Governo rebate Macron: 'Soja brasileira não exporta desmatamento'
Comandado por Tereza Cristina (foto), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento rebateu nesta quarta-feira, 13, o presidente da França, Emmanuel Macron, e afirmou que "a soja brasileira não exporta desmatamento". A pasta manifestou-se um dia após o francês alegar que continuar a depender do grão cultivado no Brasil "seria apoiar o desmatamento da Amazônia". "Nós...
Comandado por Tereza Cristina (foto), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento rebateu nesta quarta-feira, 13, o presidente da França, Emmanuel Macron, e afirmou que "a soja brasileira não exporta desmatamento".
A pasta manifestou-se um dia após o francês alegar que continuar a depender do grão cultivado no Brasil "seria apoiar o desmatamento da Amazônia". "Nós somos coerentes com nossas ambições ecológicas. Estamos lutando para produzir soja na Europa", completou.
Em resposta, o ministério disse que a fala de Macron "mostra completo desconhecimento sobre o processo de cultivo do produto importado pelos franceses e leva desinformação a seus compatriotas".
A pasta chefiada por Tereza Cristina lembrou que o Brasil é o maior produtor e exportador de soja do mundo, abastecendo mais de 50 países com grãos, farelo e óleo.
"Detém domínio tecnológico para dobrar a atual produção com sustentabilidade, seja em áreas já utilizadas, seja recuperando pastagens degradadas, não necessitando de novas áreas. Toda a produção nacional tem controle de origem", completou.
Como mostrou Crusoé, a declaração do presidente da França contém ao menos dois equívocos. "Esse comentário é tipicamente protecionista. A soja não desmata o bioma amazônico e a Europa não tem capacidade de suprir suas necessidades sozinhas porque não tem área para isso", explicou o engenheiro agrônomo Leonardo Sologuren, presidente do Comitê Estratégico Soja Brasil. "É o típico comentário de quem desconhece a realidade da produção agrícola, incluindo de seu próprio país."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Claudia
2021-01-14 15:21:49Irresponsável esse Macron. Jogando para plateia interna mas prejudicando a imagem séria do atual ministério da Economia, cuja ministra é 10!
Nilson
2021-01-14 13:35:17Eles poderiam dar o exemplo e começar a reflorestar as terras Francesas. Quem não tem florestas porque destruiu tudo não tem moral para falar mau do país que mais preserva no planeta.
Honestino
2021-01-14 11:07:54Mais fácil o Brasil tomar o lugar da França na produção de vinhos finos do que a Europa se tornar autossuficiente em soja.
SERGIO
2021-01-14 09:03:50Só as viúvas do PT levam o idiota do Macron a sério. E só porque apostam no "quanto pior, melhor ".
Inês
2021-01-14 09:03:42É triste um comentário de um líder político, cujo país está dominado por mulçumanos, sem governabilidade, causa alvoroço nas terras tupiniquim mostra a triste realidade brasileira de um povo desunido, cada um buscando a sua verdade
MARIA
2021-01-14 08:07:23Viajar para Paris ? Macron não quer mais turistas por lá, porque as aeronaves poluem o ar do país, despejando fumaça e enfeiando os ares franceses. Como tem palhaço nesse picadeiro mundial!!!
Heraldo Marques Figueiredo
2021-01-13 23:23:43Essa é a ministra autora do dislate "boi bombeiro" que soou como musica aos ouvidos do cientosta jair, o Jânio Quadros II
Odete6
2021-01-13 22:34:51O caso lá é o seguinte: o monsieur le president, cria factóides pra conquistar os votos dos eleitores ecologistas do país, um bando de fanáticos inconsequentes, que não tratam a ecologia com os devidos honestidade, seriedade e respeito.
Gil
2021-01-13 21:21:48Esse governo conseguiu, o que nem o PT da Dilma conseguiu, mesmo que tentasse bastante. Perder a credibilidade. Ninguém consegue acreditar nas bobagens do presiodiota e seus asseclas. Salvo os ignorantes úteis ou funcionais.
Lucia
2021-01-13 21:11:10Como todo francês, só olha pro seu próprio umbigo!!