Latitude#43: a religiosidade dos mártires da esquerda
Em conversa no podcast Latitude, exclusivo para assinantes da Crusoé/OAntagonista, o analista político Victor Missiato, professor do Colégio Mackenzie-Tamboré e autor do livro e autor do livro Caminhos Invertidos, o comunismo no Brasil e no Chile, comenta a tentativa de transformar o ex-presidente chileno Salvador Allende em um mártir da democracia. "O François Furet, no...
Em conversa no podcast Latitude, exclusivo para assinantes da Crusoé/OAntagonista, o analista político Victor Missiato, professor do Colégio Mackenzie-Tamboré e autor do livro e autor do livro Caminhos Invertidos, o comunismo no Brasil e no Chile, comenta a tentativa de transformar o ex-presidente chileno Salvador Allende em um mártir da democracia.
"O François Furet, no livro O passado de uma ilusão, diz que a esquerda se apropriou de muitos valores religiosos desde a época da Revolução Francesa e da Revolução Russa para angariar apoio popular", diz Missiato. "A visão cristã que eles tanto criticam muitas vezes eles incorporaram a essa martirização dos seus heróis, a essa história que muitos procuram contar."
Atualmente, apenas 23% dos chilenos têm uma visão positiva de Allende, enquanto 27% têm a mesma opinião sobre o ditador Augusto Pinochet.
Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos do mundo e sobre a diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18h.
A partir de setembro de 2023, o programa terá o conteúdo exclusivo para assinantes da Crusoé/OAntagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PROGRAMA PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Para assinar Crusoé/OAntagonista, clique aqui:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Odete6
2023-09-17 19:51:50Cruz credo!!! Que todos os deuses e todos os capetas nos livrem desses idólatras doentios!!! Coisa nojenta essa esquerdalha que vive 'ad eternum' chafurdando no bolor da História tentando transformar, na marra, mofo nocivo em "trufa" e, essa direitalha que passa a vida toda igualmente cega, surda, muda e de nariz entupido por opção, recusando-se a sentir o odor horrível de metano exalado pelo mesmo lixo da História e, tentando, à força, transformá-lo em "perfume".