Milei agradece ao Brasil por cuidar da embaixada na Venezuela
Apesar das relações abaladas entre Brasil e Argentina — motivada principalmente pelo antagonismo de seus presidentes — o chefe de Estado argentino Javier Milei fez nesta quinta-feira, 1º, um agradecimento público ao governo brasileiro. Em seu perfil no X (antigo Twitter), Milei agradeceu ao Itamaraty por auxiliar a embaixada argentina na Venezuela a manter suas...
Apesar das relações abaladas entre Brasil e Argentina — motivada principalmente pelo antagonismo de seus presidentes — o chefe de Estado argentino Javier Milei fez nesta quinta-feira, 1º, um agradecimento público ao governo brasileiro.
Em seu perfil no X (antigo Twitter), Milei agradeceu ao Itamaraty por auxiliar a embaixada argentina na Venezuela a manter suas operações após a expulsão do encarregado de negócios argentino do país pelo ditador Nicolás Maduro.
AGRADECIMIENTO A BRASIL
Agradezco enormemente la disposición de Brasil a hacerse cargo de la custodia de la Embajada argentina en Venezuela. También agradecemos la representación momentánea de los intereses de la República Argentina y sus ciudadanos allí.Hoy el personal…
— Javier Milei (@JMilei) August 1, 2024
Diz a íntegra da mensagem, em espanhol:
"AGRADECIMENTO AO BRASIL
Agradeço enormemente a disposição do Brasil a proceder com a custódia da Embaixada argentina na Venezuela. Também agradecemos à representação momentânea dos interesses da República Argentina e seus cidadãos ali.
Hoje, o pessoal diplomático argentino teve que abandonar a Venezuela como represália do ditador Maduro à condenação que fizemos da fraude que praticaram no último domingo.
Não tenho dúvidas que em breve reabriremos nossa Embaixada em uma Venezuela livre e democrática.
Os laços de amizade que unem a Argentina com o Brasil são muito fortes e históricos.
A Venezuela respeitará assim o estipulado na Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas e a Convenção de Viena sobre Relações Consulares"
Com isso, os seis venezuelanos da equipe de María Corina Machado que estavam asilados na Embaixada Argentina passam a ficar sob a custódia das autoridades brasileias.
Na tarde de segunda-feira, 29, após o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) garantir uma nova "vitória" eleitoral a Nicolás Maduro, o governo de Caracas expulsou diplomatas de sete países como represália a contestações do resultado eleitoral, que teve perseguições a candidatos de oposição, pouca transparência no processo eleitoral e indícios de fraude na contagem das atas eleitorais — todas a favorecer mais um mandato do ditador.
Desde então, o pessoal da diplomacia do Peru, Argentina, República Dominicana, Uruguai, Costa Rica, Panamá e Chile tiveram de deixar Caracas. A embaixada brasileira, reaberta neste ano, ainda permanece operante.
O aceno é um sinal diferente na relação entre os dois chefes de Estado, já que Lula e Milei não se bicam. O petista já cobrou desculpas públicas do argentino, pelo que entende serem comentários dele contra o governo e o povo brasileiro; Milei — que já veio ao Brasil mas não se encontrou com Lula — o chama constantemente de corrupto e comunista.
Leia mais em Crusoé: Peru reconhecerá González Urrutia como presidente da Venezuela
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Amaury G Feitosa
2024-08-01 17:06:29A Argentina é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil é ambos tem interesses maiores a preservar.