Fellipe Sampaio/SCO/STF

O primeiro embate entre Gilmar e Mendonça, o candidato ‘terrivelmente evangélico’ ao STF

07.04.21 19:27

Ao reiterar sua posição contrária à liberação de celebrações religiosas no momento mais delicado da pandemia, o ministro Gilmar Mendes (foto), do Supremo Tribunal Federal, não poupou críticas a André Mendonça, durante sessão nesta quarta-feira, 7.

O embate entre Gilmar e Mendonça pode ser o primeiro de muitos. Defensor da realização de cultos e missas em meio a recordes de mortes pelo coronavírus, o pastor e advogado-geral da União é considerado um dos favoritos para ser indicado por Jair Bolsonaro ao STF à vaga que ficará aberta a partir de 5 de julho com a aposentadoria de Marco Aurélio Mello.

A leitura do voto de Gilmar durou pouco mais de duas horas. Entre uma fala e outra, o ministro fez questão de responder argumentos apresentados pelo possível colega de toga com grandes doses de ironia.

Ao defender o aval às celebrações, durante sua manifestação, o advogado-geral da União chegou a dizer que os cristãos “estão sempre dispostos a morrer para garantir a liberdade de religião e de culto”.

Gilmar não deixou barato. Ao final de sua intervenção, sem citar nominalmente Mendonça, o ministro declarou que, ainda que “qualquer vocação íntima” possa levar à escolha de entregar a vida pela religião, a Constituição Federal de 1988 não prevê “o direito fundamental à morte”.

O magistrado ressaltou a gravidade da pandemia, dado que o Brasil responde por 27% das mortes mundiais por Covid-19, e disse que o país tornou-se um pária internacional na condução da crise, como, segundo disse, desejava o ex-chanceler Ernesto Araújo.

“Diante deste cenário, faz-se impensável invocar qualquer dever de proteção do Estado que implica negação à proteção coletiva da saúde. Ainda que qualquer vocação íntima possa levar à escolha individual de entregar a vida pela sua religião, a Constituição Federal de 1988 não parece tutelar um direito fundamental à morte. A essa sutil forma de erodir a normatividade constitucional, deve mostrar-se cada vez mais atento este Supremo Tribunal Federal, quanto mais se o abuso do direito de ação vier em vestes farisaicas, tomando o nome de Deus para se sustentar o direito à morte”, disparou.

Mais cedo, Gilmar havia mencionado expressamente o nome do ministro ao se mostrar incrédulo com o argumento de que os transportes públicos e os voos aéreos continuam lotados e que, portanto, não seria problema preservar cerimônias religiosas.

O ministro afirmou que Mendonça parecia ter pousado no STF vindo de “marte“, “descolado de qualquer responsabilidade institucional“. Gilmar lembrou que, até a semana passada, o AGU ocupava o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública “e tinha responsabilidades institucionais, inclusive de propor medidas”.

“À União cabe legislar sobre diretrizes da política nacional de transporte. Veja, portanto, que me parece que está havendo aí um certo delírio nesse contexto geral. É preciso que cada um de nós assuma sua responsabilidade. Isso precisa ficar muito claro! Não tentemos enganar ninguém! Até porque os bobos ficaram fora da Corte“, afirmou.

Após o voto de Gilmar, o presidente do STF, Luiz Fux, adiou a conclusão do julgamento para esta quinta-feira, 8.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. André Mendonça não concorda com 10% das ideias e decisões do Bozo. Ele só não quer perder a vaga do STF nos 45 do segundo tempo, como aconteceu com o Moro. Se deixar o chefe insatisfeito não vira ministro eterno!

  2. Com eu já comentei no O Antagonista. Esse cara é um Escroque, mas, tenho que admitir que é inteligente e soube colocou esse André Mendonça em seu devido lugar. Um pateta, que só falta lamber as botas do seu guru Bolsoidiota.

  3. Sinto muito, mas a única coisa que me faria aplaudir esse sujeito seria se ele pedisse aposentadoria antes da compulsória. Olho para ele e só vejo o grande responsável pela manutenção da impunidade e da roubalheira dos políticos.

  4. DUAS horas para manifestar um voto? É gostar muito de exposição midiática! Mais eficiência por favor! Em 15 minutos todos os juízes poderiam votar a favor ou contra e disponibilizar na internet os motivos, argumentos, ponderações, etc... Nesse ritmo, nunca darão conta de julgar todos os processos que estão parados no STF, o que deve ser proposital. Os criminosos agradecem!

  5. Parabéns ao Ministro Gilmar Mendes. Voto lúcido, claro, isento, fundamentado pela Constituição Federal de 1988. Os argumentos falaciosos da AGU foram despidos e expostos a olhos nus. O Brasil preserva a vida, e não cultua a morte. Vida longa ao Ministro Gilmar Mendes!

    1. Vida longa, claro, concordo! Mas, de preferência no Afeganistão, Iraque, Síria...

    2. Tânia, tudo bem que o cara deu uma dentro dessa vez. Mas vida longa? o Brasil não merece isso...rs..

  6. Esse idiotazinho do dedé mandonça, tentando fazer o ""bonzinho bíblico"" é de revolver o estômago!!!!! Mais um indigente mental que acha que quanto pior, melhor, ou seja, se já é ruim o problema do transporte urbano congestionado como veículo eficaz de transmissibilidade da covid, porque não piorar tornando as ""igrejas"" a mesma coisa, não é mesmo, dedé acéfalo????

    1. Outro burro amestrado que kopia e kola a mente do dono-pai e amestrador dos burros.

  7. Mais um Hipócrita seu GM, como diz as escrituras sagradas. A crocolância continua aglomeração de sub-humanos, pois ninguém faz nada, metrô e ônibus nas capitais continuam as super-lotações e ninguem faz nada. Agora me dizer que culto ou missa não pode, o Estado invade uma seara que se diz direito natural, este prevalece sobre o direito escrito. A busca por um santidade, não importa qual, está ligado a natureza humana. Tomando-se as cautelas necessárias em templos e igrejas não faria mal nenhum

    1. Definiu bem esse palhaço 🤡 a teta secou. Ele deve ser os que tão recebendo do doria kkkk Crusoe também!!! Sem contar que deve ser um corno mau amado que não tem oq fazer. Aí fica postando um monte de bosta 💩 só pelos textos já da pra ver que é um doente depressivo 🤡🤡🤡

    2. Pronto falei, vá ver se o seu ídolo bozo está lá na esquina fazendo um golden shower! ..rs..

    3. Palhaço Bozo, só pode ser ex-funcionário público comissionado.....kkkkk.... que perdeu a teta do Estado, e resolveu ser comentarista free lance da Crusoé......kkkkkk.....manda o PIX que faço um só para ficar calado, que é mais produtivo...kkkkkkkkkk

    4. Resumindo, você acha que desgraça pouca é bobagem.

    5. Pronto falei, quero total distancia do seu grau de instrução. Seria descer muito o nível.

    6. Palhaço Bozo, o nome já diz tudo....Senso comum, se é que sabe o que é isso. E e bíblico, não jogue perolas aos porcos....Tenha melhor grau de instrução que depois debatemos.

    7. MC, pelo menos vc é sincero e não usa de meias verdades..rs..

    8. Eu acho que tem de liberar tudo, aglomeração nas igrejas, nas baladas e casas de jogos também. Tem que liberar sauna mista, eutanásia, aborto, a cadeirinha no banco de trás e os pontos na carteira de motorista.

    9. Olha o discurso "hipócrita" do bozista disseminador do vírus e, possivelmente, terrivelmente evangélico. E bota terrível aí. O cara quer nivelar tudo por baixo, já que o poder público não consegue controlar a aglomeração na cracolândia e tmbm as possíveis aglomerações nos ônibus e metrôs, então vamos liberar geral tudo e fazer a festa da disseminação do covid. Ocorre q quem pega Ônibus e Metrô, na grande maioria, não tem escolha. Já participar presencialmente de culto em igreja é bem diferente.

  8. Olá comentarista JOSE não sei qual o José mas o que comentado número de mortes. A Estatística deve ser real mesmo. Mas temos que levar várias coisas em consideração. Em primeiríssimo lugar,o que eu quero da estatística. Depois os fatores que vou usar para comparar e as condições destes fatores. É notório que está nascendo menos crianças. pois há mais de 9 meses,a maioria das pessoas, vem adiando seus Sonhos e Projetos de qualquer natureza. Segundo: mais gente mantida sob a doença,e ( SEGUE

    1. Mércia — Bons pontos. Entretanto, leve em conta que uma parcela grande da população não tem acesso à informação sobre planejamento familiar. Desta forma, a máquina de fazer a população não para de crescer a despeito da crise. Ter mais mortes que nascimentos parece ser um fato inédito na história recente brasileira.

    2. Mércia, o vírus é mortal, ele é altamente transmissível e uma parcela significativa dos contaminados acabam precisando de cuidados intensivos. Em pesquisa recente, de cada 10 intubados 6 estão morrendo. O que pode resolver o problema? VACINAS! Mas infelizmente não temos o suficiente p/ resolver isso. A única opção q resta agora é medidas de higienização e prevenção da disseminação do vírus. A saber: Máscara e isolamento. Mas nosso presidente se recusa a capitanear essas medidas. Bozo é genocida!

    3. estou esperando o restante do meu comentário,que foi interrompido por falta de espaço. Mas se não vier??? sei lá!.. concluo que estatística se inclina para onde se quer Muitos Nascimentos adiados ( as gestações) e muitas vidas prolongadas sem perspectivas, Gerando muuuitas mortes. pois é

    4. Os doentes mais jovens, ficam mais tempo internados,por terem mais resistência,( isso gera uma estatística de mais doentes internados) e consequentemente mais Mortes. Porque infelizmente oxigênio,e tubo não quer dizer CURA. ENTÃO SE DAZ A ESTATÍSTICA DE: MORTES X NASCIMENTOS. A Conveniência tbm é muito letal

  9. Se o Gilmar humilhou o tal de Mendonça, garanto que este não sentiu absolutamente nada. Aliás, é um interesseiro que só pensa na vaga no STF, que faz tudo para ser indicado pelo Capitão Cloroquina - é mais um mandalete deste que, se indicado vai votar como o Kassio Capacho, conforme o chefe quer. Os que se revoltam com o Gilmar tê-lo humilhado, para serem coerentes, deveriam também se revoltar com o Capitão que já o humilhou em várias vezes, assim como a outros ministros desmoralizados.

  10. No primeiro dia em que há mais morte do que nascimentos no Brasil, o Bozo passou o dia todo promovendo ações a favor do vírus e contra a população brasileira. O discurso do advogado genocida da união no STF pode ser considerado uma aberração jurídica. Ao mesmo tempo que o governoisa a religião para promove uma lei anti-aborto, ele usa a religião para promover uma lei pro-suicidio. Bozistas são tão medíocres, que eles não conseguem nem resolver as suas próprias inconsistências mentais.

    1. A Biblia diz que nos finais dos tempos vem o “anti-cristo” que irá promover muitas mortes. Tem gente que pensa fazer serviço pra Deus mas está servindo o Diabo. Se o profeta Zedequias ou Jeremias estivessem vivos hoje, não seriam recebidos nem pelas emas da esplanada.

    2. Falou muito e não disse nada. Deve ser um bozista com sérios problemas mentais, pois é incapaz de articular um raciocínio lógico sequer.

    3. A cada dia que conheço mais o ser humano, mais gosto do meu cachorro. Esta raça de PTralhas precisam ser estudados, qual o opióide que usaram que os mantem entorpecidos por um ladrão/corrupto por tanto tempo. Não veem um palmo a frente do nariz e quase sempre se julgam intelectuais. Falam em aborto como se o feto fosse um órgão da mulher, e não uma vida, mulher gravida deveria tirar um ruim, baço, fígado pois isso é dela, a outra vida não

  11. Esse indivíduo Gilmar Mendes faz uso do cargo para tentar humilhar as pessoas a todo momento, não merece nenhum respeito pois até hoje não ele sua corja não julgou nenhum processo de Renan Calheiros. STF maior problema do Brasil, vergonha da nação.

  12. Difícil é ver o Gilmar Mendes de qualquer jeito, uma pessoa desprezível que tenta sempre humilhar seu adversário , aproveitando da sua posição. Ainda penso que o maior problema do Brasil é o STF, vergonha da nação.

  13. Os brasileiros não aguentam mais... alguém precisa fazer algo pela nosso povo !Queremos vacina e sobreviver a essa tragédia humanitária que dura a mais de um ano , que nos assombra e Que nos paralisa diariamente, só delírios e loucuras !Deprimente ! Estamos órfãos😌! Devaneios e muita perversidade que nos atormentam diariamente ! Obtos sem precedente ,desempregos ! Fome! Miséria ! Vivemos cenas de Terror ! Nós não merecemos o que estamos passando ! Falta de Deus no coração! Política 🤢

  14. Sistema de governo, normalmente não democrático, baseado em decisões de juízes, magistrados, desembargadores, etc. Onde qualquer juiz de qualquer instância pode decretar o que bem entender se utilizando de mecanismos judiciais casuísticos para impor à sociedade, à um indivíduo ou instituição a sua percepção pessoal, ou servindo a uma ideologia ou grupo político em prejuízo da Ética, da Legalidade, da Moral ou dos anseios populares.

    1. não li todas as opções. Fiquei ansiosa para comentar O que Gilmau, pontuou. "Os bobos ficaram fora da Corte" não que eles sejam bobos, bobões. Isso NÃO. mas bobos no sentido de idiotas, inúteis, Aí a corte está cheia. E ainda por cima: NÃO ACEITAMOS QUEM QUEE QUE SEJA DIFERENTE DE NÓS. Simis diferentes,mas temos ALGO COMUM"

  15. Direito à morte? É realmente um delírio o que aconteceu com o AGU. E não estou do lado de Gilmar. Mas a vida não pode ser colocada em um prato como o AGU deseja.

  16. Nesta quinta-feira veremos a vitória do povo evangélico através do voto dos ministros do STF, Deus acima de todos e Brasil acima de tudo. Shalom

  17. O Brasil é um país laico . A Constituição é clara e lá existe o direito fundamental à vida e não à morte . O AGU teve único interesse.Claro , vergonhoso , obsequioso . Cacifar-se aos olhos do PR para ser recompensado com a cobiçada vaga ao STF. A decisão que virá do julgamento não se presta a suposta perseguição religiosa , nem entrar na seara de quem é mais ou menos temente à Deus. Trata-se de questão sanitária . Aglomeração ! Impedir que cheguemos a 5.000, 6.000 mortes diárias . Já não basta?

  18. No caso que está sendo julgado, dizer que a constituição não defende o direito à morte estaria perfeito se ao se contaminar de covid a morte fosse certa. Mas o mais irônico é ver Gilmar Mendes usar a constituição para basear seu voto. Oi seria para basear seu ataque?

    1. Talvez os dois Agnaldo. Mas dessa vez o Gilmar votou com coerência, bom senso e respeitando a CF88. Poucos sabem, mas ele foi um dos que ajudou a compilar todo o ordanamento de leis da CF88. Ele conhece ela muito bem e, infelizmente, muitas vezes abusa desse conhecimento em benefício próprio ou de seus pares políticos ao invés de usá-lo para benefício dos brasileiros. Mas dessa vez ele votou com coerência. Ele pode ser representante de muita coisa errada, mas ainda bem q não é negacionista tmbm.

  19. Quem é Gilmar Mendes??? Um bandido Crusoe é da turma do mamata conection Lockdown no Brasil so malandro e funcionário público que defende!!! Um crime que estão cometendo com a população pobre. Safados

    1. PB...todos os Bozistas cultuam o demônio. Basta ver o linguajar característico das criaturas bestiais!

    2. Alguém ai acredita que esses bozistas terrivelmente evangélicos são cristãos? Pelo nível do bovino, é dificil acreditar que realmente esteja preocupado com o culto cristão em igrejas. 🤣😂🤡

    3. 🐄🐄🐄🐄🐄🐄💩💩💩💩💩👹👹👹👹👹👹☠☠☠☠☠☠🤡🤡🤡🤡🤡🤣

    4. Pau mandado Esquerdopata de bosta Vai dar a bunda pro Lula Vai tirar sua mãe da zona Ela tá chupando o pau do Ciro Gomes Corno manso Sua mulher tá se chupando com a gleise Cornoooooio

    5. 🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄💩💩💩💩💩💩👹👹👹👹👹👹☠☠☠☠☠🤣

    6. O cheiro de bosta com certeza vem de vc Babaca Fdp Vai tirar sua mãe da zona

    7. Senti cheiro de esterco de bovino por aqui. Ah! E só um bozista zurrando e deixando um rastro de bosta por onde passa. 🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄💩💩💩💩💩💩🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡👹👹👹☠☠☠

  20. Caramba. A Cruzoé exaltando o Gilmar. Que incrível. Hah, mas estamos somente noticiando o fato. Pois é, mas com uma frese para cá e um livro para lá. Até a força da gravidade denuncia a tendência.

    1. Você gostaria que o beiçola fosse criticado, num raro momento em que ele age com sobriedade? Esse é o seu critério de bom jornalismo? A revista deveria enquadrar alguns como “ do bem” ou “do mal” e defendê-los à despeito do que fizer ? Isso funciona para torcida de futebol, mais quando extendido às práticas ideológicas, sejam políticas ou religiosas, vemos o lado mais sombrio do ser humano.

    2. Mas como eu disse anteriormente, esse momento pandemico é uma otima oportunidade para serenar o coração e, na intimidade do seu lar, mergulhar profundamente nos ensinamentos cristãos. Agora, já que se diz católico. Sabe muito bem que em templos pentecostais e neo pentecostais é impossivel haver culto sem aglomeração fervilhante. A forma de cultuar é totalmemte diferente do catolicismo.

    3. Marcelo, do jeito q vc fala parece até que o cristão nunca erra e nao tem defeitos. Seria maravilhoso se a vida de todos os cristãos fossem verdadeiramente reta. Mas acontece que os cristãos, assim como o resto da humanidade, são seres humanos cheios de defeitos e falhas. Do contrário trombariamos com um Jesus Cristo em cada esquina.

    4. Marcelo, o próprio Jesus se transmutou em luz. O seu negacionismo o impede de ir a fundo nos ensinamentos do cristo. Visto que toda a obra missionária dele é baseada exatamente na transmutação do proprio ser. Da geração da luz em meio as trevas. Vc pode se considerar cristão mas a palavra do cristo, parece, ainda está muito longe de ti.

    5. Sou católico. Cristão das antigas. Que trouxeram a bíblia aos dias de hoje. Que preservaram a bíblia dos pagãos. E para possibilitar que hoje tenhamos dentre os cristãos, antigos, novos, e supernovos, opiniões divergentes. Mas cristãs. Não existiria Bíblia hoje se não fossem os católicos nos primórdios da história cristã. O que nos divide não são nossas divergências. São nossos inimigos comuns.

    6. E olhem que não é fácil. A sua vida cíclica, deve se referir a sua bicicleta. A vida dos cristãos é reta. Não tem encruzilhada que possamos errar. Olhos abertos. Sempre. A vida não transmuta, a vida segue. Os verdadeiros cristãos, apesar de tentados sabem onde devem ir.

    7. A estrutura de muitas igrejas continuam funcionando. Perto de casa minha casa, por exemplo, tem um templo do Macedo. Nesses dias que ficou proibido o culto religioso eles montaram uma tenda na frente da igreja para auxílio, oração e aconselhamento. Claro, respeitando as medidas profiláticas de higienizacão, distanciamento e máscara. Não sou evangélico mas acho q o momento pede por coisas assistenciais semelhantes a isso. Sem necessidade de se aglomerar.

    8. Que bom que temos a habilidade de separar o joio do trigo.

    9. Marcelo, a verdadeira fé cristã e os ensinamentos do Cristo salvam e dão conforto sim. Mas o caso especifico, do julgamento da reportagem, mostra que determinados cristãos desejam usar os abençoados ensinamentos crísticos para disseminar a doença e a morte. A vida sempre foi cíclica, existe o momento de agir e transformar, assim como existe o momento de serenar e transmutar. Vivemos o segundo momento e os verdadeiros cristãos sabem q é um momento de reflexão intima com Deus.

    10. Pois é, suas narrativas parecem muito críveis, e dotadas de raciocínio lógico. Mas no momento que vivemos isto se torna desimportante. Creiam. As pessoas vivem melhor quando creem que alguém lhes dê conforto e aceitação. Pois bem. Damos conforto e aceitação a todos os minoritários. Isto nos pregam. Respeito e aceitação. Mas não aceitamos e muito menos respeitamos uma fé diferente. Para mim, no mínimo é ignorância, mas pode também ser visto como discriminação. Podemos sim pensar diferente.

    11. Acontece que dessa vez , o Gilmar acertou. É muita cara de pau achar que só se reza em público.

    12. Marcelo, eu vejo da seguinte forma: Crusoé trás uma notícia que mostra o quão patético e imbecil é esse mendoncinha terrivelmente evangélico, pois que toma um belíssimo pito de um ser repugnante e motivo de grande atraso e miséria para os brasileiros. Mas o mais impressionante de tudo isso é vermos que esse ser abjeto e desprezível está com a razão no referido caso, o que torna mais grotesco ainda a total falta de caráter, ética e conhecimento da CF88 pelo terrivelmente patético mendoncinha.

  21. JÁ COMEÇOU DANDO UM ESQUENTA NO BONECO DO BOZO. BEÇOLA VAI COMEÇAR AQUELA FAMOSA IRONIA QUE É A SUA MARCA REGISTRADA E DEVERÁ ENQUADRAR ESSE PATETA LAMBE BOTAS DO BOZO. NÃO SEI QUAL O PIOR DOS DOIS MAS EM TERMOS DE EXPERIÊNCIA NA ORCRIM O CAPACHO BOVINO TERÁ MUITO QUE APRENDER COM O PODEROSO CHEFÃO.

  22. A fé em Deus pode e deve ser praticada em casa, no distanciamento social, já o dízimo dos fiéis só se efetiva na oferta presencialmente...

    1. É falso seu argumento quanto aos dízimos; atualmente pode-se fazer depósitos em conta.

    1. Joãozinho continua negando a sua relação com o Lula. Fazer o que? Retardado com dois neurônios não é capaz de ver as ligações óbvias entre o Bozismo e o lulismo. Joãozinho cada vez mais medíocre. Coitado!

    2. Verdade PB. O que me impressiona é ver bozista criticando o protetor do dono deles.

    3. Bozolulista que proteje Luladrāo? Se toca Zezinho,o beiçola é da sua turma seu recalcado!!

    4. Jose, o correto é afirmar q ele é na verdade o rei dos coxinhas, mas com enorme autoridade sobre os reis dos mortadelas e bovinos. Tipo um chefão de máfia que comanda todos os tentáculos de uma organização criminosa de lesa pátria por baixo dos panos. Todas as maldades contra o Brasil e brasileiros, desde a época FHC ate os dias atuais, sempre tem o dedo podre dele por trás ou nas beiradas para facilitar a impunidade dos corruptos. Sim, até a familícia foi abençoada por suas decisões criminosas.

    5. Verdade. Ele livrou a cara dos filhos do Bozo e de outros Bozistas delinquentes. Não vá chorar Fábio, não vá chorar. Beiçola é bozolulista!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO