Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Ministério Público do DF cobra da PM atuação contra quem não usa máscara

25.01.21 11:10

O Ministério Público do Distrito Federal enviou ofício à Polícia Militar e à Polícia Civil para cobrar atuação contra quem não usa máscara de proteção facial nas ruas da capital federal. No documento, promotores e procuradores argumentam que quem não usa o equipamento de proteção pode ser enquadrado em delitos previstos em dois artigos do Código Penal.

Os dispositivos preveem pena para quem infringe determinação do poder público para propagação de doença contagiosa e para o crime de desobediência. As penas podem chegar a um ano de detenção.

O noticiário local tem diariamente divulgado o trânsito e a aglomeração de pessoas em todo o Distrito Federal, sem uso de máscara facial de proteção, apesar das recomendações feitas pelas autoridades sanitárias e pelo Ministério Público”, argumenta o procurador José Eduardo Sabo, coordenador da força-tarefa do MP que fiscaliza as ações de combate à Covid.

Estamos, mais uma vez, em um momento sensível de aumento de número de casos, precisamos de mais consciência e até punição”, acrescentou o representante do Ministério Público do Distrito Federal. A orientação do MP também foi encaminhada às promotorias criminais da instituição, responsáveis por denunciar os infratores.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Se o Presidente não exerce a sua cidadania, sendo o primeiro a desrespeitar o uso da máscara fica difícil. A palavra convence o exemplo arrasta, nosso presidente é um mal exemplo no controle da pandemia.

  2. A onde moro, Varginha-MG um decreto parecido foi aprovado, a guarda municipal juntamente com a PM está aplicando multa caso o cidadão não esteja utilizando a máscara.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO