O que a oposição não entende sobre a Autoridade Palestina
A oposição ao governo Lula na Câmara dos Deputados (foto) apresentou um projeto para sustar o Acordo de Cooperação Técnica, firmado com a Autoridade Palestina, AP, em 2010. A alegação é de que o acordo seria uma "tomada de lado no conflito". O guerra atual, no entanto, não é entre Israel e a AP, e...
A oposição ao governo Lula na Câmara dos Deputados (foto) apresentou um projeto para sustar o Acordo de Cooperação Técnica, firmado com a Autoridade Palestina, AP, em 2010. A alegação é de que o acordo seria uma "tomada de lado no conflito".
O guerra atual, no entanto, não é entre Israel e a AP, e sim com o grupo terrorista Hamas.
A AP foi criada pelos Acordos de Oslo, de 1993, para governar a Cisjordânia e a Faixa de Gaza. Ainda que o seu presidente desde 2006, Mahmoud Abbas, tenha dito coisas escabrosas e mensagens internas da organização sejam fortemente contra Israel, a AP é o governo legítimo dos territórios palestinos.
Durante o conflito, a AP tem sido fundamental para que o Itamaraty consiga entrar em contato com os cerca de 30 brasileiros que estão no sul da Faixa de Gaza, aguardando para sair pela passagem de Rafah, que dá para a Península do Sinai, no Egito. Ainda que o Hamas controle a Faixa de Gaza, toda a comunicação é feita com a AP, já que o Hamas é um grupo terrorista.
"Temos que nos preocupar com o Hamas, não com a Autoridade Palestina. Mesmo que essa organização não seja perfeita, enfraquecê-la não traria nada de benéfico, até porque foi isso que permitiu o fortalecimento do Hamas", diz Anita Efraim, coordenadora de comunicação do Instituto Brasil-Israel.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
LUIZA HELENA FERREIRA NEIVA
2023-10-23 13:09:06Duda, acho que o Brasil, não entende nada sobre o oriente médio, Israel e Palestina.
Marcia Elizabeth Brunetti
2023-10-21 13:16:44Não sabem a diferença não, e o pior é que grande parte dos brasileiros também não consegue distinguir. Daí ficam fazendo essas manifestações em prol do Hamas mas com bandeiras palestinas. Pergunte aos universitários da UPS, que gostam de greves, se eles conhecem essa história e o que o Hamas é na verdade. Acho difícil que a metade deles saiba. Atualmente os estudantes universitários mal entendem das disciplinas que estudam.
Antonio
2023-10-21 05:13:46Qual o ganho para o Brasil, em cooperação técnica , em manter acordos com Palestinos?