Alan Santos/PR

O dilema de Arthur Lira para enterrar a PEC da Segunda Instância

18.12.21 14:25

O presidente da Câmara, Arthur Lira, é um dos maiores opositores da PEC da Segunda Instância, mas o cacique do Progressistas enfrenta um dilema para enterrar a proposta. No último dia 8, sob sua coordenação, partidos do Centrão manobraram para evitar a votação do texto, com a troca de 17 integrantes da comissão especial criada para discutir o projeto. Agora, o presidente da casa e seus aliados divergem sobre o que fazer com a PEC já que, a depender da decisão, ela pode trazer desgastes para o próprio Lira.

Durante a semana, o presidente da Câmara afirmou que a decisão do relator da PEC, Fábio Trad, de retirar de pauta o relatório da proposta, temendo que ela fosse rejeitada, contrariava o regimento. E cogitou dissolver o colegiado.

O problema é que se Lira levar adiante a ideia de extinguir a comissão especial criada para discutir a PEC da Segunda Instância, ele terá necessariamente que submeter o texto da proposta ao plenário da Câmara.

Configurado esse cenário, qualquer tentativa de adiamento de votação da proposta será atribuída diretamente a Lira, já que é ele o responsável por definir a pauta. “Enquanto o assunto está na Comissão, o presidente da Câmara pode lavar as mãos, independentemente do desfecho. A partir do momento que vai para plenário, se a PEC não é votada, a culpa é de Lira. E ele não quer se queimar ainda mais com a opinião pública”, afirma um parlamentar ligado a ele.

A decisão do presidente da Câmara deve ser anunciada depois do recesso.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A solução para todos os problemas que atrasam o desenvolvimento brasileiro e, único, a corrupção, repudiada por significativo percentual da população, será a eleição do MORO, reserva moral do Brasil

  2. Até quando seremos reféns da segunda turma de abutres? Segundo eles, ladrões deixaram de sê-lo. E o honesto Moro é, agora, desqualificado pela escória GM, DT, NM e RL do STF de araque, de decisões esdrúxulas que favorecem sempre os bandidos.

  3. Quem tem coragem em votar num sujeito desses? (E em tantos outros, da mesma estirpe). Desse jeito, não há solução para o nosso sofrido e espoliado Brasil!

  4. Se o Maia não fez grande coisa para o Brasil, mas essa lacraia do Lira é muito pior. O que fez até agora? Trabalhando para ver e aprovar PEC que trazem benefícios para seus polpudos bolsos. Ele é um corrupto de primeira linha.

  5. Executivo corrupto, Judiciário corrupto, Legislativo corrupto. O país se encontra submerso em um mar de corrupção. O que fazer? That´s the question!

  6. Quando o presidente veto e seus deputados e senadores aliados votam pra derrubar o veto do presidente, significa que o veto era de mentirinha. Tudo combinadinho como sempre pra enganar o pobre povo brasileiro. O povo vai pagando a conta dos privilégios, da corrupção, da incompetencia administrativa, do desperdício, dos altos salários dos funcionários públicos. Haja imposto pra pagar tudo isso.

    1. juntamente com o Bozo e seus filhos comprovadamente ladrões.

  7. Não interessa à maior parte dos políticos a aprovação da prisão em segunda instância, eles temem serem os primeiros a a serem atingidos por ela. Como estã, nunca serão presos!

  8. 1- Em 2016, Gilmar Mendes e Dias Toffoli votaram à favor da prisão em 2a instância. Em 2018 mudaram o voto sem qualquer explicação. O único fato novo, era que a Lava Jato tinha, através de um trabalho SÉRIO, ampliado o número de condenados, dentre eles o ex-presidente Lula. Carlos Bolsonaro em 2018 era favorável a prisão em 2a instância. Será que depois que foi implicado com a rachadinha, o vereador continua apoiando?

    1. Você mesmo deu a explicação, PAULO. Justiça política, principalmente esses dois: Gimar e Toffoli. Ambos envolvidos até o pescoço com a corrupção. Perceberam, como os Bolsonaro e outros tantos que mudaram de ideia que se continuassem com o apoio, estariam dando tiros em seus próprios pés.

    2. meu fie canalhice não se explica .. faz-se.

    3. 2- Enquanto tivermos uma JUSTIÇA POLÍTICA em conluio com os POLÍTICOS, não vamos sair do mar de lama. Moro 🇧🇷

    1. simples votem na Heloisa Helena kkkkkk.

  9. Este rei Artur bandido Lira de ha muito se tornou digno de ser excluido de ser parlamentar pelo povo alagoano, mas diante desta sacanagem de nao votar a pec da segunda instancia, o povo alagoano nao vai reelege-lo, vai passar a borracha neste cara pra sempre amem.

  10. Essa legislatura não vai deixar saudades. O Lira só trabalha coordenado pra manter os tres poderes blindados. Será difícil avançar essa pec da 2a instância e a do foro privilegiado. Tomara que os eleitores de Alagoas se lembrem dos danos que ele tem imposto ao País

Mais notícias
Assine agora
TOPO