Irã diz que capturou espiões da CIA, mas Trump duvida
O Irã anunciou nesta segunda-feira, 22, que prendeu dezessete cidadãos iranianos acusados de espionar para os Estados Unidos. Em uma coletiva de imprensa, um oficial que se identificou como diretor de inteligência não soube dizer quantos teriam sido executados. "Os indivíduos que conscientemente e deliberadamente traíram o país e se recusaram a compensar as perdas...
O Irã anunciou nesta segunda-feira, 22, que prendeu dezessete cidadãos iranianos acusados de espionar para os Estados Unidos. Em uma coletiva de imprensa, um oficial que se identificou como diretor de inteligência não soube dizer quantos teriam sido executados. "Os indivíduos que conscientemente e deliberadamente traíram o país e se recusaram a compensar as perdas geradas foram entregues ao sistema judiciário", diz uma matéria da agência iraniana Irna.
Segundo a Irna, os espiões atuavam de maneira independente e não tinham conexões entre si. Eis a história: "a CIA usou contêineres para transferir ferramentas de comunicação seguras e spywares super avançados para sua rede no Irã. A maioria desses recipientes foi preparada em forma de pedras com ferramentas tecnológicas dentro e os espiões foram designados para colocá-las em diferentes locais das cidades, como parques, montanhas e assim por diante, usando um procedimento complexo". Os espiões teriam sido interrogados pelos oficiais iranianos, mas "seus truques não funcionaram e todos eles confessaram".
O presidente americano Donald Trump publicou nesta segunda uma mensagem no Twitter dizendo que é tudo balela. "A história de que o Irã capturou espiões da CIA é totalmente falsa. Zero verdade. Só mais mentiras e propaganda (como a de que eles derrubaram um drone) publicadas por um regime religioso que está falindo e não tem ideia do que fazer. A economia deles está morta, e vai ficar muito pior. O Irã é uma bagunça total!".
O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, em entrevista para a Fox News, afirmou que o Irã tem uma longa história de mentiras e culpou o líder supremo Ali Khamenei (foto). "É parte da natureza do aiatolá mentir para o mundo", disse Pompeo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
FRANCISCO
2019-07-23 13:52:40Ditadura religiosa é extremamente cruel.
RONALDO
2019-07-23 10:19:17Ditadura envelhecida,próxima do fim
ALEXANDRA
2019-07-23 10:00:11Toda ditadura usa essa velha esfarrapada desculpa para justificar a eliminação de dissidentes. Nenhuma novidade!
Máxima
2019-07-22 15:57:48É, gente: lá no Irã o estado não é laico.
arnobio luiz
2019-07-22 14:34:37Irã,Cuba,Venezuela, Nicarágua, Coréia do Norte, tudo da mesma latrina! Culpam sempre os USA pelas suas desgraças!Quanta coincidência? A incompetência tem nome! Ditaduras sanguinárias!
TATIANA
2019-07-22 14:17:11Acredito no Trump.