Reprodução

O que são as ‘gotinhas milagrosas’ que Maduro anunciou contra a Covid

25.01.21 18:03

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro (foto), anunciou neste domingo, 24, “gotinhas milagrosas” capazes de supostamente neutralizar a Covid-19. O remédio, chamado de Carvativir, é feito com um extrato do óleo da semente da Ammoides verticillata e de outras plantas.

Tendo recebido a aprovação sanitária oficial do país, posso apresentar o remédio que neutraliza 100% do coronavírus. É o Carvativir, melhor conhecido como gotinhas milagrosas de José Gregorio Hernández”, disse o ditador. Hernández (1864-1919) foi um médico venezuelano que tem inúmeros devotos e cuja beatificação foi aprovada pelo papa Francisco no ano passado. “Dez gotinhas debaixo da língua, a cada quatro horas, e o milagre acontece. É um poderoso antiviral, muito poderoso, que neutraliza o coronavírus. Made in Venezuela“, disse o ditador.

Maduro afirmou que foram feitos estudos com pacientes ao longo de nove meses. Os médicos da Venezuela, contudo, estão céticos. “Não há nenhuma base científica para dizer que o Carvativir seja eficiente contra a Covid. Nada foi publicado. Nenhum dos produtos feitos com esse produto até agora funciona como remédio. O único uso para eles é como antisséptico em pastas de dente e enxaguatórios bucais“, diz o médico venezuelano Jose Felix Oletta, que já foi ministro da Saúde.

O ditador não quis revelar o nome do cientista responsável pela descoberta. Só disse que o Carvativir é “produto de uma mente brilhante venezuelana“, que será mantida no anonimato para sua proteção.

A produção massiva do Carvativir deve começar em breve. Em maio do ano passado, Maduro também defendeu o uso da cloroquina, que está sendo fabricada no país.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. E aí, petezada (redatores, assinantes e leitores desta ilha do jornalismo) já pediram pro Levandowski determinar ao governo que importe esta maravilha da medicina?

  2. Antes de dizer um sim ou um não, gostaria de ver os cientistas. A questão político-ideológica é de menor importância para a ciência.

  3. NADA MAIS PARECIDO COM O MADURO DO QUE O BOZO DA CLOROQUINA! OS DOIS ACREDITAM EM GOTINHAS MILAGROSAS CONTRA O COVID. O VIRUS AGRADECE E CONTINUA MATANDO.

  4. Recomendar todos dois recomendam o "remédio milagreiro" da sua preferência, mas no apagar das luzes vão tomar mesmo é a vacina da ciência, pois de bobo aí, só mesmo o povo que os aplaude!

  5. Um louco incompetente governa a Venezuela. Outro louco incompetente governa o Brasil. E um terceiro louco incompetente governa o Estado de São Paulo.

    1. Carlos, acha que o Bozo não frauda eleição ele é um dos que faziam isto antes das urnas eletrônicas para conseguir se eleger deputado. Mas o que o Evandro quis dizer é a semelhança em espirito (de porco) dos 2 ditadores, independente da forma como se mantem no poder.

    2. Só pra quem entrou nessa de torcida de políticos,um recadinho: Estupidez e perversidade independe de Ideologia.

    3. As eleições na Venezuela são sabiamente fraudadas. Você insinua que no Brasil também seria como na Venezuela? Ao que tudo indica nosso presidente foi eleito legalmente

  6. A hora que o Pastor Valdemiro souber disso aí vai ficar P da vida. O nosso Pr, também poderia dar um reforço no coquetel, qualquer intercorrência pode fazer o que sabe de melhor, jogar a culpa no Maduro.

  7. Cadê os esquerdopatas das terras tupiniquim defensores desse regime, devem tomar a gotinha ou ozônio pelo ânus. Com a palavra os séquitos da ratazana Mor Lula ladrão e quadrilheiros do PT.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO