Jefferson Rudy/Agência Senado

O jogo político do camaleônico Renan

04.05.21 18:45

Com a abertura da temporada de depoimentos na CPI, o relator da comissão de inquérito, Renan Calheiros, pôde colocar em prática o que ele sabe fazer de melhor: ser ele mesmo.

Durante sua inquirição ao ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, o cacique alagoano adotou estilo camaleônico: ora ensaiou se comportar como o oposicionista que o governo tanto teme, ora pareceu se apresentar na pele do político interessado em desfiar os versos da cartilha do Planalto. Nada mais Renan do que isso.

Embora não tenha emparedado Mandetta, por exemplo, foi do senador do MDB de Alagoas a primeira pergunta sobre uma narrativa disseminada pelo bolsonarismo desde a última semana: a de que o ex-ministro desestimulou a ida de pacientes com Covid-19 ao hospital no início dos sintomas.

Renan também evitou que fosse lida uma carta, de 28 de março de 2020, enviada pelo então ministro da Saúde ao presidente Jair Bolsonaro com alertas sobre o avanço da pandemia no Brasil. A atitude de Renan amorteceu o impacto político do documento.

No primeiro ofício anexado aos autos da CPI, Mandetta recomendou que a Presidência da República mudasse seu posicionamento para acompanhar as recomendações do Ministério da Saúde, “uma vez que a adoção de medidas em sentido contrário poderá gerar colapso do sistema de saúde”, como revelou O Antagonista.

Ao final de sua participação na CPI, no entanto, Renan fez questão elogiar a participação de Mandetta, dizendo que o ex-ministro forneceu “informações relevantes para clarear o que ocorreu no início da pandemia”. Afirmou ainda que o depoimento mostrou que Bolsonaro “divergiu das orientações científicas, no isolamento e na cloroquina”.

A troca constante da cor da pele é uma tática conhecida do alagoano. Ao agir assim, Renan mostra que está sempre disposto a sentar-se à mesa para negociar com quem quer que seja. Por ora, como já revelou Crusoé, o relator da CPI é adepto da estratégia de deixar Bolsonaro sangrar até 2022. Lula, desde ontem em Brasília, agradece. Na última semana, porém, depois de um encontro do presidente da República com José Sarney na residência do cacique do MDB, Renan recuou da ideia de pedir ao STF acesso ao inquérito dos atos antidemocráticos e do que apura os supostos ataques a ministros da corte. Desta vez, quem agradeceu foi Bolsonaro.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O político algoano sempre foi um expert em atuar em campos minados e se aproveita do frágil desgoverno para tirar vantagens de alguma forma. Pende pro lado que mais lhe convier, está na espreita e em dado momento dá o golpe fatal.È evidente que tudo isso faz parte de uma grande negociação que envolve cargos, vantagens, verbas, e principalmente lá na frente se associar a quem dirigir os destinos da "nação vilimpeada chamada Brasil" em 2022.

  2. O cangaceiro ,nunca teve uma conduta ética ,pro país .DEVE ESTAR NEGOCIANDO BENESSES E FAZENDO ACORDOS .linha Ciro Nogueira do partido podre .PP

  3. Essa CPI está se encaminhando para terminar em pizza. Pizza de mussarela, sem nenhum outro recheio, pizza insossa, basicamente água, farinha e quase nenhum sal!

  4. Esse reninho calhordas é o típico dançarino da música vigente on time. Deveria, há muito, estar na cadeia mas, quem sabe será o primeiro bandido de utilidade pública, não é mesmo?! Depois a gente descarta.... também.

  5. O Renan deve ter inspirado o Tim Maia, quando ele cunhou: "Este país não pode dar certo. Aqui prostituta se apaixona, cafetão tem ciúme, traficante se vicia e pobre é de direita". O Renan é tudo isso ao mesmo tempo, ele e o Sarney.

  6. O Renan é um dos maiores cretinos da nossa política. A projeção destes políticos pilantras de Alagoas, deveria pelo menos ser refletida em alguma coisa, já que o estado é o que tem o menor IDH do Brasil.

    1. Concordo com o Ricardo, quem não tem cão caça com gato, diz o ditado. Deixe o Renan ferrar o genocida.

    2. Muita calma neste momento : Inimigo do meu inimigo é meu amigo!!

  7. Definitivamente, a Democracia não deu certo no Brasil. Aqui na Terra de Sta. Cruz o que pegou, floresceu e se alastrou foi mesmo a CLEPTICRACIA

  8. Definitivamente, a Democracia não deu certo no Brasil. Aqui na Terra de Sta. Cruz o que pegou, floresceu e se alastrou foi mesmo a CLEPTICRACIA

    1. Se não me engano, esse "reflorestamento ", foi bancado com ajuda do, Aero-fabe. Lemram?

    2. Obs: Se não estou enganado, esse "reflorestamento ", foi feito, com ajuda do, Aero-fab. Me corrijam se estou errado.

  9. Que credibilidade tem essa CPI com esse bando de velhos corruptos? Conseguiram escapar graças ao STF de todos os roubos que fizeram e agora querem tirar do poder o que não está roubando. É o fim mesmo.

    1. Concordo contigo PB. Entretanto, já vejo que tem muita gente desistindo de ser gado.

    2. Coitadinho do Julio, ele acha q o papai bozo e suas crias pestilentas não são corruptos. Que tristeza de ver essa gente se auto colocando antolhos para não enxergar o óbvio. Eita vida de gado...

    1. Ominho ( com o mesmo), desqualificado, cachorro , ladrao . Me desculpemos cachorros. Para que serve uma porcaria destas no congresso ? Que bem fez na vida até hoje? Descendentes pagarão . Acabando a pandemia o povo varrerá esses lixos humanos .

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO