Nelsinho Trad planeja viagem aos Estados Unidos para discutir tarifas
Segundo o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, o diálogo é a estratégia ideal para o Brasil diante do tarifaço de Trump

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS), disse nesta semana que está organizando a ida de uma comitiva de parlamentares aos Estados Unidos para ajudar o Brasil a sair da mira do tarifaço do presidente americano, Donald Trump, e, assim, não ter seus produtos taxados em 10%.
Segundo o senador, dialogar com os Estados Unidos é a estratégia ideal para o Brasil adotar nesse momento para tentar reverter a imposição da tarifa.
"Eu recebi no nosso gabinete o encarregado de negócios da Embaixada Americana [Gabriel Escobar], e, de uma forma clara, foi dito que esse é o melhor caminho a ser trilhado", afirmou Trad, em entrevista exclusiva a O Antagonista e a Crusoé.
"Inclusive, nós propusemos fazer a volta dessa visita na Embaixada Americana, e já levar lá o nome de três deputados e três senadores para a gente poder ir numa missão aos Estados Unidos a fim de estreitar laços diplomáticos para a gente poder tirar o Brasil dessa questão [o tarifaço]".
Conforme Trad, nas conversas entre os dois países sobre a imposição da tarifa de 10%, o Brasil precisa "colocar na mesa" que compra muito mais dos Estados Unidos do que o contrário, ou seja, é uma relação de mercado que já dá lucro para os americanos. Além disso, apontar que as duas nações tem 200 anos de relações diplomáticas.
Ainda na entrevista, o senador disse que, com o tarifaço, o Mercosul e a União Europeia serão forçados a apressar a concretização e a colocação em prática do acordo de livre comércio entre o dois blocos. "Porque a partir do momento que ele passa a ser praticado, você vai aliviar eventuais prejuízos que a sobretaxação está causando, não só na América Latina, que é a questão do Mercosul, como também na Europa".
Confira a íntegra da entrevista:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)