Adriano Machado/Crusoé

MPF abre apuração preliminar sobre improbidade na conduta de Pazuello

26.01.21 20:40

O Ministério Público Federal no Distrito Federal abriu uma apuração preliminar sobre a conduta do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello (foto), frente à crise no sistema de saúde de Manaus, no Amazonas, a fim de verificar se há indícios da prática de improbidade administrativa.

O órgão vai analisar o uso de recursos públicos para a compra de medicamentos “cuja eficácia para o tratamento da Covid-19 tem sido reiteradamente contestada pela comunidade científica“, enquanto a capital manauara vivenciava a falta de cilindros de oxigênio e de leitos para o atendimento da população.

A apuração preliminar ocorre após o ministério enviar ofício à prefeitura de Manaus para cobrar a prescrição de cloroquina a pacientes infectados pelo novo coronavírus. No documento, revelado pelo jornal Folha de São Paulo, a pasta pede o aval do Executivo municipal para visitar unidades médicas destinadas ao tratamento de pacientes com Covid, “para que seja difundido e adotado o tratamento precoce como forma de diminuir o número de internamentos e óbitos decorrentes da doença”.

Assinada pela procuradora Luciana Loureiro de Oliveira, a Portaria que determina a apuração preliminar de improbidade administrativa cita Jair Bolsonaro como envolvido, mas não esclarece se a conduta do presidente será avaliada pelos procuradores.

Na última sexta-feira, 22, o Tribunal de Contas da União, TCU, pediu esclarecimentos ao Ministério da Saúde sobre a posição do governo federal quanto à orientação do uso de cloroquina e hidroxicloroquina para o tratamento da Covid-19.

O despacho aconteceu depois de uma auditoria realizada pela área técnica da Corte de Contas identificar ilegalidades no uso de recursos públicos para a distribuição por meio do sistema único de saúde dos medicamentos para o combate à doença.

Na esfera criminal, a postura de Pazuello diante do colapso no sistema de saúde amazonense é investigada pela Procuradoria-Geral da República. O inquérito tramita no Supremo Tribunal Federal.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Que Danielli não vá para a cadeia sozinho..que o mandante MOR do genocídio vá junto. Vergonha ,horror ter este presidente monstro e seu capacho impeachment e ..cadeia para os 2

  2. Bem feito para esse capacho de proto-ditadorzinho, que todo o peso das mais de 200 mil mortes caia sobre seus ombros para aprender a não ser pau mandado de um presidente mau caráter, louco e genocida.

  3. Lamentável que o Exército Brasileiro tenha que sair manchado desse governo incompetente, por pura conivência de alguns de seus membros!

  4. E o Cmt do Exército, também Cmt efetivo de todo general da ativa, mesmo que ministro, está quietinho no seu canto, assistindo aquele (Exército) ser desmoralizado por um capitão, que coloca todo dia o Gen da ativa gordinho numa fria. Dizem que militar da ativa não fala, mas será que o Cmt não lembra que o Mourão, Villas Boas e outros oportunistas, qdo na ativa e a Dilma estava no fim, passaram a criticá-la abertamente? Fala alguma coisa Cmt! Defenda o Exército e seu subordinado! Seja homem!

  5. PAZZUELLO É TRANSFORMADO EM BODE EXPIATÓRIO PARA OS CRIMES EXPLÍCITOS, COM CENAS GRAVADAS, COMETIDOS PELO PRESIDENTE BOLSONARO. É A MESMA HISTÓRIA DO MENSALÃO SE REPETINDO. VÁRIOS BOIS DE PIRANHA FORAM JULGADOS, MAS, O CHEFE DA QUIDRILHA FICOU DE FORA NO CASO DO DESVIO DE ALGUNS MILHÕES DO BB. DEU NO QUE DEU, O POVO O RE-ELEGEU PARA UM SEGUNDO MANDATO E O CHEFE DA ORCRIM, ENTÃO, MAIS CONFIANTE, CHEFIOU O BILIONÁRIO PETROLÃO. O MINISTRO É UM MERO JOGUETE PARA BOLSONARO, ELE É O VERDADEIRO CHEFE.

  6. 1.0 Eu tenho um conhecimento acima do senso comum, no que diz respeito a medicamento. Muita gente acha que os médicos entendem tudo de medicamentos, o que muitas vezes não é a realidade. O Bolsonaro se valeu de médicos obscurantistas e investiu tudo na cloroquina. Isso foi insano, pois enquanto o mundo corria atrás das vacinas, nosso Ministério da Saúde, procurava desovar o estoque comprado. Por mais que você falasse que o medicamento não funcionava, mais fake news eram divulgadas.

    1. 2 1 Leonardo, e tem o inteligente que é inteligente, eu.

    2. O Leonardo está descrevendo o dono genocida e necrófilo dele, né?

    3. Médico que não é médico, farmacêutico que não é farmacêutico, químico que não é químico, o diploma é de charlatão.

    4. 1.1 Chegou ao ponto do Alexandre Garcia divulgar a cloroquina na CNN: "a primeira em desserviço", sem um contraponto. Agora o general Pazzuelo tenta voltar atrás. Mas para ele é tarde. Ele avançou demais. Ele obedeceu demais. Agora, e os médicos que divulgavam na televisão sem qualquer comedimento? E o Bolsonaro que levantou a cloroquina no cercadinho, tal qual a cena do filme Rei Leão? Não coloque somente nas costas do general. Tem muito mais gente com culpa no cartório.

  7. O Pazuelo é apenas ventríloquo do Bolsonaro, está servindo de boi de piranha e estragando sua carreira militar por ir na onda do ex-capitão.

  8. Para que apurar com mais de 220000 mil evidências? O correto seria decretar prisão preventiva dele e do dono dele para evitar que eles continuem maltratando a população brasileira.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO