STF

Lewandowski vai relatar pedido da PGR sobre inquérito contra Pazuello

25.01.21 18:39

O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski é quem vai analisar o pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras, de abertura de inquérito contra o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

O ministro recebeu o caso por prevenção, por já ser relator de outras ações que questionam a atuação do Ministério da Saúde no combate à Covid-19.

No sábado, 23, Aras pediu ao STF que investigasse a conduta do ministro em relação à situação de Manaus, onde o sistema de saúde colapsou nas últimas semanas. O pedido foi feito com base em representações encaminhadas à PGR por partidos políticos.

“Considerando que a possível intempestividade nas ações do representado, o qual tinha dever legal e possibilidade de agir para mitigar os resultados, pode caracterizar omissão passível de responsabilização cível, administrativa e/ou criminal, impõe-se o aprofundamento das investigações a fim de se obter elementos informativos robustos para a deflagração de eventual ação judicial”, escreveu o procurador-geral.

Após Aras enviar ao Supremo o pedido de abertura de inquérito, Pazuello viajou a Manaus, sem data para voltar. Debaixo de intensa pressão, Pazuello deve ficar em Manaus, segundo o ministério, “o tempo que for necessário”.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esse vagabundo não tem o que fazer nesta altura da pandemia? É um absurdo, esse cara só trabalha contra o governo e tb contra o país! Deixo a pergunta; pra que serve o STF? Fico indignada com essa postura da justiça; que justiça é essa? Só defende seu bando!

    1. Torço para que você experimente o que é ficar sem oxigênio para respirar!!!

  2. Se isto não for interferência de um Poder em outro, com quebra da tal "harmonia entre os Poderes", então tô mesmo por fora. Antes de uma ação como esta não deveriam notificar o Presidente? Na base do " ele quem colocou, então é ele quem deve tirar?" Tirar Pazuello por incapacidade poderar servir como argumento para tirar quem o escolheu, já q foi incapaz de perceber a inatividade do Ministro. Para mim, estão atentando contra o Executivo. Quando a guerra começar, me avisem. Carabina de ar pronta.

  3. Não vai dar em nada. Um outro processo envolvendo o PR e o ex ministro da Justiça vai, em breve, fazer aniversário e nada aconteceu, mesmo havendo inúmeras confissões de um dos investigados de que era de seu interesse controlar a PF para que não fo...ssem seus familiares e amigos.

    1. Para os contras sim! Criticar qualquer um faz. Ponha-se no lugar e veja se é fácil lutar contra a correnteza!

    2. De qual governo você esta falando? Federal ou Estadual. Fizeram um estádio para a Copa e nenhum hospital. Receberam dinheiro público e enfiaram no cu. São anos e anos sem nenhuma preocupação com o básico, principalmente nesta cidade de Manaus, onde os governantes são os mais corruptos do mundo. (Morei lá) e só tem pilantra na administração do estado e município. Quando o prefeito pegou COVID veio se tratar em SP. Fdp, se cuida na sua cidade e veja o que não está sendo feito.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO