Secretaria dos Esportes do Estado de São Paulo

Novo diretor da PF é primo e ex-assessor de político preso por corrupção

06.04.21 20:15

Novo diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Gustavo Maiurino é primo e ex-assessor do ex-deputado federal Marcelo Squassoni, do Republicanos, que foi preso pela PF em 2019 em uma investigação sobre desvios milionários em contratos do Porto de Santos.

Maiurino trabalhou no gabinete do ex-parlamentar em 2015, três anos antes da deflagração da Operação Círculo Vicioso, responsável por mirar as fraudes em Santos e levar Squassoni à cadeia. Segundo o Ministério Público Federal, o ex-parlamentar liderava um esquema que recebia mesada de até 60 mil reais por mês em troca de contratos no porto e que teria movimentado pelo menos 1,6 milhão de reais.

Em 2016, o delegado foi alçado ao cargo de secretário de Esportes do governo de São Paulo. À época, a pasta integrava a cota de indicações políticas do PRB, atual Republicanos, que integrava a base do ex-governador Geraldo Alckmin na Assembleia Legislativa. A influência de Squassoni foi decisiva para que o delegado assumisse o cargo. Hoje, o Republicanos abriga o senador Flávio Bolsonaro e outros aliados do Planalto.

Maiurino ficou dois anos à frente da pasta de Esportes em São Paulo. Em 2018, quando Márcio França assumiu o governo paulista, ele foi secretário-adjunto de Segurança Pública do Estado. No ano seguinte, foi convidado pelo então governador Wilson Witzel, do PSC, para ser subsecretário de Inteligência da Secretaria de Segurança. Até então, Witzel era também um aliado de Bolsonaro.

Após três meses no governo do Rio, o delegado foi convidado pelo ministro Dias Toffoli para ser o secretário de Segurança da corte durante sua gestão. Em setembro do ano passado, Maiurino foi nomeado na segurança do Conselho de Justiça Federal pelo presidente do STJ, Humberto Martins.

Foi nesse período atuando nas cortes superiores do Judiciário em Brasília que Maiurino se aproximou do recém-empossado ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, que o indicou para comandar a PF. À época, Torres era secretário de Segurança do governo de Ibaneis Rocha, no Distrito Federal. A familia do novo delegado-geral da PF tem trajetória na Segurança Pública. O pai dele é coronel aposentado da Polícia Militar e o irmão policial federal.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Até prova em contrário os atos do primo se referem ao próprio primo. Quando houver prova concreta de wue houve envolvimento também do recém-empossado voltaremos a comentar. Atire a primeira pedra quem não tem na família alguém desabonador.

  2. Ter um primo ou um parente envolvido em falcatruas não é motivo para desqualificar uma pessoa para exercer um cargo público. Pelo menos é minha visão desapaixonada.

  3. Isso aqui não tem salvação! infelizmente cada um que cuide de si pois estamos em um navio furado e só tem bote salva vidas pra uma classe social CORRUPTOS.

  4. Mais um pau mandado que adora poder e dinheiro e que está cheio de amigos daquele tipinho. Muito bem relacionado, Tofolli e companhia.. Brasil não tem jeito podemos desistir.

  5. Só uma pequena consideração, sem levar em conta parentesco. De 2015 a 2021 (começo.. ) são mal completados 6 anos.. Quantas indicações, mudanças de cargo.. de instituição.. promoções.. Até pra um carreirista da "administração politiqueira" o cara tá bem.. Não é qquer um q consegue essa façanha. Interessante é q justamente por ser tão.. "brilhante", não pode ter acumulado experiência em nenhum dos locais/posições por onde passou.. Ou seja, não dá depreender onde/pq/como se tornou tão brilhante...

    1. Falando claro: nesse país de Bananas & Coroneis não conta o Talento, mas as Amizades. Por isso tb. o Brasil é uma porcaria! Amem

  6. Percebe-se agora que após àquele fatídico dia 22 de abril de 2020, data da vergonhosa reunião do Bozo e sua troupe, a passagem livre para ter acesso ao desgoverno do Minto, resume-se à apresentação de um bom currículo que deve conter um relacionamento político de preferência com o Centrão, conhecer os balcões da justiça, ser negacionista, formação técnica meia boca, e por fim, obedecer às ordens sem qualquer contestação. Tudo por amor à patria. Que maravilha!

  7. Brasil em Lockdown atingiu o maior número de mortes por Covid por dia. Será que esses Governadores entenderam, ou precisa desenhar ?

    1. Palhaço é ficar assistindo ou lendo mídia Fake. Mas, se vc não fosse tão Assassino quanto estes jornalistas que não informam e sim emitem opiniões técnicas (?$$$$!?) poderia tentar ler artigos técnicos (também tem resumo para os que não “conseguem ler e preferem figurinhas). Procure seu médico de confiança... imbecilidade também mata!

    2. Palhaço que não sabe ler o mundo mas fica se enrolando no estrume do seu mito criminal!

    3. você é desafortunado de inteligência mesmo? ou só faz o papel?

    4. Afrânio novamente! Fora Araraquara, não houve Lockdown no Brasil!!!!!!!!

    5. Deixaram a internet do presídio ligada novamente. Os Bozistas, como o Afrânio, estão vomitando asneiras em tudo que é lugar!

  8. Este ai parece que é daqueles "deixa disto", pelo visto mediador que está para Flavinho, que por sua vez está para o amigo do amigo de meu pai, que por sua vez está com demais comparsas para ex presidiarios, senadores, deputados que por sua vez estão com empreiteiros diretores das estatais e tals e tals.. Deu para entender que tudo continuará parado abafado e engavetado..

  9. Me conte aí o que a ver o c... com as calças? Bah! Grande investigacao grande descoberta. Vai ganhar Prêmio Marques de Sabugosa de jornalismo.

    1. Sim, chefe da Polícia Federal com largo envolvimento com políticos corruptos e juiz pai de corrupto e tem gente achando udo normal... Gado é cego mesmo...

  10. RESUMO: MAIS UM INCOMPETENTE QUE TRABALHARÁ PARA A ORCRIM. TEM TODAS AS CREDENCIAIS PARA SER UM LAMBESSACO DO PALHAÇO ASSASSINO. VAMOS AGUARDAR

    1. A calça, nomeada para a PF, tem a função de proteger e esconder as "lambanças" e "sujeiras" do cu... Deu para entender ou quer que desenha?

    1. Censura JULA DE UM JORNALECO RIDÍCULO. Qual a culpa que ele t DEM de ser primo de um desonesto. Vai comer capim

  11. Isso é ridiculo !!!! Manchete de jornaleco !!! Nada a favor e nem contra!!!....mas insinuar que alguma pessoa está sob suspeição por cauda de um primo ?!!!! .....isso é típico de jornalismo decadente!!!

    1. A parcialidade da Crusoé é indiscutível! Me faz lembrar a Globolixo. Não existe UMA ÚNICA reportagem que o tom não seja esse.

    2. Se Crusoé pretendeu um dia ser um jornal decente e imparcial, há muito já perdeu as botas. Vou cancelar minha assinatura. Jornaleco por jornaleco... Culpar alguém porque um familiar seu é desonesto, demonstra visível tendenciosidade, principalmente agora com o escândalo dos oito milhões da TV cultura. Ganhar dinheiro não é pecado, mas o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.

    3. É muita apelação! O sujeito é primo de um ex-assessor de um político preso por corrupção! Pronto! Já tacharam o sujeito! Que revistinha, hein! Uma Ilha no jornalismo? Igualou-se à folha de São Paulo = decadência!

  12. Nunca confiei em político nenhum, no entanto devo reconhecer que tive alguma expectativa com alguns jornalistas ditos independentes! Muito triste o rabo preso. Seria de bom tom pelo menos mostrar o contrato.

  13. A máfia brasileira está inserida no submundo da política. Esse delegado é um exemplo vivo dessa corrente de malfeitores que perpassa incólume pelos três poderes como um coringa a serviço dos capos mafiosos. Terrível, até na PF há esses tipos de elementos.

  14. Que beleza! Segue o Titanic. Impávido. Bolsonaro, vc é uma farsa cheia de complexos.Para n dizer outra coisa muito pior. Vc me enoja. Ana Cristina

  15. Belo currículo. Tem todas as credenciais para aparelhar a PF para que ela faça corpo mole nas investigações contra a família e amigos do Bozo Genocida!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO