Divulgação

O estranho Índice de Livros Proibidos de Santa Catarina

09.11.23 11:52

A secretaria de Educação de Santa Catarina determinou a retirada de nove livros do acervo bibliotecário das escolas públicas do estado sem explicar os motivos da decisão.

O ofício, que foi distribuído às instituições de ensino catarinenses na terça-feira, 7, é assinado pelo supervisor regional da Educação, Waldemar Ronssem Júnior, e pela integradora Regional de Educação, Anelise dos Santos de Medeiros. 

“Determinamos que as obras listadas abaixo sejam retiradas de circulação e armazenadas em local não acessível à comunidade escolar”, afirma o documento.

Entre as obras banidas pelo governo de Jorginho Mello (PL-SC) estão obras da literatura fantástica, como It: A coisa, de Stephen King; Laranja Mecânica, de Anthony Burgess; e Donnie Darko, Richard Kelly. 

Completam a lista: Exorcismo, de Thomas B. Allen; A química entre nós, de Larry Young e Brian Alexander; Coração satânico, de William Hjortsberg; Ed Lorraine Warren: demonologistas – arquivos sobrenaturais, de Gerald Brittle; Os 13 porquês, de Jay Ascher; e O diário do diabo: os segredos de Alfred Rosenberg, o maior intelectual do nazismo, de Robert K. Wittman e David Kinney.

Ao criticar a “agenda ideológica” do governo no Enem, o governador Jorginho Mello afirmou que sua gestão está “preservando nossos valores e investindo pesado no futuro das crianças e dos jovens”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO