Latitude #74 Teaser: Quando o presidente equatoriano entrou na embaixada do Brasil
Em 2005, Lúcio Gutierrez se viu no meio de um golpe de Estado, pouco mais de dois anos após assumir o cargo de presidente do Equador. Afastado do cargo por militares, o político sem foi ao aeroporto de Quito para tentar voltar a Tena, seu reduto eleitoral. Foi impedido quando populares invadiram a pista da...
Em 2005, Lúcio Gutierrez se viu no meio de um golpe de Estado, pouco mais de dois anos após assumir o cargo de presidente do Equador.
Afastado do cargo por militares, o político sem foi ao aeroporto de Quito para tentar voltar a Tena, seu reduto eleitoral. Foi impedido quando populares invadiram a pista da base aérea.
Gutierrez, então, telefonou para Sergio Abreu e Lima Florencio, que era o embaixador brasileiro no país.
É Florencio o entrevistado do podcast Latitude nesta semana. Neste episódio, o diplomata conta como foram as negociações para conceder o asilo a Gutierrez na embaixada brasileira, e o porquê de ele ter escolhido o país para se refugiar. Após uma consulta com Brasília por telefone, o presidente deposto foi autorizado a entrar e se asilar na embaixada brasileira.
O que se seguiu foram quatro dias até que Gutierrez pudesse ter um salvo-conduto, uma garantia que sua saída do país seria feita em segurança. Com mais de mil revoltosos por dia na porta da embaixada, Gutierrez entrou no porta-malas de um carro popular — e saiu de lá disfarçado de policial.
O caso guarda alguma semelhança com o asilo que o ex-vice-presidente do Equador, Jorge Glas, que buscou refúgio na embaixada mexicana em Quito. O caso, no entanto, acabou radicalmente diferente, duas semanas atrás.
A invasão da embaixada em Quito continua repercutindo. O México pediu um pedido de desculpas formal e a suspensão do Equador da ONU. O ditador venezuelano Nicolás Maduro fechou suas sedes diplomáticas no Equador.
O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18 horas.
O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé e de O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Assista a um trecho do Latitude abaixo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)