Divulgação/Alesp

Novo líder do governo Doria foi delatado junto com irmão de Toffoli pela OAS

15.04.21 16:04

O governador João Doria, do PSDB, indicou como líder do seu governo na Assembleia Legislativa o deputado Vinícius Camarinha (foto), do PSB, partido comandado em São Paulo por Márcio França, adversário do tucano na eleição de 2018.

Ex-prefeito de Marília, Camarinha foi delatado pelo ex-presidente da OAS Léo Pinheiro junto com seu antecessor na gestão municipal do interior paulista, José Ticiano Dias Toffoli, que é irmão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal. Crusoé relatou esse capítulo da colaboração premiada em outubro de 2019, na edição 76.

Segundo Léo Pinheiro, Camarinha e Ticiano pediram e receberam propina e dinheiro de caixa dois de campanha em troca de um contrato de 106,8 milhões de reais da OAS com o Departamento de Água e Esgoto de Marília, o DAEM, para concluir três estações de tratamento de esgoto.

Aos procuradores da Lava Jato, Pinheiro disse que um cunhado de Ticiano Toffoli pediu 1 milhão de reais para comprar a renúncia do prefeito da cidade na época, Mário Bulgareli, do PDT, o que permitiria ao irmão do ministro do STF assumir o comando da cidade, o que ocorreu em 2012.

Mais tarde, segundo a delação, uma nova cobrança de propina foi feita para bancar a campanha de reeleição de Ticiano, que acabou perdendo a disputa para o agora deputado Vinícius Camarinha. Segundo o delator, o atual líder do governo Doria na Assembleia também pediu propina para dar andamento ao contrato direcionado pelo seu antecessor com a OAS. Ele nega a acusação.

Apesar dos indícios, a delação envolvendo o irmão de Toffoli e o líder de Doria foi arquivada em setembro de 2019 no STF pelo ministro Edson Fachin, a pedido da então procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que alegou não haver provas suficientes contra os ex-prefeitos de Marília.

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. e ainda dizem que a crusué é do PSDB...parabéns pela independência da revista. Doria, Lula, Bolsonaro, Serra, Temer, Aecio, Gilmar, Tofolli, Aras...todos iguais. Acorda Brasil!

    1. Rogério de vez em quando é impossível, senão dará muito na vista...

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO