o Brasil e a Ucrânia têm relações absolutamente normais. Tenho certeza que o povo do Brasil apoia o povo da Ucrânia, embora, se Lula nos tivesse apoiado, ele teria ajudado a parar a guerra. E haveria ainda mais apoio para um país tão grande como o Brasil que te uma influência à parte, por ser muito grande.
Aqui é a Ucrânia e estamos em guerra contra a Rússia […] se você não apoia a guerra, ajude-nos a pará-la."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Andre Luis Dos Santos
2025-01-23 11:23:38E lindo ver a CANALHICE do Lula ser exposta assim tao claramente.