Adriano Machado/Crusoé

O novo mantra de Lula

07.04.21 18:36

O político mineiro Zezinho Bonifácio costumava dizer pelos corredores do poder que as grandes mudanças políticas do país, nem sempre para melhor, são embaladas, em geral, pelo fato novo e pelo fato consumado.

Nas recentes conversas com lideranças de partidos de esquerda e de centro, o ex-presidente Lula tem recorrido à lógica utilizada pelo tetraneto do patriarca da Independência para dizer que sua candidatura ainda está em aberto, num discurso estrategicamente entoado para soar como música aos ouvidos dos interlocutores.

Para seduzir partidos como MDB e PSB de modo a atraí-los para sua aliança, o petista tem jurado que sua candidatura, embora seja o fato novo da política este ano desde a decisão do ministro do STF Edson Fachin de torná-lo elegível, ainda não é um fato consumado.

Lula não se está se referindo, claro, a eventuais reviravoltas no STF, embora elas ainda sejam possíveis. A questão é mesmo política. Com o gesto, ele quer livrar o PT da pecha de partido hegemonista, como se dissesse que, mesmo liderando a maioria das pesquisas, a legenda até estaria disposta a abrir mão da cabeça de chapa em 2022. Como diz a música, que virou meme: o golpe está aí, cai quem quer.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Parte dos eleitores do Brasil tem memória curta e estupidez política. Para presidente em 2022 nem Lula que seria nossa 4 cepa viral, muito menos Bolsonaro. Vai ter coisa menos pior em 2022. Uma terceira coluna de centro.

    1. #carvalhosaxmoro2022 - esta é a "salvação" do Brasil

  2. Já que estou ofendendo muares: O Ladrão (substantivo) é ladrão (adjetivo). Tá cheio de burro (adjetivo) que acha que não. Com o perdão dos burros (substantivo).

  3. Nem Lula ladrão ,nem Bolsonaro aloprado. Precisamos urgente de um candidato "normal", sem desvio de caracter e preparado para o desafio de um país quebrado

  4. Nem Lula, que deixou de ser confiável, pois distribuiu o dinheiro da Nação, inclusive para o próprio bolso e aceitou propinas ilegais e nem o negacionista Bolsonaro.

  5. O Bozo prefere perder para o Lularápio porque ele sabe que o Lularápio não o colocará não cadeia por genocídio. Qualquer outra alternativa significa que o Bozo responderá por crimes de genocídio tanto no Brasil como em Haia. Evidências não faltam. Está tudo aí disponível. A sequência de ações promovendo a pandemia ao invés de combate-lá é inquestionável. Bozo genocida, teu lugar é na prisão!

  6. Que o coronavírus e todas as suas cepas carreguem esse maldito ladralha e suas gangues para o quinto dos infernos, deixando o POVO BRASILEIRO e BRASIL EM PAZ!!!!

  7. E isso começou nos primeiros meses do governo Lula, em que foram se apropriando das instituições públicas, com o objetivo de cooptar, conciliar com os outros partidos, principalmente com o PMDB, para ter uma permanência duradoura no poder. E para isso eles precisavam de dinheiro, e tiraram o dinheiro das instituições públicas, como Petrobrás, BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), fundos de pensão, Caixa Econômica Federal etc. Eles chegaram a falir a Petrobrás

  8. É INACREDITÁVEL O QUE ESSE STF conseguiu realizar, é de desacreditar definitivamente a justiça, justiça não existe, só para ladrões de Galinha. Eu não sou advogado, mas fiquei estarrecido em ver que após 2 julgamentos, condenado em ambos, inclusive com aumento de pena, portanto indiscutível, em uma canetada o cara está livre e impune a todas atrocidades que sabidamente toda sociedade brasileira tem conhecimento. Eu nunca vi tamanha cara de pau o que esses senhores fizeram ao povo brasileiro.

    1. Por acaso há algum partido no Brasil que conseguir governar sem praticar ou tolerar a corrupção? Como aceitar essa promiscuidade desse desgoverno Bolsonaro com o Centrão?

    1. Quais petistas devolveram bilhões? Que eu saiba não há nenhum. Assim como na sentença de condenação do Lula, não há sequer um crime identificado por Moro.

  9. Como homem deste que roubou o que não tinha o povo brasileiro tem espaço na imprensa! Este homem deveria ser considerado morto pela imprensa! Isto chamo falta de vergonha da imprensa nacional!!!!

  10. Dá azar falar de gente da família Andrada. Veja o país em que vivemos, país onde eles ocupam cargos políticos há 200 anos.

  11. Vergonha do STF, STJ, PGR e dos 384 politicos enrolados com a justiça. 2022 vamos arrumar essa bagunça. Sugiro investigar os mais de 1,000 casos que prescrevem todos os anos a décadas no STF e STJ, vamos 🕵🏻‍♂️ seguir o 💰e usar 🚔👮🏽‍♀️ para de uma vez por todas esclarecer se tem ou não tem venda de prescrição de sentença. Vamos cruzar as informações entre Togados x Advogados milionários amiguinho x Clientes/réus e ver quem sao o togados e advogados liderem em casos prescritos. 2022 🇧🇷

  12. Só no Brasil que um condenado em tres instancias por 11 juizes tem os processos anulados monocraticamente porque o forum de Curitiba não era o competente. E querem convencer o cidadão comum que aqui existe justiça. É uma piada de mau gosto, o que temos é jogo de cena teatral permeada de juridiques com aquela capa preta horrorosa pra passar uma imagem de seriedade. É uma vergonha.

  13. REZA A LENDA QUE O BARBA ESTÁ CONFIANTE QUE SERÁ BENEFICIADO PELO PLENÁRIO DO STF MAS ESSA LAMÚRIA É CONVERSA PRA BOI DORMIR. NO FUNDO O MOLUSCO SABE QUE NÃO PODE CANTAR A VITÓRIA ANTES DO TEMPO. AS PEÇAS NO TABULEIRO SERÃO MEXIDAS CONFORME OS INTERESSES SÃO ANALISADOS. SE O PT NÃO PASSAR ESSA MENSAGEM QUE ELES TANTO BUSCAM E POSSIVELMENTE NÃO CONSEGUIRÁ IRÃO AMARGAR ESSA DERROTA QUE PARA O PAÍS SERÁ UMA VITÓRIA. O MOLUSCO É MALA DEMAIS PARA ENTRAR EM BOLA DIVIDA. CADEIA PARA O BRAHMA

    1. Jose diarreia,todos já percebemos que você ama o Luladrão,não precisa disfarçar,te pegamos ! Kkkk

    2. Kkkkk. Quer dizer que você já se considera derrotado pelo lularapio, kkkkkkk. Como sempre falo, bozistas são seres medíocres e covardes. Estão se tremendo todos por causa do molusco, kkkkkkkkkk. Para o teu desespero Mário Bozista, eu nunca votei no PT, da mesma forma como também não votei no teu dono genocida. Está é a razão pela qual eu tenho moral de esculhambar os dois lados. Mário. Sai do armário. Bozolulista enrustido!

    3. Já fazendo as contas com cargo dado pelo PT neh José, o PTista enrustido.

    4. João, você está certo. Bozistas são beócios e retardados!

    5. Você leu o que eu escrevi seu depravado? Se leu, não sabe interpretar texto. Fazer o que? Não se pode esperar alguma inteligência de um bozista degenerado, fracassado e psicopata!

    6. Com certeza o beócio comunista José votara no luladrao, seu ídolo comunista do fracasso.

  14. Acho que em 2022, se Lula ou Bozo for eleito, com a direita e a esquerda se digladiando, o Brasil deixará, definitivamente, de ser o eterno país de futuro. Passaremos a viver relembrando os “bons tempos” do passado!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO