Adriano Machado/Crusoé

Indicado oficialmente ao STF, Mendonça caça votos na oposição a Bolsonaro

13.07.21 08:27

O presidente Jair Bolsonaro oficializou a indicação de André Mendonça (foto) para o Supremo Tribunal Federal. O encaminhamento do nome do advogado-geral da União ao Senado, para ocupar a vaga do ministro Marco Aurélio Mello, foi publicado na edição desta terça-feira, 13, do Diário Oficial da União.

Bolsonaro já havia dito segunda-feira, 12, que oficializaria o nome do seu ministro “terrivelmente evangélico” após após uma reunião com o presidente do STF, ministro Luiz Fux, que havia pedido que o presidente aguardasse a aposentadoria de Marco Aurélio, publicada na segunda.

Agora, André Mendonça tem como missão buscar os votos necessários para ter seu nome aprovado pelo Senado — são necessários ao menos 41 dos 81 senadores. A sabatina na Comissão de Constituição e Justiça e votação no plenário da casa devem ocorrer no início de agosto.

O AGU centrará esforços em obter apoio de senadores que hoje fazem oposição ao presidente Bolsonaro. As investidas vão se concentrar entre parlamentares do MDB, que detém a maior bancada do Senado, com 15 cadeiras, do PSD, com 11, e do Podemos, que tem nove senadores.

Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, Mendonça era o nome preferido das lideranças evangélicas e até de ministros do STF que são atacados por Bolsonaro, como Luís Roberto Barroso, mas enfrenta resistência de parlamentares de oposição e independentes por causa do vínculo com o presidente da República.

Nos últimos dias, Mendonça procurou o presidente da CPI da Covid, Omar Aziz, do PSD, em busca de voto. Apoiadores do AGU também tentam convencer o relator da comissão, Renan Calheiros, do MDB, que tem influência sobre outros parlamentares, a esquecer as rusgas com Bolsonaro e votar a favor de Mendonça no Senado.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Mãe é mãe, paca é paca. Bolsonarista é tudo vaca. Bolsonaro vai aumentar o seu market share no STF com o Mendocinha, que é terrivelmente cretino.

  2. Qq pessoa que inicia uma reunião chamando uma prece sem ter certeza que todos os presentes praticam a mesma fé nunca terão minha simpatia, enxergo claros sinais de fundamentalismo e autoritarismo, se depender da minha opinião deve ter a indicação rejeitada. Isso sem contar ser um lambe botas de inepto

    1. Ministros do supremo deveriam ser escolhidos por mérito sabatinados por uma banca de alto nível do saber jurídico , e não escolhidos pelo presidente da hora , e sabatinado pelos incultos parlamentares e senadores .

    2. Mas não só não será vetado como, na verdade, será ovacionado com salva de palmas pelo senado. Motivo? O gilmar beiçola manda chuva já bateu o martelo de q ele será um ótimo quadro para o STF. Se engana quem pensa q essa indicação foi por ele ser um bozista ou evangélico, ele é apenas um bozista de ocasião e daquela turminha evangélica sem escrúpulos q adora o dinheiro e se misturar no meio do poder político corrompido. Mais um no nível Kassio Kopia e Kola para desespero do povo brasileiro.

Mais notícias
Assine agora
TOPO