Câmara dos Deputados

Ministro: ‘o mundo’ espera vacina contra coronavírus para o 2º semestre

27.01.20 17:25

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (foto), afirmou, nesta segunda-feira, 27, que laboratórios americanos iniciarão em breve testes contra o coronavírus. “O mundo espera uma vacina para o semestre que vem”, declarou. 

De acordo com o chefe da pasta, vacinas dependem da capacidade de produção, e a cobrança de patentes não cabe em casos como o do coronavírus. Apesar deste horizonte, o principal objetivo do Ministério da Saúde, diz Mandetta, é controlar a circulação do vírus no país. “Importante é estarmos atentos para controlar a circulação de vírus aqui [no Brasil] até a solução da vacina chegar”, alegou.

A Organização Mundial de Saúde, OMS, elevou o risco de contágio da doença de moderado para elevado, nesta segunda-feira. Segundo informações de agências de notícias internacionais, 81 pessoas morreram em decorrência da contaminação na China.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A teoria da conspiração corre solta logo abaixo. Os laboratórios são todos do mal; criam os vírus. Eis a teoria. Ninguém vê a enorme poluição que há na China, onde cidades ficam em permanente smog (tal como na antiga Londres do fog) e as pessoas normalmente usam máscaras em suas locomoções. Além disso, a higiene local ainda é questão de saúde pública. Ninguém se lembra da recente peste suína que dizimou o rebanho chinês. É uma questão de degradação ambiental séria e de habitos culturais locais.

    1. Independente da origem do vírus, é bom os brasileiros começarem a rezar para que o viris não chegue ao país. Se chegar, será um desastre de grandes proporções, pois a saúde e a pesquisa de saúde foi toda sucateada pelo Bozo. Só não quero ver Bozistas zurrando de dor por aqui. Já foram avisados!

    2. O arrivista salta logo com sua diatribe ofensiva. Ei vi de perto e há 40 anos atrás, como os grandes laboratórios tratam de seus interesses junto às populações carentes. Inclusive no Nordeste brasileiro, com seus hormônios anovulatórios, seus antibióticos milagrosos, entre outros. E a guerra química a bem pouco desencadeada na Síria é também teoria conspiratória? E os ataques no Japão, ao final do século? As pestilências africanas que redundaram no HIV são obra da poluição?

    3. Tic-tac, tic-tac. Dia 30 tá chegando. Contagem regressiva!

  2. A FAMOSA FALÁCIA DOS GRANDES LABORATÓRIOS. A receita vinda de vacinas no MUNDO a fora caiu nos últimos anos , então agora inventam uma nova doença para vender uma nova vacina. Lembram da gripe aviária? Todos estamos vivos, e do influenza ? todos vivos... Será que só eu conheço pessoas que tomam vacina contra gripe e mesmo assim pegam a doença? Uma vacina que todo ano muda e nunca resolve o problema? Convenhamos.....

  3. Patentes...pagamentos no mundo todo...laboratórios poderosíssimos com privilégio de pesquisa, um vírus novinho em folha a cada dois anos; África, Índia, agora China como a bola da vez. Geopolítica implacável, interesses concentrados, operações dissimuladas, governos impotentes ou coniventes (quando não protagonistas - arsenais químicos). G. Soros. Não dá p/evitar imaginar coisas... Ou talvez eu esteja lendo demais John LeCarré.

    1. Que bom que fosse apenas sua última hipótese. Que bom que LeCarré fosse apenas mais um ficcionista muito imaginativo.

  4. O Virus se espalha antes mesmo de se manifestar sintomas no paciente, leva 14 dias para o primeiros sintomas surgirem, portanto é bem provável que pessoas vindo da china como produtos manuseados por tais chineses já tenham tido contato com brasileiros.

Mais notícias
Assine agora
TOPO