O dilema de Arthur Lira para enterrar a PEC da Segunda Instância
O presidente da Câmara, Arthur Lira, é um dos maiores opositores da PEC da Segunda Instância, mas o cacique do Progressistas enfrenta um dilema para enterrar a proposta. No último dia 8, sob sua coordenação, partidos do Centrão manobraram para evitar a votação do texto, com a troca de 17 integrantes da comissão especial criada...
O presidente da Câmara, Arthur Lira, é um dos maiores opositores da PEC da Segunda Instância, mas o cacique do Progressistas enfrenta um dilema para enterrar a proposta. No último dia 8, sob sua coordenação, partidos do Centrão manobraram para evitar a votação do texto, com a troca de 17 integrantes da comissão especial criada para discutir o projeto. Agora, o presidente da casa e seus aliados divergem sobre o que fazer com a PEC já que, a depender da decisão, ela pode trazer desgastes para o próprio Lira.
Durante a semana, o presidente da Câmara afirmou que a decisão do relator da PEC, Fábio Trad, de retirar de pauta o relatório da proposta, temendo que ela fosse rejeitada, contrariava o regimento. E cogitou dissolver o colegiado.
O problema é que se Lira levar adiante a ideia de extinguir a comissão especial criada para discutir a PEC da Segunda Instância, ele terá necessariamente que submeter o texto da proposta ao plenário da Câmara.
Configurado esse cenário, qualquer tentativa de adiamento de votação da proposta será atribuída diretamente a Lira, já que é ele o responsável por definir a pauta. "Enquanto o assunto está na Comissão, o presidente da Câmara pode lavar as mãos, independentemente do desfecho. A partir do momento que vai para plenário, se a PEC não é votada, a culpa é de Lira. E ele não quer se queimar ainda mais com a opinião pública", afirma um parlamentar ligado a ele.
A decisão do presidente da Câmara deve ser anunciada depois do recesso.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Francisco
2021-12-23 10:26:55A solução para todos os problemas que atrasam o desenvolvimento brasileiro e, único, a corrupção, repudiada por significativo percentual da população, será a eleição do MORO, reserva moral do Brasil
Márcia
2021-12-21 13:27:13Quem vota em Lira ??????? por favor, pelo bem do Brasil, revejam as atitudes deste senhor, todas para proteger corruptos
Natal Valdir Lenarduzzi
2021-12-21 10:42:27Até quando seremos reféns da segunda turma de abutres? Segundo eles, ladrões deixaram de sê-lo. E o honesto Moro é, agora, desqualificado pela escória GM, DT, NM e RL do STF de araque, de decisões esdrúxulas que favorecem sempre os bandidos.
Marcello
2021-12-20 19:33:48Quem tem coragem em votar num sujeito desses? (E em tantos outros, da mesma estirpe). Desse jeito, não há solução para o nosso sofrido e espoliado Brasil!
Dalton
2021-12-20 14:36:26Se o Maia não fez grande coisa para o Brasil, mas essa lacraia do Lira é muito pior. O que fez até agora? Trabalhando para ver e aprovar PEC que trazem benefícios para seus polpudos bolsos. Ele é um corrupto de primeira linha.
Ricardo Kehdy
2021-12-20 08:48:24Executivo corrupto, Judiciário corrupto, Legislativo corrupto. O país se encontra submerso em um mar de corrupção. O que fazer? That´s the question!
Manoel
2021-12-20 06:29:56Lira é corrupto, logo, sabe que a prisão em segunda instância o levará a prisão mais rapidamente.
Claudio Roberto Moreira Da Rocha
2021-12-19 23:17:30Darth Vader 2022!!!!
Helio
2021-12-19 15:08:46Quando o presidente veto e seus deputados e senadores aliados votam pra derrubar o veto do presidente, significa que o veto era de mentirinha. Tudo combinadinho como sempre pra enganar o pobre povo brasileiro. O povo vai pagando a conta dos privilégios, da corrupção, da incompetencia administrativa, do desperdício, dos altos salários dos funcionários públicos. Haja imposto pra pagar tudo isso.
ANTONIO
2021-12-19 13:23:45Lira vai dar um jeito de enterrar essa PEC, já que a aprovação da mesma pode leva-lo para a cadeia.