O reducionismo do Sínodo da Amazônia
O bispo emérito de Marajó, o espanhol José Luis Azcona, tem criticado o Sínodo da Amazônia, evento que ocorrerá até o dia 27 de outubro, no Vaticano. Ao convocar o evento, em outubro de 2017, o papa Francisco (foto) propôs o encontro com o objetivo de "encontrar novos caminhos para a evangelização daquela porção do...
O bispo emérito de Marajó, o espanhol José Luis Azcona, tem criticado o Sínodo da Amazônia, evento que ocorrerá até o dia 27 de outubro, no Vaticano. Ao convocar o evento, em outubro de 2017, o papa Francisco (foto) propôs o encontro com o objetivo de "encontrar novos caminhos para a evangelização daquela porção do povo de Deus, sobretudo dos indígenas, muitas vezes esquecidos e sem uma perspectiva de um futuro sereno, o que ocorre por causa da crise da floresta amazônica, pulmão de fundamental importância em nosso planeta".
Para Azcona, um dos problemas do Sínodo é o de que ele valoriza demais os povos indígenas da Amazônia, ignorando outros moradores da região e suas necessidades. "O Sínodo supõe um pensamento redutivo, identificando a Amazônia de hoje com o mundo indígena, mas eles não são mais de 1% da população", diz Azcona. "É uma exclusão muito grave. Outros grupos, como os afro-amazônicos, ribeirinhos, caboclos e quilombolas são mais numerosos."
Outra crítica de Azcona é a de que o Sínodo privilegia os que vivem no meio da floresta. Segundo o bispo, 8 em 10 habitantes da Amazônia moram em cidades, o que "desafia abertamente e põe em risco a eficácia da proposta evangelizadora quase exclusiva a partir dos indígenas".
Ao desprezar os habitantes das cidades e os não indígenas, a Igreja não estaria cumprindo em sua plenitude sua opção pelos mais pobres. "No meu entender, muito mais graves e perturbadoras na Amazônia são, por exemplo, o lugar da criança e o do adolescente. Eles são vítimas do abuso e da exploração sexual, do tráfico humano com intenções sexuais e de outros tipos de escravidão", diz Azcona.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Maria
2019-11-05 16:42:22Concordo plenamente.
Iara
2019-10-18 23:27:52Fora do assunto. O site O Antagonista está fora do ar? Não consito acessar as notícias.
Gerson
2019-10-15 23:03:21Pulmão do Planeta... Crise da Amazônia... O que isso tem a ver com o Cristianismo? Já diz tudo que a intenção por traz disso tudo não tem nada a ver com o "o meu reino não é deste mundo". Estamos indo em direção de novas Cruzadas e, desta vez, os bárbaros somos nós, os brasileiros, porque demos uma guinada à direita após a catastrófica atuação dos "progressistas".
MAURO
2019-10-15 21:29:07o Papa não quer saber nada disso Bispo Azcona. Está ocupando espaços com agenda esquerdista internacional. Cedeu ao governo comunista da China e ignoniu os bispos católicos chineses indicando bispos indicado pelo partido. Os católicos são perseguidos por lá e no Oriente médio. É uma calamidade sobre a outra. Houve mudança de paradigma na Igreja.
Rogério
2019-10-14 23:53:31Não sou católico romano. Mas vejo lucidez nessa crítica do bispo, mesmo porque morei em vários municípios do interior do Amazonas ao longo de quase 14 anos e sei do que ele está falando. Mas o sínodo parece ter algo de muito positivo que é a possibilidade do fim do celibato sacerdotal. Talvez isso ajude a reduzir a pedofilia na igreja romana.
Ruy Pigatto
2019-10-14 16:00:56Cadê a "grande" mídia para divulgar e discutir estes pontos de vista que, pelo enfoque estatístico dado pelo bispo, seria necessário e suficiente para mudar o rumo desta "conversa" sobre defesa dos índios da amazônia.
Tania
2019-10-14 14:00:14Esse Papa já deu o que tinha que dar. Estou com ele por aqui de tanta babaquice e ignorância. Perguntem para ele porque ele não esteve no Brasil para comemorar 300 anos do aparecimento de Nossa Senhora parecida. Ele chegou a confirmar a visita. Porque ele acredita que foi "gope" contra o poste Dilma.
Jose Eduardo
2019-10-14 13:17:18O Papa, o Arcebispo de SP e tantos outros cristãos-comunistas, VEJAM QUE CONTRADIÇÃO, antes de tanta pataquada deviam decer do muro e DECIDIR ou SÃO CRISTÃOS ou SÃO COMUNISTAS, pois, por principio, COMUNISTAS SÃO ATEUS, e, caso decidam pelo CRISTIANISMO o que ainda seria logico, voltem suas atenções e energia para a catequese, a educação e o assistencialismo, não a politica GRAMSCISTA que vem escancaradamente praticando! A AMAZONIA E DO BRAZIL, DOS BRAZILEIROS!!!
Waldyr
2019-10-14 12:36:20Não sou favorável ao Sínodo da Amazônia , a meu ver tem em tudo isso tem um fundo político de interesses escusos.
Jose
2019-10-14 10:21:49Os Bozistas se exaltando sem necessidade. Depois da relutarem de ontem, vocês deveriam saber muito bem quem quer se apossar da Amazônia, não? Os grileiros e garimpeiros Bozistas. Entenderam bando de trouxas? Antes de criticarem, aguardem até os resultados do sínodo serem publicados. Até lá parem de zurrar!