Latitude #74: A estranha briga entre México e Equador

20.04.24 10:10

Policiais equatorianos invadiram a Embaixada do México, na cidade de Quito, e prenderam o ex-vice-presidente Jorge Glas, no início de abril. Semanas depois, o caso continua gerando polêmica.

Ofendidos com uma violação da sua soberania e das regras diplomáticas, os mexicanos exigiram um pedido de desculpas. Até o presidente Lula se manifestou a respeito, defendendo um pedido formal de desculpas do Equador. Os mexicanos ainda foram mais além e solicitaram a suspensão dos equatorianos da ONU. Até o ditador venezuelano Nicolás Maduro encontrou uma oportunidade nessa história e fechou sua embaixada e seus consulados no Equador.

Para o brasileiro Sergio Abreu e Lima Florêncio, que foi embaixador no México e no Equador, a polícia equatoriana violou a imunidade da embaixada mexicana ao invadir o prédio e prender Jorge Glas.

Ao mesmo tempo, Florêncio afirma que o governo de Andrés Manuel López Obrador não poderia ter garantido asilo político a Jorge Glas, porque ele cometeu um crime comum, sendo julgado e condenado por corrupção ao se envolver com a Odebrecht na Lava Jato.

Durante conversa para o podcast Latitude, Florêncio dá detalhes sobre um caso que ele teve de lidar enquanto esteve na embaixada brasileira em Quito, muito similar ao que aconteceu que levou a crise entre mexicanos e equatorianos. Em 2005, Florêncio deu asilo ao presidente Lúcio Gutierrez, recém-deposto por militares em um golpe de Estado.

Na conversa para o Latitude, o embaixador explica como conseguiu manter Gutierrez em sua embaixada, como foram as negociações para um salvo-conduto e como se deu sua saída para o Brasil.

 

O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18 horas.

O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé e de O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.

LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO

Assista ao Latitude completo abaixo:

 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO