Vaticano

O reducionismo do Sínodo da Amazônia

12.10.19 17:32

O bispo emérito de Marajó, o espanhol José Luis Azcona, tem criticado o Sínodo da Amazônia, evento que ocorrerá até o dia 27 de outubro, no Vaticano. Ao convocar o evento, em outubro de 2017, o papa Francisco (foto) propôs o encontro com o objetivo de “encontrar novos caminhos para a evangelização daquela porção do povo de Deus, sobretudo dos indígenas, muitas vezes esquecidos e sem uma perspectiva de um futuro sereno, o que ocorre por causa da crise da floresta amazônica, pulmão de fundamental importância em nosso planeta”.

Para Azcona, um dos problemas do Sínodo é o de que ele valoriza demais os povos indígenas da Amazônia, ignorando outros moradores da região e suas necessidades. “O Sínodo supõe um pensamento redutivo, identificando a Amazônia de hoje com o mundo indígena, mas eles não são mais de 1% da população”, diz Azcona. “É uma exclusão muito grave. Outros grupos, como os afro-amazônicos, ribeirinhos, caboclos e quilombolas são mais numerosos.”

Outra crítica de Azcona é a de que o Sínodo privilegia os que vivem no meio da floresta. Segundo o bispo, 8 em 10 habitantes da Amazônia moram em cidades, o que “desafia abertamente e põe em risco a eficácia da proposta evangelizadora quase exclusiva a partir dos indígenas”.

Ao desprezar os habitantes das cidades e os não indígenas, a Igreja não estaria cumprindo em sua plenitude sua opção pelos mais pobres. “No meu entender, muito mais graves e perturbadoras na Amazônia são, por exemplo, o lugar da criança e o do adolescente. Eles são vítimas do abuso e da exploração sexual, do tráfico humano com intenções sexuais e de outros tipos de escravidão”, diz Azcona.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Pulmão do Planeta... Crise da Amazônia... O que isso tem a ver com o Cristianismo? Já diz tudo que a intenção por traz disso tudo não tem nada a ver com o "o meu reino não é deste mundo". Estamos indo em direção de novas Cruzadas e, desta vez, os bárbaros somos nós, os brasileiros, porque demos uma guinada à direita após a catastrófica atuação dos "progressistas".

  2. o Papa não quer saber nada disso Bispo Azcona. Está ocupando espaços com agenda esquerdista internacional. Cedeu ao governo comunista da China e ignoniu os bispos católicos chineses indicando bispos indicado pelo partido. Os católicos são perseguidos por lá e no Oriente médio. É uma calamidade sobre a outra. Houve mudança de paradigma na Igreja.

  3. Não sou católico romano. Mas vejo lucidez nessa crítica do bispo, mesmo porque morei em vários municípios do interior do Amazonas ao longo de quase 14 anos e sei do que ele está falando. Mas o sínodo parece ter algo de muito positivo que é a possibilidade do fim do celibato sacerdotal. Talvez isso ajude a reduzir a pedofilia na igreja romana.

    1. E simplesmente esquecer de 2000 anos de história. Juridicamente implica um caos. É a última cartada maçônica para implodir a Igreja.Por dentro.

  4. Cadê a "grande" mídia para divulgar e discutir estes pontos de vista que, pelo enfoque estatístico dado pelo bispo, seria necessário e suficiente para mudar o rumo desta "conversa" sobre defesa dos índios da amazônia.

  5. Esse Papa já deu o que tinha que dar. Estou com ele por aqui de tanta babaquice e ignorância. Perguntem para ele porque ele não esteve no Brasil para comemorar 300 anos do aparecimento de Nossa Senhora parecida. Ele chegou a confirmar a visita. Porque ele acredita que foi "gope" contra o poste Dilma.

  6. O Papa, o Arcebispo de SP e tantos outros cristãos-comunistas, VEJAM QUE CONTRADIÇÃO, antes de tanta pataquada deviam decer do muro e DECIDIR ou SÃO CRISTÃOS ou SÃO COMUNISTAS, pois, por principio, COMUNISTAS SÃO ATEUS, e, caso decidam pelo CRISTIANISMO o que ainda seria logico, voltem suas atenções e energia para a catequese, a educação e o assistencialismo, não a politica GRAMSCISTA que vem escancaradamente praticando! A AMAZONIA E DO BRAZIL, DOS BRAZILEIROS!!!

  7. Os Bozistas se exaltando sem necessidade. Depois da relutarem de ontem, vocês deveriam saber muito bem quem quer se apossar da Amazônia, não? Os grileiros e garimpeiros Bozistas. Entenderam bando de trouxas? Antes de criticarem, aguardem até os resultados do sínodo serem publicados. Até lá parem de zurrar!

  8. Os católicos do Brasil devem lançar a seguinte campanha: "O Vaticano é nosso", principalmente dos brasileiros que fazem parte da nação mais católica do mundo. O Papa tem que se espelhar na Santa Irmã Dulce dos Pobres fazendo caridade e não se metendo em política.

  9. nos bastidores dos ECO MARXISTAS INDIGENISTAS estão os JUDEUS BOLCHEVISTAS que querem nossas pedras preciosas ,como as" "H STERN" no mundo todo.Já dominam as jazidas do CONTINENTE AFRICANO mas querem se apropriar de TODAS ELAS !!! FIQUEMOS ALERTAS e NOSSO EXERCITO TAMBÈM !!!

  10. O papa tem é que cuidar dos crimes como, homicídios, estupros seqüestros e outras bandidagem que ocorrem em baixo do nariz dele e faz de conta que não é com ele ,e nem com o país mais pequeno do mundo e de maior índice de criminalidade do mundo, só não divulgam . o Vaticano é o carrapato do mundo, não precisava existir não produz nada só consome, e atrapalha quem produz ( emfames)

  11. Concordo com tudo que Azcona fala nessa matéria, trabalho na Defensoria Pública do Estado do Pará e coordeno um Progrma chamado "BALCÃO DE DIREITOS " programa esse que leva cidadania a todos os 144 Municípios do Estado do Pará, realizando atendimento Jurídico, emitindo Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito, R.G, CTPS, CPF e serviços de fotografia e o Marajó é uma das regiões que damos um tratamento diferenciado devido às dificuldades de deslocamento na região.

  12. Já li outros pronunciamentos desse Bispo e, realmente, ele põe o dedo na ferida, mostrando a contradição da chamada Eco-Teologia da Libertação. Outros bispos que discordam da Teologia da Libertação, presentes no sínodo, também concordam com D, Azcona. Mas os bispos alemães e seus "associados" brasileiros (como D Cláudio Hummes) teimam em marginalizar a Igreja Católica para tocar seu projeto eco-marxista-indigenista. O Sínodo está sendo dirigido pelos bispos simpatizantes do PT.

  13. Se a igreja fizesse bem o seu papel de evangelizar, formaria cidadãos ao redor do mundo,com olhos para toda a humanidade,e não castas priveligiadas

  14. este papa está mancomunado com outros grupos europeus interessados na NOSSA AMAZONIA!! talvez grupos encabeçados por JUDEUS atrás de nossas pedras preciosas do rico sub-solo das reservas indigenas! serão os "evangelizadores" que eles pretendem "enfiar" lá espiões , ou doutrinadores , como muitos dos "supostos medicos cubanos" ? ? o BRASIL , unico pais do mundo onde o vencido - o indio- impoe com quanto de terra ficará e em qual região se fixará!! o Sub-solo é da UNIÃO e queremos explora-l

  15. São bem sinistros, nada católicos e muito menos cristão, os objetivos dessa empreitada das internacionais dourada e vermelha unidas na mesma causa, como serem foram.

  16. Esse papa é uma trolha vermelha. Ele q resolva a questao da pedofilia na Igreja, ai devera estar habilitado a falar da amazonia e nossos ricos indios

  17. Verdade. Porém, nem toda verdade. É bom que se diga que evangelização à moda catolicismo não reflete a EVANGELIZAÇÃO À MODA SEGUNDO OS EVANGELHOS. O Catolicismo está e continuará estando irredutível nos seus próprios FUNDAMENTOS. Os olhos do papa estão cegos, não por ignorância, mas por conveniência.

  18. Tá certo o bispo. Gostei dele! No mais sobre a igreja, sugiro que o Vaticano convide o estrupador Paulinho Payakan e a Funai pra serem homenageados em Roma. Para com esse negócio de indios. São iguais aos não índios, tem de tudo, gente boa e tranqueiras! Falando nisso, lugar de tranqueiras 100% é nos 3 Poderes.

  19. Finalmente um bispo com coerência. Durante todo o tempo em que o Brasil foi saqueado pelo PT não vimos nenhum bispo dar um pio sequer. Agora o papa Chico Vermelho inventa esse sínodo absurdo ...

    1. Concordo Euclides, "sempre bem informado..." está ahí o resultado.

  20. A Igreja Católica eh tarada por terras ! Vemos, desde a Idade Média, marchando ao lado dos senhores Feudal para invadir, saquear e expandir riquezas. Na Amazônia não eh diferente. Usam os índios, seres nativos, para intrometer-se e apropriar das terras e acreditem, de muito minério. Bolsonaro deve aplicar a Lei de Segurança Nacional para proteger a Amazônia. Este Sínodo, no meu pensar, eh uma suposta Invasão.

  21. Concordo plenamente. Isso é facilmente constatado em qualquer comunidade da Amazônia, seja Manaus, Santarém, Alter do Chão, Presidente Figueiredo, Belém, índios e descendente de índios se integram silenciosa e naturalmente no contexto social. Num hotel na "floresta" à margem do Igarapé Panemão (Manaus) onde nos hospedamos haviam vários jovens índios trabalhando normalmente , educados, honestos, sábios. É normal à tarde alguns deles pegar "carona" num dos muitos barcos e irem pra Manaus estudar.

  22. Desmascarou a mentira que encoberta a verdadeira intenção deste papa comunista e de seus aliados no mundo e no Brasil. Hipócritas que usam uma minoria abandonada e como sempre, esquecem a maioria. Tudo em prol de interesses escusos. Tanto de destruição dos valores da verdadeira cultura brasileira, quanto do enfraquecimento da Igreja Católica.

  23. E ainda perguntam por que a Igreja Católica está perdendo adeptos para outras Igrejas, a resposta está nas atitudes desse Papa.

  24. O Francisco, chefe de uma das mais antigas orcrim do mundo, mataram, saquearam, queimaram pessoas vivas, traficaram negros para o mundo todo, abusam de crianças e agora vem se meter aonde não é chamado? Vai fazer campanha pra sua bandida de estimado verme sujo.

    1. Lucia zurra. E como zurra a Lúcia! Você é uma petista, pois bozista é igual a petista na mediocridade dos argumentos.

    2. Cretino deve ser movido a feromônios, sabe o que é? Toda vez que Yussuf se manifesta, lá vem ele ou o Jose ofendê-lo e tentar "desconstruí-lo", no melhor estilo petista aliás. Não se olha no espelho, amigo? Já ouviu tantas e tão boas por aqui e continua com sua diatribe regada a esquerdismo mal pago e ego inflado. Cresça.

    3. Esse Saladino, tal como o nome indica, vive no passado, desenterrando teorias das conspiração. Estamos no Século XXI.

    4. Estes argumentos dos bozistas são tão pueris que da vontade de rir. Pelo menos a igreja católica não defende o criacionismo é bem a terra plana tal como os bozistas fundamentalistas.

    5. A Igreja é tão "amiga" da ciência, que promoveu uma perseguição, uma guerra sem quartel a um grupo de cientistas que pretendiam algo fantástico: demonstrar que a ciência é a chave que explica os dogmas.- Os Iluminati. - À boca pequena (e a literatura e o cinema exploram isso) dizem que até um Papa e cardeais foram mortos por concordar com os Iluminati. Mas os tesouros foram preservados nas catacumbas e hoje nos bancos e bolsas de valores. "Follow the money" dizem os velhos detetives.

    6. O Vaticano já esteve cercado de cientistas; hoje está cercada de oportunistas. Já foi a igreja missionária; hoje é a igreja empresária.

    7. O Vaticano está cercado dos melhores cientistas que estudam a Amazônia para elaborar a sua estratégia de ecologia total. Portanto, o Papa está sendo muito mais sensato do que o Messias, que persegue os cientistas quando eles não concordam com o a ideia da terra plana.

    8. Eu que sou sensato, me manifesto: É que esse "religiosos" são um bando de vigaristas, estão atrás é de algo de maior interesse no interior da floresta. Ou você acha que isso não está muito na cara?

  25. Por incrivel que pareça, o Brasil é visto como um pais primitivo quanto mais ainda a Amazonia. O Papa , bem intencionado, não foi informado que tem indios e outros povos, o que nao tira o grave erro do Sínodo tipo "colonizador"

    1. O papa é bem intencionado e a Amazônia é uma área de problemas; a Igreja atua na região junto às comunidades e sabe disso. Agora, tem as próprias opiniões a respeito do assunto, que podem ser diferentes daquelas do presidente, governadores e empresários da região.

    2. Só não concordo que o papa seja bem intencionado; esse papa não é. Se ele convocou um sínodo sobre a Amazônia deveria saber muito bem o que acontece na região. O sínodo tem outros objetivos, muito distantes dos interesses da Igreja à qual o papa deveria servir, mas não serve; serve a interesses internacionais nas riquezas do local.

    1. Uma ilha no jornalismo. Excepcional. Noticiando o que a mídia em geral não notícia.

    2. Você leu a notícia onde bocó? Quer dizer que a Crusoé não é imprensa? Tem cada um..

  26. O Papa, assim como a igreja católica (historicamente) não é bem intencionado. Há muita falsidade e interesses nessa questão.

    1. @Lucia, o que sou fica no seu imaginario, vc náo conseguiu definir com exatidáo, com se isso importasse. De toda forma esta claro para mim o que vc é , náo tenho duvidas...pobre Brasil e seus rottweilers....

    2. Lucia tem talento para analista de inteligência. No caso, outros muitos comentários corroboram sua conclusão. De a muito, que se precisa andar de perneiras nesta ilha... Ofídios em demasia.

    3. Para um ateu você está muito ecumênico. E "Liderança positiva", "aglutinador" são termos do jargão político diário. Como está contra apenas e insistentemente os evangélicos pentecostais, um dos segmentos de apoio ao Governo, a probabilidade é que você seja petista (70%) ou do Centrão (30%).

    4. O Francisco foi um sopro de esperança na combalida igreja catolica, literalmente um cara do bem, aglutinador,,,sou ateu e vejo nele uma liderança positiva......fico aterrorizado quando vejo um comentario como esse e nenhuma,,,NENHUMA palavra sobre malafaias, edirs, rrsoares, hernadez, sonias e valdomiros,,,pobre Brasil

    5. Na falta de argumento criterioso, o árabe de araque zurra. Como zurra esse árabe. Árabe relativista = petista.

    6. Achei que os diáconos da Igreja Católica, como leigos fiéis que precisam ser, estavam em desuso, mas Jose, o obsessivo, demonstra que não. Menos proselitismo seria bom. O fígado agradece geralmente.

    7. Claro, claro, o papa é argentino também. Ele quer desestabilizar o Brasil. A solução é todo mundo doar tudo o que tem para o Malafaia, não é? Afinal de contas ele é o único líder religioso honesto no mundo. Bozistas zurram! Como zurram os bozistas!

  27. O bispo está errado. A proposta do papa é de ecologia integral, que inclui todos, inclusive os Bozoasnos que zurraram abaixo. Sem Amazônia, os bozoasnos nem água teriam para lavar suas bocas sujas.

    1. Zé, acho que você paga dízimo para igreja católica, outro dízimo para o pt, berra lula livre, se masturba imaginando participar de suruba com a dilma, fegali e o montanha...

  28. mas ao que parece o sínodo atende aos que desejam que os 1% fiquem com as terras dos 80%, então tá no caminho que eles querem. ninguém quer terra por amar indígena...

    1. Pelo ponto de vista do vilão defender a obra de Deus (a natureza) e os mais pobres não são causas bíblicas. Tá bom. Pelo visto, você nunca leu a Bíblia rapaz..

    2. Igreja e causas que não as genuinamente bíblicas nao combinam. Igreja tem que ajudar os pobres e levar o evangelho a todos, não defender bandeiras. Amar a Deus sobre todas as coisas e seu próximo como a ti mesmo. ICAR e Protestantes dificilmente vivem tal realidade. ICAR trabalha para se manter viva nos próximos séculos, relativiza suas máximas tradicionais para se adequar ao "mundo moderno". Protestantes tradicionais tentam sobreviver, como a ICAR e os pentecostais só pensam em poder/dinheiro

  29. É melhor o papa se preocupar com seu povo, que em breve estará morrendo de fome e fugindo para o Brasil. Aliás se preocupe com a dívida que a Argentina tem com o BNDES que os Comunistas Lula e Dilma surrupiaram do nosso povo para a comunista Cristina K. Fdp.

  30. Os números do Planalto indicam 34 milhões em toda a região Amazônica, com todos os países, e cerca de 3 milhões de indígenas. Certo o Dom Azcona. Faltou falar que compreendem cerca de 190 povos distintos.

  31. Segundo Nostradamus, o último papa seria conhecido como papa negro... pela ruína da devoção dos católicos, faz sentido.

    1. A Idade Média foi do século V ao XV. Como a Companhia de Satã agiu na idade Média se foi fundada pelo Loyola ( O perneta) em 1540?

    2. Missões jesuíticas, reducionismo jesuítico. escravizaram índios em nome do senhor Jesus. Dívida histórica? Dívida espiritual? Qualquer que seja a motivação, traz uma reflexão imediata: o que é que eles ganham com isso?

    3. Considere o fato de que o primeiro Papa da história da Igreja que pertence à Ordem dos Jesuítas, a Companhia de Jesus, como se chamavam, é o atual, o argentino Bergoglio. O detalhe é que só os Jesuítas, dentre todas as Ordens católicas vestem batina NEGRA. É a Ordem mais polêmica da história da Igreja, por sua participação na Inquisição da Idade Média e nas batalhas de conquista e extermínio dos silvícolas nas Américas, para onde vinham com ânimo não de evangelizadores, mas de conquistadores.

  32. A inclusão dos indígenas na economia e sociedade do mundo moderno é a única saída para preservar sua sobrevivência. A visão do Sínodo é querer "preservá-los" mantendo-os em um zoológico humano. O avanço da civilização branca acaba por marginalizá-los, se nenhuma medida de inserção for feita, o que implica em dar-lhes também condições de sustentabilidade para suas comunidades. Entendo que fazendas de cooperativas indígenas poderiam ser uma possibilidade.

  33. Esse Sínodo é um alerta, precisamos ficar vigilantes pra protegermos nossas instituições e os princípios da democracia. Um evento com certeza infectado pela esquerda, com muitos bispos com até as cuecas vermelhas. "O preço da liberdade é a eterna vigilância"

    1. Potencial destrutivo não falta. Estranho terem se entranhado tão profundamente em uma religião tão conservadora. Estão matando o catolicismo e vão em busca do protestantismo, onde atualmente encontram maior resistência. Me obrigo a replicar o bordão dos minions: pq não vão fazer isso no islã? Evidentemente a resposta é: pq somos frouxos em nossas convicções e eles não.

    2. É uma armadilha que vai destruir a Igreja. E esse antipapa é cúmplice!

  34. Segunda edição da Teologia da Libertação? Boff e Beto devem estar rindo de orelha a orelha... E Woytilla revirando-se no túmulo.

    1. Bem assim. Um "remake" da fórmula de 50 anos atrás, misturar Cristo com Marx.

  35. Falaram tudo aí embaixo. Essas ideias vem da Alemanha, onde não tem a mais minima noção do que seja Amazõnia, onde o pessoal come formiga e macaco por falta de opção.

  36. Papa Francisco não quer enfrentar o problema de frente ...e isto é a continuidade da INEFICIÊNCIA católica que deste 1.500 se mete no mato e.volta com baú de ouro e zero de fé... Seria o caso novamente? 519 anos depois???

  37. Está exposta mais uma razão da fuga de fiéis dessa igreja socialista. Esse papa é decepção. Esse sínodo é uma vergonha: reunião de comunistas.

    1. Um papa que vê fogo na floresta e não enxerga fome no país vizinho. Hipocrisia.

  38. Não bastassem seus problemas internos, como acobertamento de homossexuais, pedofilia, escrituras de imóveis maquiadas, o sempre problemático Banco do Vaticano, padres que acobertam governos corruptos, como o do PT no Brasil, membros que roubam a Igreja, vida nababesca de Cardeias como aquele da Alemanha e tantos outros escândalos conhecidos e acobertados, a Igreja deve a si mesma uma guinada para a coerência, a misericórdia e a verdade, como Jesus ensinou. A verdade liberta, Francisco!

  39. O jesuíta Bergoglio fazendo jus à sua batina negra de conquistador/inquisidor. A Igreja Católica dos novos tempos sempre do lado errado e mais fácil do mundo. Qualquer semelhança com a esquerda predadora não é mera coincidência.

    1. Esse papa comunista foi “catequizar” como sempre fez a igreja desde Cabral, levando espelhinho, e de forma dissimulada, como é da excência da esquerda, sobrestar.

Mais notícias
Assine agora
TOPO