EUA sobre Rafah: "Desolador" e "terroristas importantes mortos"
A Casa Branca se pronunciou nesta segunda-feira, 27 de maio, sobre o ataque israelense a Rafah, no sul da Faixa de Gaza, desta madrugada. O governo americano descreveu as imagens da ofensiva, que atingiu civis palestinos, como "desoladoras", mas também citou a morte de "terroristas importantes". “As imagens devastadoras após o ataque das FDI [Forças...
A Casa Branca se pronunciou nesta segunda-feira, 27 de maio, sobre o ataque israelense a Rafah, no sul da Faixa de Gaza, desta madrugada.
O governo americano descreveu as imagens da ofensiva, que atingiu civis palestinos, como "desoladoras", mas também citou a morte de "terroristas importantes".
“As imagens devastadoras após o ataque das FDI [Forças de Defesa de Israel] em Rafah na noite passada, que matou dezenas de palestinos inocentes, são desoladoras”, diz a Casa Branca no comunicado.
“Israel tem o direito de perseguir o Hamas, e entendemos que este ataque matou dois importantes terroristas do Hamas, que são responsáveis por ataques contra civis israelenses”, acrescenta.
O comunicado reafirma também que “Israel deve tomar todas as precauções possíveis para proteger os civis” e cita ajuda americana para investigar o episódio.
"Acidente trágico"
Em discurso ao Parlamento de Israel, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu (foto) descreveu como um "acidente trágico" a morte de civis no ataque a Rafah.
“Apesar dos nossos esforços para não feri-los, houve um acidente trágico. Estamos investigando o incidente”, disse o primeiro-ministro israelense.
“Para nós é uma tragédia, para o Hamas é uma estratégia”, acrescentou.
As forças israelenses afirmaram no X que apuram se houve danos a civis em decorrência do bombardeio em Rafah, como alega o Hamas.
“O ataque foi levado a cabo contra alvos legítimos ao abrigo do direito internacional, através da utilização de munições precisas e com base em informações precisas que indicavam a utilização da área pelo Hamas.
As FDI têm conhecimento de relatos que indicam que, como resultado do ataque e do incêndio que foi desencadeado, vários civis na área foram feridos. O incidente está sob análise.”
Em conferência organizada pela Ordem dos Advogados de Israel, a major-general Yifat Tomer Yerushalmi confirmou a apuração:
“Os detalhes do incidente ainda estão sob investigação, que estamos comprometidos em conduzir em toda a sua extensão. As FDI lamentam qualquer dano aos não-combatentes durante a guerra.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)