Exército Brasileiro/Flickr

Militares citam ‘risco de desestabilização’ para justificar decisão que livrou Pazuello

03.06.21 17:42

Após a decisão do comandante do Exército, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, de não punir o general Eduardo Pazuello por sua participação em uma manifestação política, militares aliados do número 1 da força saíram em defesa de seu posicionamento.

Generais próximos a Oliveira minimizaram o risco de que a decisão de livrar Pazuello possa gerar anarquia militar. O entendimento, entretanto, não é dominante: boa parte das Forças Armadas teme que o aval dado ao ex-ministro da Saúde para subir em um palanque com claros interesses eleitorais possa estimular episódios semelhantes, especialmente às vésperas de ano eleitoral.

“O comandante está plenamente correto”, avalia o general da reserva Maynard Santa Rosa. Antigo integrante do Alto Comando do Exército e ex-secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, na gestão de Jair Bolsonaro, o general analisa que a participação de Pazuello no evento com o presidente da República “tem um significado que transcende a disciplina militar”.

“Qual seria a melhor solução? Qual seria o mal menor, a decisão que causaria menos problema? É não intervir. E eu concordo plenamente com essa solução adotada pelo comandante”, afirma o general. “(Uma punição) poderia criar um impasse político-institucional, com benefício somente daqueles com interesse em desestabilizar o país”, acrescenta o general Santa Rosa. Para o ex-secretário de Bolsonaro, não há riscos de que o episódio estimule ocorrências de transgressões disciplinares. “Cada caso é um caso, e é preciso sempre considerar as circunstâncias que envolvem o fato”.

O entendimento, entretanto, não é unânime nas Forças Armadas. O general reformado Paulo Chagas, ex-comandante do Regimento Dragões da Independência, teme que a decisão de Paulo Sérgio Oliveira traga repercussões negativas para o Exército e comprometa a imagem da força.

“Isso abre um precedente muito perigoso”, avalia o militar. “Eu acho que vale aquela máxima da mulher de César: não basta ser honesta, tem que parecer honesta. E o que vai ficar parecendo? Que o Pazuello cometeu uma transgressão, como avalia a maioria dos militares, mas não foi punido porque o presidente da República intimidou e ameaçou o comandante. Todas essas ilações serão feitas e vão obrigar o comandante a fazer algo impensável, que é se justificar aos seus subordinados”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Grande parte da opinião pública condena a atitude do Comandante do Exército que sai desse episódio com a imagem ferida.

  2. Um dia, que espero estar próximo, nos livraremos desse entulho que colocamos no planalto. Deus ajudará. Que venha a terceira via.

  3. Onde estavam os democratas, amantes do Brasil e do povo brasileiro, quando apenas 01 um homem com uma única canetada anulou o trabalho de 06 anos de milhares de servidores públicos e Procuradores do Estado cultos e preparados e 09 Magistrados de Carreira que já haviam recuperados para os cofres públicos 4 bilhões de reais em vias de o fazerem num total de 14 bilhões de reais para atenuar os prejuízos causados a nossa maior empresa de 6 bilhões de reais registrados em seu balanço? Namastê!

  4. Pois é! Uma esculhambação total! O STF anulou com a "canetada" de apenas um dos seus, o trabalho de 06 anos de milhares de servidores públicos, procuradores doutos e dedicados, 09 Magistrados de 03 instâncias judiciais e hoje vemos um monte de indignados com a posição do Exército Brasileiro em não punir um dos seus. Onde estavam esses "democratas", "amantes do Brasil" e do "povo brasileiro" quando o STF começou a esculhambar a nossa democracia? Namastê!

  5. Tudo isso acontece porque ninguém ouve o velho aqui, faz tempo que venho avisando da obsessão neurótica do indivíduo pela humilhação dos generais e a própria destruição do exército, é o sonho de vingança acalentado durante 33 anos, poderia declarar guerra à China que assim resolveria o problema rapidamente. Se querem a origem e comprovação da teoria, consultem o Anuário do Exército "A Verdade: Um Símbolo da Honra Militar" de 25/02/88, na coluna de Rubens Valente de 25/02/21. Lá está a explicação

  6. O espírito cívico do militar, que o movia na carreira frente a um baixo soldo, não existe mais. Agora o foco é outro, virou político. Todos juntos para combater o mar vermelho criado pelo próprio PR. Sou pela terceira via. Fora PR, fora PT.

  7. Eis um GENERAL DE VERDADE e, sobretudo, UM CIDADÃO DE VERDADE, daqueles que imaginamos que todos os cidadãos e generais deveriam ser!!!! 》》》》》》》》》》》》》》 https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2021/06/04/interna_politica,1273449/decisao-do-exercito-sobre-pazuello-e-coerente-com-projeto-de-bolsonaro.shtml?utm_source=onesignal&utm_medium=push 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    1. Um alerta sério e consistente sobre o perigoso caminho em que o BRASIL está sendo empurrado a trilhar!!!

  8. Eis um GENERAL DE VERDADE e, sobretudo, UM CIDADÃO DE VERDADE, daqueles que imaginamos que todos os cidadãos e generais deveriam ser!!!! 》》》》》》》》》》》》》》 https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2021/06/04/interna_politica,1273449/decisao-do-exercito-sobre-pazuello-e-coerente-com-projeto-de-bolsonaro.shtml?utm_source=onesignal&utm_medium=push 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    1. Um alerta sério e consistente sobre o perigoso caminho em que o BRASIL está sendo empurrado a trilhar!!!

  9. Posso estar errado , mas o que pesou na atitude em perdoar Pazuello o malandro carioca , está na vida mansa que os militares da cúpula levam com garçons empelicados servindo banquetes , quartéis que viraram resorts e tudo do melhor. Quem quer negar essa mamata ? Nós brasileiros pagando a conta, estamos lascados.

  10. É impressionante como o estulto psicopata broncossauro conseguiu emporcalhar toooodas as Instituições da República, sem exceção, incluídas as FFFAAA!!!! É uma era retrógrada, primitiva e sombria, a que vive o BRASIL e que, inacreditavelmente, pode resultar em coisa ainda pior....institucionalmente!!!!

    1. É preciso que o congresso o remova urgentemente, antes que o NOSSO PAÍS tombe de vez no abismo, ou, caso contrário será seu cúmplice e, ao mesmo tempo também sua vítima!!! Estão aí a História Nacional e a História Universal que não deixam mentir.

  11. O Exército não pode se meter em questões políticas, está ai para defender a pátria e não para fazer a defesa das ideias do presidente. Isso tudo vai acabar mal...

    1. Minha crença até há pouco era de que as forças armadas em especial o exército brasileiro, a maior dentre elas, perderam a moral, por isso ficará quase impossível deles controlarem a voracidade do capitão BolsoMERDA em vingar -se dos superiores que o mandaram para a cadeia por 15 dias, antes dele ser julgado "inocente" num escandaloso julgamento do STM-Superior Tribunal Militar na década de 80.

    2. Já acabou. O exército está desmoralizado. Interna e externamente. O mundo inteiro sabe hoje que os comandantes do exército brasileiro são incapazes de agir corretamente. Viramos, novamente, piada mundial.

  12. Desestabilização? O país está desestabilizado a muito tempo o que não impediu esses recrutas zeros ficarem de braços cruzados recebendi suas polpudas remunerações!

  13. O Exército Brasileiro tem que ser competente no campo de batalha. Fora isto é política de corte e no pior dos cenários corrupção.

  14. Bolsonaro: Comandante em chefe da covardia. O Brasil tem o exercito mais covarde que ja vi e agora têm um chefe de covardia ainda maior!

  15. O que vem transcendendo a disciplina militar foi o aceno oportunista que o Jair decretou a favor da categoria ao transferir uma tropa de militares para o executivo federal, muitos deles em funções distantes das habilidades e das ordens aprendidas na caserna, e compensa-los com uma complementação financeira “tome tenência”,aumentando os gastos com privilégios na república com recursos públicos bancados pelos civis que trabalham em ordem para gerar renda e progresso. Eleitores, lembrem-se disso.

  16. Crusoé precisa parar de tentar criar intrigas entre os militares .Todos os Militares que ocupam cargos no Executivo são Patriotas, Honrados e Competentes

    1. Honrados tal qual o general Pazzuelo. Que se AVENTUROU fora da sua expertise, contribuindo para em breve chegarmos a 500 mil mortos e com uma vacinação capenga. MILITARES SÃO PARASITAS. NÃO FAZEM NADA QUE REFLETE NA VIDA DO BRASILEIRO COMUM. Agora além de parasitas, são capachos de genocida.

    2. Fernão Joãozinho zurra. Como zurra o Fernao Joãozinho.

  17. Santa. quem quer desestabilizar o país e dar um golpe branco ( junto com os colarinhos idem) é o bolsonero. já dominou o seu exército e quer dominar o nosso Brasil com suas ( dele ) milícias bolsonarianas. só as ffaa poderiam trava-lo, mas foram engolfadas pelas boquinhas.

    1. Sim, a punição era certa se o país estivesse em condições normais. Entretanto, o Brasil está pelo avesso e essa é uma das grandes provas...

  18. A anarquia militar já existe virou bagunça. Todos querendo um lugarzinho no governo como o capacho PAZUELO. As polícias já agem por conta própria matando e segundo a população. Bozofãs em ditadura não existe um lado bom. Sabe que o ditador controla o dinheiro do povo? É bozofãs idiotas, empresários que não se rendem ao ditador perde tudo,tudo. Imagina teu dinheiro sendo gasto pelos pimpolhos do Bozobosta. numa ditadura eles acabam com tudo.Inclusuve com nossa dignidade,passamos a não ser nada.

  19. Gal. Santa Rosa fez uma leitura perfeita sobre a decisão do Comte. do Exército em relação ao Gal. Pazuello. Não houve transgressão disciplinar, haja vista que, o evento da "motociata" foi uma singela homenagem ao MITO, a LENDA, aquele que meteu o pé na porta do sistema corrupto-parasitário que assaltou o país nestes últimos 36 anos.

    1. Nyco Penico, aquele que vomita o produto das atividades gástricas dos bozistas.

    2. Forma estranha de "meter o pé na porta do sistema", viu? O que nós presenciamos não foi porta arrombada, mas, sim, convites e portas abertas pra churrascos, abraços, afagos, emendas milionárias e muitos cargos distribuídos... Se alguma coisa foi arrombada, foi o cofre do Tesouro...

    3. O PT precisou de mais tempo para comprar a primeira mansão. E olha que a situação econômica era bem melhor, não tinha uma pandemia que ceifou 470 mil vidas e milhões na miséria. Mesmo com esse cenário, Flávio Bolsonaro comprou uma mansão. E Salles agora compra e vende um apartamento por valores suspeitos. Bolsolão, 20 milhões para uma cidade de Goiás, por emenda de senador do Acre. Bozo tende a entrar para o livro dos recordes, pelo número de suspeitas de corrupção em tão pouco tempo.

    4. 🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🤡

  20. Há uma desestabilização mais importante: e se a CPI concluir que houve alguma participação do GENERAL DA ATIVA na morte de mais de 200 mil brasileiros? E quem mais morreu foram familiares, amigos e vizinhos da soldadesca?

  21. Respeitosamente, a impressão é: o que não faz uma boquinha no governo e as massagens nos egos desses militares que estão no governo?! Faz com que se registre uma análise tão rasa dessa por parte de um general da reserva. O que não faz o poder?

  22. Discordo do General Paulo Chagas, Pazuelo e os militares do governo já enfiaram o exercito na lama, agora só estão espalhando a lama para todos os lados.

  23. .....Porem se a pátria amada for um dia ultrajada negociaremos sem pudor..... nova letra do hino do Soldado. Saudades do meu comandante Leônidas Pires Gonçalves.

    1. Porém se a Pátria amada for um dia ultrajada, puta m*r*a que ca.ga.da.

  24. Membros do sUPREMO se comportam como integrantes de uma associação de autoajuda. o mesmo fazem os da cúpula das fORÇAS aRMADAS. Um dia, talvez, o Brasil se transforme num país. Sério!

  25. "transcende a disciplina militar"... será q não ficou com vergonha de ter dito isso?? Só de ler eu já fiquei. Deve ser daqueles generais q parece q tem profundidade... como parecia com esses q tão no gov.. antes q se os ouvisse falarem... Socorro. Transcendência da disciplina ... aeeeeee PAZUÊRO.. nem tu pensava em tanto.. heim..?? Tu só pensô em liberô geral... JÁ TÔ COM LUGAR CATIVO NO PALANQUE.. pois é, e é isso mesmo. Aproveita até 22...

    1. Sim, estamos nos tornando uma Venezuela. Não esperava que nossos militares fossem tão covardes. Estão servindo de capacho para bolsonaro!

    2. É o que está parecendo. Ele tomou conta do exército e manda quem pode, obedece quem tem juízo e a lei que se lasque.

  26. Definitivamente, o Brasil tem a partir de hoje, uma ex-valorosa Força Armada, pois esse "arrumar das calças" do ex-valoroso Exército Brasileiro abriu um perigoso precedente. O Lafranhudo consegiu colocar os coturnos de joelhos. Começou o perigoso processo para o futuro golpe. Só a CPI da Covid-19 poderá reparar este mal. @IMPEACHMENTJÁ @FORABOLSONAROLAFRANHUDO!!

  27. Militares não são mais carreira de estado por seu valor. Têm preço e JB pagou esse preço para os agora mercenários... não tem mais sentido manter essa instituição que custa tão caro aos brasileiros e nem serve mais para proteger o povo e a democracia!

  28. Em que cenário uma punição a uma transgressão de um militar poderia desencadear uma crise institucional? Apenas em um cenário que um poder, o executivo, está mandando em outro, as FFAA; e o comandante se submeteu. Acho que JB se aproveitou desse episódio do Pazzuelo para mostrar ao STF, onde há uma semana atrás um ministro votou em causa própria, que ele também tem força e pode fazer o mesmo e que o STF não tem a força que ele tem. Dois erros não fazem um acerto; quem perde somos nós.

  29. General Maynard Santa Rosa, a quem interessa desestabilizar o país? Então posso deduzir que o Bolsonaro apostou com às suas cartas, e o comandante declinou. Suscita para mim que o mais cabível era uma punição, porém, no atual contexto, colocaria em risco a nossa democracia. PORR*! QUE MERDA É ESSA? 470 MIL MORTOS, SEM VACINAS, POIS BOLSONARO DESDENHOU DELAS, E AINDA COM O RISCO DE ENVEREDAR POR UM CAMINHO DE CAOS, FOME, MISÉRIA, GUERRA, MAIS MORTES... MAIS MORTES, AGORA POR COVID E BALAS?

  30. No meu ponto de vista, o Pazuello, deveria sim ser punido em nome da valorização da disciplina e consequentemente respeito ao exercito brasileiro.

  31. Se na década de 60 o presidente francês Charles de Gaulle afirmou que o Brasil não era um país sério, agora, na época do bolsonaro, o país virou piada!

    1. Davidson, Você é discípulo do Mussolini? | "Il Duce ha siempre raggione."

    2. Bozo ganhou a queda de braço. Já a democracia e os brasileiros, perderam feio para o monstro do pântano.

    1. Joãozinho faz o que sempre faz...zurra. Ser decrépito e decadente que vive de migalhas jogadas pelos bozistas. O exército de Caxias já era. Hoje é um arremedo de instituição.

    2. Então não é mais o glorioso exército de Caxias? Kkk, para o Zezinho diarréia conforme a decisão é o glorioso, e conforme ,as forças armadas devem ser extintas...kkk, Zezinho o indeciso, o boçal,o idióta,enfim o pau mandado e mau pago......

  32. Depois desta decisão, as forças armadas precisam ser extintas. Elas perderam de vez a já pouca credibilidade que possuíam. Se curvaram aos desejos de um genocida e jogaram por terra a imagem de decência, patriotismo e honestidade que um dia já tiveram. Extinção já! O Brasil não precisa de uma instituição militar sem honra!

Mais notícias
Assine agora
TOPO