Governo empenhou recursos para Covaxin, que Planalto diz não ter comprado
O Ministério da Saúde emitiu, em 22 de fevereiro de 2021, uma nota de empenho no valor de 1,6 bilhão de reais em favor da Precisa Medicamentos, intermediária da vacina Covaxin, do laboratório Bharat Biotech. Nesta quarta-feira, 23, o ministro Marcelo Queiroga se irritou com jornalistas e afirmou que o imunizante da Índia não foi...
O Ministério da Saúde emitiu, em 22 de fevereiro de 2021, uma nota de empenho no valor de 1,6 bilhão de reais em favor da Precisa Medicamentos, intermediária da vacina Covaxin, do laboratório Bharat Biotech.
Nesta quarta-feira, 23, o ministro Marcelo Queiroga se irritou com jornalistas e afirmou que o imunizante da Índia não foi adquirido pelo governo. O mesmo discurso foi adotado por Onyx Lorenzoni, ministro da Secretaria-Geral da Presidência.
Só que a nota de empenho do governo serve, justamente, para reservar recursos para o pagamento das doses vendidas pela empresa Precisa Medicamentos. "O empenho é o primeiro estágio da despesa. É o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição", diz o Tesouro Nacional. O documento deve ser emitido antes da realização de despesas, como a assinatura de contratos.
Em 25 de fevereiro, três dias depois da emissão do empenho, o Ministério da Saúde fechou contrato com a empresa para a aquisição de 20 milhões de doses da Covaxin, ao custo de 15 dólares cada uma.
Para senadores que compõem a CPI da Covid, o governo tenta emplacar a narrativa de que o imunizante não foi adquirido, uma vez que os recursos ainda não foram repassados ao laboratório Bharat Biotech. No entanto, o empenho de recursos cria uma obrigação para o governo, o que, dizem integrantes da CPI, é motivo "mais do que suficiente" para que a compra seja investigada, mesmo que as doses ainda não tenham sido entregues ou pagas.
Senadores da oposição pretendem pedir informações ao Ministério da Saúde sobre o processo de elaboração do contrato e também da nota de empenho, incluindo trocas de e-mails entre servidores.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
CARLOS
2021-06-24 19:08:23Coisa tão simples... Negócio é acessar ao processo administrativo que implicou na emissão da nota de empenho, inclusive seus respectivos andamentos...
Maria
2021-06-24 13:18:48Pensam que gritar mais alto, irá provar inocência. O empenho está aí pra mostrar que não. Eles acreditam que todo mundo é burro. Já deu.
Odete6
2021-06-23 22:19:21É uma subespécie cínica, com um vasto repertório de palhaçadas diárias, de uma incompetência generalizada até pra se defender, essa gentalha farsante e mentirosa desse desgoverno maldito!!!! O teleteatrinho do "lorenzette" hoje na TV foi de despertar pena e desprezo!!!! Só não despertou risos porque o genocídio só faz chorar todo mundo normal. A gente precisa desinfestar e desinfeccionar a República!!!!! De novo!!!!!!
PAULO
2021-06-23 22:12:43Enquanto o mundo acompanhava o desenvolvimento das vacinas ¿ no Brasil ¿ nossos astrólogos da medicina ¿ Osmar Terra e Nise ¿ recomendavam a imunidade de rebanho pela contaminação e o uso de medicamentos ineficazes. Constatamos que fomos vítimas do ESQUEMA DA CLOROQUINA. Mas então o Doria foi atrás da Coronavac e a INSISTENTE Pfizer queria nos vacinar. Com isso, o governo foi atrás do ESQUEMA DA COVAXIN. Fomos vítimas de dois esquemas, numa pandemia que matou mais de 500 mil brasileiros.
Jose
2021-06-23 22:01:07O desgoverno bozista está desmoralizado! Não tiveram mais como esconder as falcatruas!
Heloisa
2021-06-23 20:46:06São as RACHADINHAS E LAVAGEM DE DINHEIRO PÚBLICO via COVAXIN, como a exportação de madeiras retiradas ilegalmente , bônus para asseclas ambiciosos.
Nádia
2021-06-23 20:26:551 BILHÃO..!!!!!!!!!!!!!! nossa.. Vacina pro brasil todo..??????????? ah.. não. Só podia vacinar 1% e assim mesmo em condições e local especial.. É.. e ainda tem tonto dizendo q é armação.. é, é armação mesmo.. contrato, empenho.. 1bilhão.. aí é q tem armação..