Paulo Maiurino é o novo diretor-geral da PF; delegado assessorava o presidente do STJ e foi secretário de Alckmin

06.04.21 18:40

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, anunciou nesta terça-feira, 6, o delegado Paulo Gustavo Maiurino (foto) como sucessor de Rolando Alexandre de Souza na direção-geral da Polícia Federal.

Maiurino atuava como assessor especial de Segurança do presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, no Conselho da Justiça Federal, que ele também preside — o magistrado é o mesmo que abriu de ofício um inquérito sobre a Lava Jato, suspenso na última semana pela ministra do STF Rosa Weber.

Entre outubro de 2019 e setembro de 2020, o delegado ocupou o posto de secretário de Segurança do Supremo Tribunal Federal. Antes disso, foi subsecretário de Estado de Segurança Pública e secretário de Esportes de São Paulo durante o governo Geraldo Alckmin, indicado pelo Republicanos. Maiurino também atuou como subsecretário de Inteligência da Secretaria de Segurança do governo de Wilson Witzel.

O novo diretor-geral trabalhou ainda como assessor de Relações Internacionais da direção-geral da PF, chefe da Interpol Brasil e comandante da instituição em Chuí, na fronteira do Rio Grande do Sul. Em 2006, participou da investigação do mensalão do PT e do chamado “mensalão mineiro”, ao lado do delegado Luiz Flávio Zampronha.

O nome do delegado chegou a ser aventado para o comando da PF em 2020, quando o ministro do STF Alexandre de Moraes impediu Jair Bolsonaro de empossar Alexandre Ramagem. À época, no entanto, o presidente optou por Rolando, homem ligado ao atual diretor da Agência Brasileira de Inteligência.

Além da mudança na chefia da PF, Anderson Torres anunciou a escolha de Silvinei Vasques para substituir Eduardo Aggio no comando da Polícia Rodoviária Federal.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A PF e o MP só funcionaram a favor do Brasil quando Moro estava no Ministério da Justiça. É só pegar os dados dos primeiros meses da administração de Moro e comparar. Simples assim. Publiquem os dados e deixem que o povo brasileiro tire suas próprias conclusões!

    1. Para não esquecer. VITÓRIA DO BEIÇOLA 😈😈😈

  2. Foi mais um golpe na PF. Operação encobre corrupção a todo vapor. Meus pêsames Brasil. Ou vocês removem o genocida do poder ou vocês serão condenados a sofrimento extremo pelos próximos meses.

  3. Nem Lula, nem Bolsonaro. Estamos com MORO22 ou, se ele não entrar nessa disputa, qualquer um outro, que não seja do Centrão, nem do PT.

  4. ASSESSORANDO O CARA QUE PRESSIONA OS PROCURADORES DA LAVA JATO..TEM COISA ERRADA AÍ. O BOZO E SUAS MALUQUICES. ESTAMOS TENDO RECORDES DIARIAMENTE DE MORTES PELA COVID E+ DE 14 MILHÕES DE DESEMPREGADOS, STF E STJ SENDO BLINDADOS PELOS VERDADEIROS SUSPEITOS COMO O BEÇOLA E SUA GANGUE, ENTÃO É REALMENTE UM CAOS ESSA SITUAÇÃO. ESPERAR ATÉ 2022 VAI SER UMA TAREFA UM TANTO QUANTO DIFÍCIL PARA O COMBATE À CORRUPÇÃO E O DESMANTELAMENTO DESSA ORCRIM. MAS DO QUE NUNCA TEMOS QUE NOS LIVRAR DO LULA+BOZO.🚔

    1. O IDIOTA AQUI É VOCÊ FILHA DA PUTA PUXA DE BANDIDO MERECE IR PRA VALA. NÃO TEMOS TEMPO PRA TOLERAR GENTE DA TUA LAIA. CUIDADO E CANJA DE GALINHA NÃO FAZ MAL A NINGUÉM. NEM O PALHAÇO TAMPOUCO O LADRÃO IRÃO SER ELEITOS POR MOTIVOS ÓBVIOS. AGORA CADA UM TEM SUAS CONVICÇÕES E ATÉ 2022 MUITA ÁGUA VAI ROLAR. ENTÃO SEU MERDA COMEÇA A PENSAR NO QUE FALA PQ PARA QUE O RAIO CAIR NO MESMO LUGAR É UMA CHANCE BASTANTE REMOTA. SE MORO NÃO FOR CANDIDATO DEVERÁ APOIAR ALGUÉM E É NESTE QUE IREMOS VOTAR. VALEU?

  5. esse é o governo mais danoso dos últimos anos !!! quando votei nele, acreditei, que seria menos danoso que o PT, que faria menos estragos no combate a corrupção, que fortaleceria a lava jato !!! os estragos que estão sendo feitos, levarão décadas pra consertar !!!!

    1. Exatamente isso que, pensei! Estamos no mato sem cachorro...

    2. Em 2022: Nem Lula nem Bozo e uma faxina no congresso!

    3. Concordo em tudo!! Voto mais decepcionante da minha vida. Me sinto traído por esse psicopata.

  6. Não quero saber de assinatura do EM poi assinei antes do Natal de 2020 e dó recebi um jornal apesar de ter feito pagamento pelo cartão sempre e nunca consegui qualquer resposta. Quiz ajudar um jornal que sempre gostei mas vi que o nível do mesmo está tão baixo que não vale a pena siquer querer ajudar. Enterrem e joguem cal em cima!...

    1. A instituição polícia federal não compactua com o erro.Infelizmente,recebem ordens de quem é nomeado pelo presidente.Estão de mãos atadas.Triste é que uma instituição sofrer perseguições só fará que a corrupção se alastre e a impunidade tb.E esse governo está destruindo a instituição,os membros estão desmotivados e se sentem como palhaços,pois se esforçam mas são minados por poderes superiores

    2. Verdade ,o PSICOPATA BOÇALNARO já perdeu totalmente a NOÇÃO do que faz

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO