Isac Nóbrega/PR

Governo zera imposto de importação de cilindros de oxigênio, diz Bolsonaro

15.01.21 20:30

Vinculado ao Ministério da Economia, o Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior voltou a zerar o imposto de importação incidente sobre cilindros usados para armazenar oxigênio, segundo informou o presidente Jair Bolsonaro na noite desta sexta-feira, 15. A decisão visa mitigar a crise no sistema de saúde de Manaus.

O imposto chegou a ser levado a zero por causa da pandemia do novo coronavírus em meados de 2020. Contudo, ao fim do ano, o governo não incluiu os cilindros na lista de prorrogação da medida Por isso, no começo de 2021, as alíquotas voltaram ao patamar de 14% para o cilindro de ferro e de 16% para o de alumínio.

A redução do imposto a zero contempla, ainda, respiradores automáticos, monitores de sinais vitais e sensores, de acordo com Bolsonaro. A medida passa a valer neste sábado, 16. “Sempre que possível, reduziremos impostos para facilitar o acesso de insumos e bens necessários à população para o combate ao COVID-19”, escreveu o presidente nas redes sociais.

Em meio ao aumento dos casos de Covid-19, Manaus vivencia um colapso do sistema de saúde, sem leitos e cilindros de oxigênio para atender a população. Pacientes precisaram ser transferidos para outros estados e 60 bebês prematuros deverão ser realocados. Para conter o avanço do vírus, o governo Wilson Lima proibiu a circulação de pessoas entre 19h e 6h.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Então... A vachina do Dória vai socorrer o capitão? Como disse há pouco a Jornalista da globonews: "a Terra é redonda; dá voltas". E 'não há nada como um dia após outro', digo eu. Que este capitão paraquedista morda a língua 😛

    1. O mentecapto não fez nada, como sempre. O Ministro das Relações Exteriores da Venezuela ligou para o governo de Manaus e ofereceu.

    1. Essa é uma medida inócua, é fazer finta para deixar as bozetes ululantes. Ajuda, ajudaria muito mais se fosse feita la no começo e mantivessem até agora. Mas o q precisa ser feito é plano de ajuda, socorro e proteção para estados e municípios. O melhor plano atualmente e chutar o genocida omisso e negligente de sua cadeira. Depois juntar os cacos do país q ele dividiu e fragmentou com seu ódio, mau caratismo e desumanidade.

  2. Governo adepto de louvar a morte armando a população e de inviabilizar a vida, encarecendo via impostos o acesso ao oxigênio, em plena pandemia!

  3. Sempre assim..,.governo do puxadinho...sem plano, metas, estratégias, etc. imagine o Brasil em uma guerra? Como estes nossos militares, não duraríamos nem meia hora!

    1. Gigante pela própria natureza brasileira! Os bozistas verão que um filho da pátria não fugirá da luta! Faremos esses genocidas bozistas deitarem no berço esplêndido de nossa pátria amada, enquanto mostramos para eles que "conhecemos a verdade e que ela nos libertará" dessa loucura bozista genocida. FORA BOZONARO!!! VIDAS HUMANAS IMPORTAM!!!!

    2. Com prazer. Como diz o hino: Verás que um filho teu não foge à luta!

    3. Na hora da guerra a gente chama o general José, o sabe tudo

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO