Emilia Silberstein/ Divulgação

De extrema-esquerda, Unidade Popular disputará o Planalto sem abrir mão do fundão eleitoral

18.12.21 16:09

Militante de movimentos sociais de luta pela moradia, Leonardo Péricles alcançou o que o presidente Jair Bolsonaro não conseguiu. O mineiro de 40 anos criou um novo partido em 2019, o Unidade Popular, que participará em 2022 de sua primeira eleição presidencial.

É o próprio Péricles, presidente da sigla, quem vai disputar o Palácio do Planalto e se juntará à oposição a Jair Bolsonaro no ano que vem. A pauta do partido de extrema-esquerda inclui críticas aos grandes monopólios e ao capitalismo.

“A prioridade é acabar com a fome, com o desemprego e com a miséria no Brasil. Hoje, está escancarado o papel dos grandes monopólios, que enriqueceram com a pandemia. O grande capital é corresponsável por tudo, porque ele sustenta essa política econômica que impõe tamanha miséria contra o nosso povo”, diz.

Para Péricles, Bolsonaro precisa ser derrotado porque “levou o país a uma profunda recessão”. “É um governo que está mais preocupado em dar um golpe do que resolver os graves problemas sociais. Por isso, a base do programa é apresentar um novo modelo de desenvolvimento econômico e social”, afirma.

Além da contribuição de filiados, a legenda poderá contar com até 3 milhões de reais do fundão eleitoral para poder, entre outras coisas, caprichar na crítica ao capitalismo. Em 2020, durante a disputa municipal, a Unidade Popular recebeu 1,2 milhão de reais em recursos públicos. Com a decisão do Congresso de destinar cerca de 5,7 bilhões de reais para a disputa eleitoral, quase o triplo do liberado no ano passado, o montante repassado à UP também vai crescer substancialmente.

Apesar de dizer que a distribuição do dinheiro “não é democrática”, Péricles afirma que a legenda não abrirá mão do recurso do fundão.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. contra o capitalismo, mas aceita de bom grado o dinheiro do fundão. Já está mostrando para que veio. Mais um partido para mamar nas tetas.

    1. KEDMA num comentário convidei você e outros para fundarmos a FNF Frente Nacional Futurista para preparar o canelau ignorante para o Século XXII . este sabido aí que se diz comuna até o talo levou molim molim $ 1,2 milhões pagos por quem? adivinhe .. ô negocim bom danado . ah tudo sem um único representante no ridículo copnresso nacional aí fato relevante a favor claro . e inda gozaram o Bolsonaro kkkkkk . depois o radical sou eu ...

  2. É impressionante como toda a marginalha ladralha petralha, toda a comunalha, todos os bandos nazi-facista, todo bolsonéscio e todo fanático em geral ""góóóóóósssstttiiiaaa"" desse gesto idiota e ridículo de punho cerrado levantado, que só lembra violência, sôco, ódio e congêneres!!! É a marca registrada de todo mau elemento raivoso, ladravaz, violento e patético! Mas por um lado, é até interessante, porque nos facilita distinguí-los de longe e de perto!..🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗....😆😆😆😆😆😆....

    1. 🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🌞 PRESIDENTE DR. SÉRGIO FERNANDO MORO e o SEU TIME DOS NOSSOS SONHOS EM 2022. 🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🌞 

  3. O discurso comunista não cola mais, sempre a mesmice que o povo é um coitado explorado pelo capitalismo e blá...blá....blá. A China comunista tem um capitalismo selvagem. Porque este partido não distribui para os pobres o dinheiro do Fundão eleitoral já que defende as minorias vítimas do sistema. É ruim hein!!! É tudo uma farsa pra enganar os trouxas que votam nestes pseudolíderes que gostam de whisck 12 anos, etc.....

  4. Mais um alegórico saído das cavernas, parado no tempo e espertalhão escolado para lesar o erário e tentar atormentar ainda mais o POVO BRASILEIRO e o BRASIL nas próximas eleições. Apenas isso.

    1. Precisamos lutar para erradicar a maldita praga da corrupção que assola e degrada tudo no país inteiro e ter planos sólidos, consistentes e eficazes de desenvolvimento, sem as nocivas e farsantes palhaçadas ideológicas que nos levam à barbárie e ao atraso infindos!!! Pra cima de todos eles, juntos com o 🌞🇧🇷🌞 DR. SÉRGIO FERNANDO MORO🌞🇧🇷🌞!!!! VOSSA EXCELÊNCIA É A NOSSA ÚLTIMA CHANCE DE DAR UM SALTO PARA A CIVILIDADE E PARA UM FUTURO DE ORDEM E PROGRESSO!!!! 🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🌞

    2. 🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷🌞 PRESIDENTE DR. SÉRGIO FERNANDO MORO e o SEU TIME DOS NOSSOS SONHOS EM 2022.🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷🌞

  5. Sra. Jornalista, a senhora é da imprensa da extrema direita? Pois é assim que a extrema direita trata o que chama "extrema esquerda", tentando censurar atos absolutamente legítimos, com denúncia de manchete. E de lambuja fazer campanha para a volta do financiamento empresarial de campanha. 

    1. A questão da manchete tendeciosa virou uma prática na imprensa de forma geral, esquerda, direita, radical ou não. Também não aprecio e acho que desvaloriza o texto, mesmo quando é pertinente. A repórter, que por sinal é ótima, pode dispensar esse recurso.

    2. Caro Emílio, a repórter poderia ter dito: sem abrir mão - como os demais partidos - do fundo eleitoral, que por enquanto ainda é ferramenta legal. No mais esse partido “novo” mantém a mesmíssima receita da esquerda velhaca: muito grito indignado no palanque e ataque ao capitalismo sem fazer menção de onde virão recursos ( isso lá interessa?) para afinal acabar com a pobreza. A única diferença para o velho pt é que esse aí ainda não pôs a mão no grosso dos nossos impostos.

    3. Queridos, idiotices fora, o que trato aqui é a diferença de dar uma notícia e fazer uma fofoca abobalhada, do tipo desta última que tenho encontrado cada vez mais nas matérias destes "jornalistas" da Crusoé. Ao invés de informar, e fazer as pessoas pensarem e escolherem melhores candidato(a)s, as atira contra quem não pensa como o eguinho deles manda.

    4. 2- Será que o processo começa por colocar às mãos em 3 milhões, subir num barril de chope e gritar a plenos pulmões: COMUNISMO JÁ! Mas isso já foi tentado várias vezes, a última na Venezuela, e só distribuíram a miséria, algo que o político da matéria, diz querer combater. Moro Presidente 🇧🇷

    5. 1- Emilio, como temos esta ferramenta de interação, vou fazer uso dela para questionar a sua crítica à jornalista. Ela não aponta que o financiamento empresarial é melhor. Sabemos que a Democracia tem um custo, porém para um país pobre como o Brasil, é sensato esse custo ser de 6 bi? Faço uma provocação. Como a extrema esquerda, que tem uma visão caquética, pretende distribuir riquezas, sem criar riquezas, que são fruto do empreendedorismo e da inovação?

  6. Bozo conseguiu melhor, do jeito que queria, um partido pra chamar de meu, com mais de 1 bilhao na mao pra gastar com o socio Valdemar da Costa mensaleiro Neto. Isto significa muito mais do que o Bozo sonhou. Moro presidente, o certo da forma certa, e muito melhor pra gente sofrida deste Brasil, Lavajato e prisao de politicos safados, vagabundos ja, ja, JAIR.

  7. Este fundao do centrao ladrao ja da pra abrir mais uns 500 patidos, 1 pra cada deputado federal deixando todos mais milionarios do que ja sao, e vamos que vamos Brasilzao pro alem do fundao do poco, e de la nao sair jamais. Nao se preocupem, pois a nossa alegria consiste em dar boa vida a vcs deputados e em troca recebemos quase nenhuma saude, educacao, seguranca, transporte, mas em breve muuuiiito circo pra nos divertirmos e reelegermos os mesmos de novo. Moro presidente, o certo da forma certa

  8. pelo menos o nosso fundão arrrombado vai fazer rico mais um além da Marina .. tai um bom negócio . vou convidar o PAULO o MENEZES88 o Nyco a Kedma e o fino Ferreira para fundarmos a LFN ou Legião Futurista Nacional ficando a inserção da humanidade no mundo do século XXII . o patrono será o Eduardo Suplicy doido como eu mas gente da melhor qualidade e o hino será Blowind in The Wind cantado pelo Pablo Vitar.

Mais notícias
Assine agora
TOPO