STF

Lewandowski dá 48 horas para governo apresentar plano contra crise em Manaus

15.01.21 19:10

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta sexta-feira, 15, que o governo federal “promova, imediatamente, todas as ações ao seu alcance para debelar a seríssima crise sanitária instalada em Manaus”. A decisão é um desdobramento de uma ação movida por PT e PCdoB.

Em meio ao aumento dos casos de Covid-19, a capital amazonense vivencia um colapso do sistema de saúde, sem leitos e cilindros de oxigênio para atender a população. Pacientes precisaram ser transferidos para outros estados e 60 bebês prematuros deverão ser realocados. Para conter o avanço do vírus, o governo Wilson Lima proibiu a circulação de pessoas entre 19h e 6h.

Diante do cenário caótico, Lewandowski ordenou que o governo apresente em 48 horas um plano “compreensivo e detalhado” com as estratégias para enfrentar a situação de emergência. O ministro exigiu que todos os estabelecimentos de saúde locais sejam supridos com oxigênio, independentemente da atuação dos governos estadual e municipal.

“Em meio a uma pandemia que vitimou centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo, que não é dado aos agentes públicos tergiversar sobre as medidas cabíveis para debelá-la, as quais devem guiar-se pelos parâmetros expressos na Constituição e na legislação em vigor, sob pena de responsabilidade”, anotou.

Lewandowski, entretanto, rejeitou outros pedidos dos partidos de oposição, como o decreto de um lockdown em Manaus, o chamado à Força Nacional de Segurança para garantir a medida e ainda a ação das Forças Armadas em hospitais de campanha.

O ministro observou o “princípio da autocontenção”. “Envolvem decisões que exigem uma análise mais aprofundada dos elementos fáticos e de dados técnicos envolvidos”, justificou.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O que este senhor vai fazer com os dados pedidos? Examinar com a sua larga experiência sobre o tema e corrigir? Ora faça-me o favor!!! Só quer perturbar o governo fazendo com que pessoas que estão trabalhando percam tempo para fazer o que pede.

  2. Primeiro o STF proíbe o presidente de agora. Se desse certo era mérito dos governadores, como deu errado é culpa do Bolsonaro. Fácil assim ! Hipocrisia pura !

    1. Como os Bolsoantas são vigaristas como seu ídolo, em nenhum momento o STF proibiu a união atuar, apenas confirmou o que está na constituição federal que a saúde é concorrente entre os entes federados: união, estados e municípios, o presidente genocida queria que fosse exclusiva da união para matar a população até porque é um negacionista e não faz nada

  3. o polaco devia assumir a Presidência, mesmo sem ter um voto e nem ter feito concurso público. É um bolo da corte e apátrida.

  4. Uai Ministro que incoerência é esta, o STF proibiu Governo Federal de atuar e de interferir na pandemia e passou para os Estados e Municípios a responsabilidade para cuidar do Covid. Agora manda o GF resolver

    1. O país virou esta pandemia toda por causa desta merda do Supremo Tribunal Federal, que constantemente invadir as atribuições do Poder Executivo no vai demora muito eles vãori escolher os Generais, os Almirantes os Brigadeiros tudo, se não mudarmos os membros de Senado Federal para cumprir as suas competências qualquer presidente que assumir o Poder Executivo que não seja do SISTEMA CLEPTOCRATA DO BRASIL vai ter problemas.

  5. Brigalhada do cacete e ninguém vê que o povo está relegado ao seu papel de povo. Vai se ferrar na mão desses políticos de merda. 800 milhões em um estádio, nenhum hospital nos últimos 30 anos. Querem culpar quem? Proíbe o federal de atuar e agora quer um plano de ajuda em 48 hs. O governador ontem disse que a ajuda vem do federal e que sem ele estaria perdido. Querem confundir a nação! Isso eu vi em 64! Uma pena esses generais serem tudo melancia!

  6. Tenha acontecido o que tenha acontecido em relação a Manaus, o governo Federal tem culpa sim, se enviou recursos faltou fiscalização do Ministério da Saúde quanto a aplicação desses recursos.

  7. Dez entre os dez sapientes não sabem quem é esse juiz do stf e nem o que é o stf. Mas são uma sumidade pra falar bobagem

  8. E desses dez , dez não sabem quem é o governador do Amazonas e o ex prefeito de Manaus. Mas sabem dar uma opinião “fundamentada “ que é uma beleza: a culpa é do bozo, do genocida, votei nele e me arrependo por toda vida, votei errado nele pra presidente mas votei certo pra deputado e senador, etc.,.,

  9. Não é meio contraditório o atual stf exigir prazos para o executivo sendo que o próprio tribunal não tem prazo p julgar políticos q estão sob a proteção do fatídico fórum privilegiado?? deviam também estabelecer uma pena ao colega q deixar o processo prescrever, não??

  10. Jogo que agora os políticos são imbativeis, ir jogando a culpa no lombo do outro, é como o Fausto de Goethe, não interssa o que faça. o importante é manter as mãos limpas, e isso passa que o fracasso não é seu.

  11. Não só para Manaus mas também fiscalizar toda a cadeia de produção e distribuição de materiais necessários ao combate da pandemia. Não descarto a possibilidade e suspeita da possibilidade da crise ter sido criada pelo próprio governado e ou fornecedores de oxigenio. A polícia federal está atrás dele pelo suposto desvio de verbas da saúde e agora se orquestra colocar a culpa no presidente. Vimos apenas o prefeito de Manaus pedindo ajuda. O que está fazendo o governador????? Muito estranho.

    1. Se as informações corretas foram repassadas ao SUS e deixaram de tomar providências sim, mas se nada foi dito ao ministério da saúde e esperaram a bomba estourar devem ser apuradas outras responsabilidades

    2. A culpa recai sobre muitos, mas o presidente é o maior culpado.

  12. Ué, não foi o stf quem proibiu o Governo Federal de intervir nos estados e municípios nas questões referentes à covid-19????!!!!!

    1. Se o governador tivesse pago a White Martins sua dívida, não teria faltado oxigênio....

    2. O STF deu maior liberdade para estados e municipios poderem agir de acordo com suas necessidades e peculiaridades locais de cada região, mas nunca proibiu o governo federal de ajudar no que for necessário. O que acontece é que o seu Ídolo não reconhece a existência da pandemia, nao acredita no potencial mortífero do vírus e esta cagando para o sofrimento do povo. Agora começa a colhernos frutos nefastos q plantou em 2022.

    3. Seja como for nunca retirou competência dos gestores municipais e estaduais e entregou ao governo federal. Se havia risco de colapso em algum ponto da cadeia de fornecimento dos hospitais geridos pelo estado e municípios não se pode culpar de pronto o governo federal, salvo tenham feito requisições específicas e não atendidas pelo ministério da saúde ou SUS. Se não há informações no sistema não há como processá-las.

    4. Não, leia a decisão, isto é desculpa do incompetente que está na presidência.

  13. O mesmo supremo que tirou o poder do presidente doido? Agora quer responsabilizar ele pelas mortes em Manaus? Tá tudo virado no inverso essa Vila Brasil.

    1. kkkkkkkk só vc mesmo para comentar besteira, STF não tirou poder de Presidente nenhum, a decisão é que Estados, DF e Municípios tem competência concorrente na saúde. Você tem que estudar um pouco e parar de ficar replicando o que te mandam via whattapp ou twitter. Pegue um livro de Direito Constitucional e estude.

  14. em Manaus não há Governador/Prefeito com seus vices / Ministério Público/Deputados Estaduais/Vereadores, etc A culpa é SÓ do Governo Federal e do Presidente da República ???

    1. A responsabilidade nunca foi transferida, o STF deu apenas mais liberdade para q estados e municipios pudessem trabalhar o combate da pandemia q o presidente se recusava a fazer, mas nunca o proibiu de ajudar no q fosse necessário. A negligência e omissão presidencial e tipica de pessoas infantis e egoístas. O problema é que no meio da brincadeira bozista temos 200 mil mortos agora.

    2. Não José, a culpa e primordialmente deste mesmo STF que transferiu a responsabilidade do governo federal para estados e municípios, e agora quer responsabilizar o presidente pela cagada que fizeram.E isso.

    3. Claro que a culpa é do Bolsonaro, se a gente não colocar a culpa nele em tudo, nunca tiramos ele de lá. Se ele ficar vou ter que arrumar um emprego, vai ser uma desgraça. Temos que fomentar o caos até onde não existe, fazer como diz o Ciro G. Mesmo que esconderam informações do ministério da saúde o general tinha que adivinhar os dados esse incompetente. Detesto militares até carro General motors deixo de comprar eu sou muito inteligente, mal criado, mas inteligente, vovó que disse.

    4. Pra mim o Bolsonaro errou num monte de coisas com relação ao covid. Não obstante, é pura politicagem querer atribuir culpa a ele pela situação de Manaus.

    1. Única coisa que sabe é dar prazo de 48h... Da o prazo depois vai tomar um bom vinho e acha que fez a sua parte.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO