Leopoldo Silva/Agência Senado

A reação do meio político à decisão do Exército que poupou Pazuello

03.06.21 17:01

Não caiu bem no meio político a decisão do Exército de poupar Eduardo Pazuello (foto) de uma punição pela participação em um ato político ao lado do presidente Jair Bolsonaro no Rio. Parlamentares e presidentes de partidos criticaram, sobretudo, o que classificaram de “politização” das Forças Armadas.

O comandante do Exército, Paulo Sérgio Nogueira, era cobrado a penalizar Pazuello, ainda que como uma sanção leve, mas simbólica, porque o regulamento disciplinar da Força veda a participação de militares da ativa em eventos políticos. A pressão cresceu ainda mais após o general ganhar um cargo no Planalto.

Vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos entendeu que a decisão do Exército leva as tropas a pensarem que podem “participar de manifestações políticas como bem entenderem“. “Isso não será bom para uma instituição que tem o respeito do povo brasileiro“, completou.

O ex-presidente da casa Rodrigo Maia disse que a postura do Exército evidencia que chegou o momento de o parlamento colocar em votação a PEC que proíbe militares da ativa de ocuparem cargos de natureza civil da administração pública. “Cada vez tenho maior convicção: estamos vivendo um chavismo de direita”, afirmou.

A deputada Joice Hasselmann classificou a decisão como um “escândalo” e um “incentivo à anarquia“. Presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire viu o despacho como, no mínimo, “temerário“, uma vez que, em sua concepção, o Brasil sofre escalada golpista de Bolsonaro”. “Há riscos evidentes quanto a disciplina e politização das Forças Armadas“.

Na outra ponta, bolsonaristas congratularam o comandante da Força pela decisão e minimizaram a gravidade do caso. “Parabéns ao Exército Brasileiro, que não se curvou às pressões da mídia progressista e não puniu o general Pazuello por um ato indisciplinar inexistente“, disse o deputado Otoni de Paula.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. desde quando os derrotados Maia vulgo Botafogo e Joice ex blogueira são representativos da classe política brasileira Crusoé precisa procurar melhores endossadores para suas narrativas forjadas

    1. Kkkkkkkkk. Até pouco tempo atrás os dois eram a base de apoio do Bozo genocida. Explique isso Joãozinho Fernão?

  2. uma palhaçada perder tempo com isso um país cheio de ladrão e corrupto enchendo os bolsos se preocupar com uma bobagem dessas é cortina de fumaça para esconder os verdadeiros problemas.

    1. Charles, o país esta morrendo sem ar por causa de um vírus q o cara q vc defende faz questão de disseminar na sociedade.

  3. O gritedo da mídia do ódio e demais esquerdofrênicos é grande. Aí, Eu fico a imaginar o nível de estresse e preocupação do General Paulo Sérgio. ... kkk! ... pergunto: Quem vai peitar o homem? ... quem?, ... quem?, ... quem?., ... kkk!

    1. Comentarista de comentários alheios, o palhaço PAULO, que é o mesmo palhaço JOSÉ, que é o mesmo PALHAÇO BOZO, não está trabalhando direito, é preciso mais empenho, deixar de vadiagem e se dedicar mais ao serviço para fazer jus ao trintinha + o sanduba de mortadela, ... kkk!

    2. Qual general? O que vimos hoje foi um mulambo serviçal que aniquilou a pouca reputação que as forças armadas ainda tinham. Pelo fim das forças armadas. Vamos pegar o dinheiro gasto nelas e usar em coisas úteis para a população. A Costa Rica, por exemplo, não possui forças armadas e é muito mais próspera que o Brasil mesmo sem ter um milionésimo dos recursos que o Brasil tem.

    3. Nyko, vc é um gde BOSTA. Vc realmente acha que alguém tem medo do Bolsonaro? O recuo do comandante do Exército é sem dúvida uma vitória do Bolsonaro. Mas o jogo está sendo jogado. Por que Bolsonaro ñ apostou de fato? Talvez a aposta seja coberta. E aí Bolsonaro e a sua família, bem como os seus apoiadores, vão ter que prestar contas com o Brasil. Nyco, caso o Bozo conseguisse dar um autogolpe, qual seria a sua posição? Será tipo a da criança em o "Caçador de Pipas", com um sininho no pescoço?

  4. A única reação à altura da gravidade do ato de indisciplina do general partiu do Vice-Presidente da Câmara dos Deputados que tem se destacado pela sua independência.

  5. O Exército capitulou, isso é muito grave, todos sabem da vocação para ditador do CaPetão. Nuvens negras no horizonte. Com a palavra Arthur Lira. Pobres de nós, pobre do Brasil.

    1. A Emenda que proíbe a participação de militar da ativa no governo devia ser aprovada rapidamente para o bem e a paz do país.

  6. O General não se dobrou à mídia, mas sim a um capitão que tem no mínimo intenções duvidosas, além de perder autoridade perante seus subordinados! TEMERÁRIO!!

  7. O chefe maior deve ter ameaçado tomar uma medida radical: cortar a picanha, a cerveja e o doce de leite. Daí, amarelaram... É o que temos.

  8. O meio politico, e esse meio de vermes, bandidos, que vivem do crime organizado, que brigam e se abraçam em nome do roubo. Seres do sub mundo do crime de togas e ternos de milhões. Que só tem uma motivação. Roubar cada vez mais.

    1. Bolsonaro faz parte desse grupo. 28 anos como deputado e agora presidente lhe dão a autorga de chefe do galinheiro.

    2. Do qual o Bozonaro e sua prole tmbm fazem parte.

  9. Bolsonaro enquadrou o EXÉRCITO BRASILEIRO em São Gabriel da Cachoeira, na semana passada, quando levou o comandante da força no passeio... segundo Camarotti na Globonews.

  10. Militares entraram e saíram deste governo. Que tipo de militar continua nesse governo? Pazuello é um capacho. Ramos é outro capacho, pois teve que se vacinar escondido. Braga Netto eu não sei se é um capacho. A questão é: esses militares são hoje militares, ou milicianos auspiciosos da instauração no Brasil, de um Capitalismo de Milícia? Arthur Lira não está preocupado com o que acontecerá com o Brasil se isso for levado adiante. 470 MIL MORTOS, SEM VACINAS, AINDA SOFRENDO O RISCO DE AUTOGOLPE.

  11. “se o Supremo Tribunal Federal é o guardião da Constituição, quem garante os poderes constituídos são as Forças Armadas” (Ives Gandra Silva Martins, comentando o art. 142, da CF, in As Forças Armadas e a Constituição Federal).

    1. Deixa de ser débil mental Zezinho diarréia,da sua boca só sai merda......

    2. Esqueça STF, também já estão aparelhados com Bolsonaro, ele tem a ABIN e sabe de tudo o que os ministros fazem de corrupção, então já já sabemos é um toma lá dá cá.

  12. Pela extinção imediata das forças armadas. Descobrimos hoje que os generais são possuem honra, coragem e decência. Nem para defender a história das forças armadas e nem para defender o país. Extinção já! Vamos enterrar este defunto o mais rápido possível.

  13. Rodrigo Maia, não é um chavismo de direita, pois o bolsonarismo nunca foi de direita. Eles só arrotam porcamente q são de direita, mas nunca o foram. Está mais para um chavismo anarquista e oportunista. Também vemos a postura desse atual governo muito mais alinhada a esquerda do que a direita.

  14. O povo brasileiro já começou a protestar nas ruas, temendo mais um golpe bolsonarista que o vírus... Que a câmara dos deputados CUMPRA seu dever e impeça que o autoritarismo do atraso se instale entre nós!

  15. Essa decisão demonstra que as Forças Armadas também já se curvaram pra esse psicopata. O totalitarismo está mais perto do que pensávamos. estou com medo.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO