Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Depoimento de Mandetta traça caminhos para a CPI

04.05.21 19:46

O extenso depoimento de Luiz Henrique Mandetta (foto), destrinchado ao longo de cerca de sete horas, reforçou o arsenal da CPI da Covid contra o governo Jair Bolsonaro. Com a apresentação de relatos de conversas, observações e datas-chave, o ex-ministro da Saúde pavimentou o caminho para a investigação, que, agora, deve mirar a obtenção de documentos para comprovar a responsabilidade do presidente e de integrantes do alto escalão do governo em ingerências indevidas na pasta.

À CPI, Mandetta afirmou que, na pandemia, Bolsonaro não quis uma liderança “técnica” e disse acreditar que o presidente se aconselhava com um “assessoramento paralelo” para alinhar a postura do governo federal às suas conveniências políticas, ao invés de ouvir as orientações do corpo técnico do Ministério da Saúde.

As explicações a respeito da orientação do uso da cloroquina consumiram boa parte do depoimento. Mandetta assegurou que a decisão de ampliar a produção do medicamento ocorreu à margem do Ministério da Saúde e relatou que, certa vez, durante uma reunião no Planalto, chegou a ver uma minuta de decreto  destinada a alterar a bula da medicação a fim de permitir a prescrição para pacientes diagnosticados com Covid-19. A proposta, no entanto, não prosperou.

O ex-ministro acrescentou que a Advocacia-Geral da União chegou a alertar Bolsonaro que a compra de medicamentos para tratar a Covid-19 sem comprovação científica, como a cloroquina, implicaria em improbidade administrativa.

Sobre a discordância entre ele e Bolsonaro a respeito do isolamento social, Mandetta contou ter enviado uma carta ao presidente em 28 de março de 2020, com alertas sobre o avanço da pandemia no Brasil. No documento, o ex-ministro recomendou que a Presidência da República mudasse seu posicionamento para acompanhar as recomendações do Ministério da Saúde, “uma vez que a adoção de medidas em sentido contrário poderá gerar colapso do sistema de saúde e gravíssimas consequências à saúde da população”.

O ex-deputado federal do DEM também incluiu em seu depoimento relatos sobre a família e o entorno do presidente. De acordo com o ex-ministro, o vereador Carlos Bolsonaro era figura carimbada em reuniões do Ministério da Saúde e se dedicava a fazer anotações, embora não houvesse nada que justificasse a sua presença. O deputado Eduardo Bolsonaro, por sua vez, teria agido para comprometer as relações entre Brasil e China. Eu tinha dificuldades, por exemplo, nas relações com a China. Eu tinha um Ministério de Relações Exteriores que eu precisava muito porque eu era dependente de insumos que estavam na China, insumos que eu tinha que trazer para dentro do Brasil. Então, era mais do que necessário que nós tivéssemos um bom diálogo com a China. Tinha dificuldade com o ministro de Relações Exteriores. O outro filho do presidente que é deputado, o Eduardo, tinha rotas de colisão com a China, através do Twitter”.

Não bastasse às menções aos filhos 02 e 03 do presidente, Mandetta ainda lançou luz sobre a ação do governo na tentativa de se blindar na CPI, mencionando o nome do ministro das Comunicações, Fábio Faria. Ao responder Ciro Nogueira sobre a orientação para que pacientes ficassem em casa e só procurassem hospitais em caso de agravamento da doença, o ex-ministro revelou que, na véspera, havia recebido a mesma pergunta por WhatsApp do ministro das Comunicações, Fábio Faria. Segundo Mandetta, percebendo o erro, Faria rapidamente apagou a mensagem. A artilharia foi montada.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Tadinho do Mandetta. Queria ver ser entrevistado pelo jornalista da BBC, que depois de ouvir Dória dizer horrores do presidente, mandou: o Sr., pelo q conta, pretende se candidatar ao cargo e concorrer co. ele. Muito bom!

  2. Quem viu todo depoimento, sendo minimamente imparcial, sabe que foi uma patuscada, coisa de panfletagem, que confrontada com os fatos e mesmo pronunciamentos, atos de ofício assinados, entrevistas e postagens nas redes sociais, Mandetta é desnudado pelo próprio Mandetta. Cru$oé publicou que Mandetta era indicação ruim para a Saúde, mas agora, a mesma Cru$oé faz campanha extemporânea em favor do Mandetta. Certa$ mudança$ tão radicai$ têm lá $ua$ motivaçõe$

  3. Também poderiam escrever: " Depoimento de Mandetta traça caminho rumo à Presidência". Daria no mesmo. É curioso como a imprensa parece ter esquecido os mortos E, agora, só falam na CPI. Impressionante MESMO.

  4. trata-se de ministro oportunista politico , que depois cospiu no prato que comeu. Envolvido em falcatruas na area de planos de saúde. Durante pandemia, fez shows diarios e não tinha tempo para trabalhar. Um fracasso.

  5. Não é novidade, mas os comentários aqui comprovam que a petezada assumiu o controle da ilha do jornalismo. Só não entendi porque ainda não entregaram a direção desse jornaleco ao Reinaldo Azevedo. Uma grande injustiça.

  6. O objetivo final e adequadamente planejado para a CPI é o IMPEACHMENT do Presidente, obviamente. Para os senadores, nada importa as 400 ou 450 mil mortes. O importante é o impeachment e ter logo o General Mourão no governo. Com Mantreta já abriram mais caminhos. Vamos lá, firme aí. Nada de reformas, nada de orçamento, nada de acabar com supersalários, nem acabar com Foro Privilegiado, nem a volta da Prisão para condenados em segunda instância. Nada, nada. Só o impeachment importa p eles.

  7. SE OS INTEGRANTES FOREM ÉTICOS E CORRETOS SIM ,já deu para ver a postura para tumultuar do GIRAO ,e do Nogueira ,que só apoia por 💰💰

  8. O PR finge que governa e seus filhos monitoram ministros com potencial para possível adversário, a fim de destituí-los caso sejam "protagonistas". Foi assim com Mandetta, com Moro e com todos os outros. Ao final não temos mais um governo e seus ministros, mas Bolsonaro e seus capachos, para prejuízo do Brasil! Só na republiqueta das bananas um participante não convocado, que não faz parte do governo, participa de reuniões de Ministério e fica fazendo anotações no bloquinho. Coisa de mafioso...

  9. O tresloucado PR se macumunou com o Ministro da Economia para deixar a pandemia se alastrar e matar idosos aposentados, de forma a reduzir os gastos com a previdência e assistência social. O genocídio praticado até reduziu a longevidade dos brasileiros em 2 anos! Hoje tem mais de 400 milhões de brasileiros que choram a perda de seus entes queridos! Cadeia é pouco pra eles.

    1. Infelizmente tudo indica que esse foi o plano. Por isso o PR combateu os que queriam e os que ainda querem combater a Covid-19.

    2. Deve ser isso, Jose. Como você escreveu, deve ter sido para diminuir os gastos da Previdência que o genocida matou 410 mil brasileiros. Tá certo que na pressa foram alguns que só pagavam e não recebiam aposentadoria, mas tudo bem. Com o General Hamilton Mourão a partir de Setembro na Presidência, tudo será diferente: o vírus será inativado, as UTIs esvaziadas, as vacinas sobrando, e sem incêndios na Amazônia e no Cerrado. A maravilha nos espera. Viva o Brasil.

  10. Bolsonaro precisa ser apeado do poder AGORA...pelo que vi no dia primeiro de maio, o gado é grande e pode reeleger essa coisa.

    1. O Palhaço Bozo está certo. Não foi pão com mortadela no último dia 1 de Maio, mas foi qq outra coisa comprada q fizeram o circo. Vamos logo com o impeachment como o Palhaço quer. E vamos logo com o Grande General Hamilton Mourão na Presidência. Pelo fim do vírus, pelo fim das UTIs lotadas, pelas vacinas e medicamentos para intubação. Tudo pelo melhor do país com Mourão. Vamos lá, Bozo.

    2. Que nada! Abriram a porteira do cercadinho para os bovinos zurrarem e sujarem as cidades, mas foi muito pouca gente. Tmbm houve aliciamento para idiotas úteis fazerem parte no filme de terror macabro do dia 1 de maio, pagaram 150 reais e custearam condução e alimentação para a festa bizarra em favor do vírus e das mortes. Nada diferente da quadrilha vermelha q comprava idiotas úteis com pão com mortadela para fazerem número no circo pitoresco dos vermelhos tmbm em defesa de seus bandidos.

    1. é necessário, providencial e indispensável abrir todas as cortinas e deixar expostos, arejados e claros todos os meandros das ações dessa gang de inomináveis perversos e exponenciais ignorantes, para que comecemos a desinfestaçao da bandidalha boçalnalha, exatamente como fizemos com a bandidalha petralha!!!! Coisa maravilhosa o exercício da verdade!!!! Prossiga nessa rota, Dr. LUIZ HENRIQUE MANDETTA!!!!!

  11. Uma gangue, ou uma organização criminosa, tentando de tudo pelo poder. Isso pode acabar feio. muito feio, pra esses comunistas de merda. Como disse o Verme humano José Dirceu. Estão querendo tomar o poder. Mais antes disso, vai correr muito sangue. Um AI5 cairá muito bem nessa hora. Espero que dessa vez as FFAA faça um trabalho bem feito. Não deixem criminosos, assaltantes, sequestrador pra contar história.

    1. o André tomou muita cloroquina. Deixe de ser idiota, ser contra este governo genocida não é ser petista e muito menos comunista, apenas ter bom senso, acorda cara!

    2. Acorda bovino sequelado. Ainda da tempo de tirar os antolhos e ver o seu ídolo Bozo abraçado ao Lula e gargalhando da mediocridade bovina de seus rebanhos idiotizados.

  12. Parabéns Mandetta, chega de mentiras neste país, porque ficar blindando um incompetente? Esse cara não sabe de absolutamente nada, e os filhos ficam opinando nas decisões deste país. Já basta um que não sabe nada é mais 01,02 e 03 haja 😤😤

    1. Tchau, adeus, bye bye, so long, farewell, adieu, arrivederci, aufwiedersehen, f*-se

    2. Não precisa anunciar para os demais leitores...vai em paz

  13. A luz do sol é o melhor detergente.O PT e toda a esquerda acreditam que matar a candidatura de Bolsonaro em 2022, vai eleger o Lula. Querem transformar 400000 brasileiros mortos em 20000000 de votos pro-Lula.Vão tentar o impeachment por crime de responsabilidade e terão munição para isso.Mas não vão culpar o Pazuelo, por temor. Uma candidatura de centro é desejada por todos que querem um país livre da corrupção. Somos 60% dos votos. Fiquemos atentos.

    1. E a luz da ciência é o melhor desinfetante! Mandetticid neles!

    1. Esclarecedoras e inquietantes as declarações de Mandeta.

    2. Esclarecedoras e inquietantes as declarações de Mandeta.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO