"Estados têm maior interesse que país avance", diz Zema no Cosud
Governadores de seis estados das regiões Sul e Sudeste (e a vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm) participaram, nesta quinta-feira (19), da abertura do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Um dos governadores mais atuantes na causa, Romeu Zema (Novo; foto) evitou focar sua fala na polêmica sobre protagonismo da região, dadas há dois...
Governadores de seis estados das regiões Sul e Sudeste (e a vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm) participaram, nesta quinta-feira (19), da abertura do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Um dos governadores mais atuantes na causa, Romeu Zema (Novo; foto) evitou focar sua fala na polêmica sobre protagonismo da região, dadas há dois meses.
Para ele, o Consórcio tem visão nacional. "Estes sete estados tem o maior interesse que este país avance e são os estados que mais podem contribuir, tanto pelo que representam de população, como pelo que representam de produção", disse Zema, durante o evento realizado em São Paulo. "O Brasil vai dar certo e o Cosud vai contribuir muito."
Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o deputado estadual André do Prado (PL) foi o único a lembrar da polêmica envolvendo o mineiro. Para ele, o mineiro foi "mal interpretado" em suas fala, mas defendeu um projeto de consórcio que de fato faça com que a voz dos estados, que reúnem 119 milhões de brasileiros e a maior parte do PIB nacional, seja de fato ouvida.
"O país tem que nos ouvir. Fazer com que esta região Sul e Sudeste possa seja ouvida quando houver uma reforma tributária, reforma administrativa e tantas outras que se têm de fazer — que, muitas vezes, essas regiões não prevalecem na hora do voto ou da discussão", disse do Prado, durante suas falas de abertura.
Este foi o primeiro encontro depois que os legislativos estaduais aprovaram a criação do consórcio. A partir de afora, representantes dos estados se reunião periodicamente, com discussões temáticas — a primeira será sobre sustentabilidade e meio ambiente. O grupo terá presidência rotativa, com o comando sendo atualmente exercido por Ratinho Jr. (PSD), do Paraná.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Índio
2023-10-20 11:54:47Acredito muito que o Zema poderá ser um bom presidente !! Pois o Brasil necessita de pessoas sérias e honestas no poder !!!
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-10-19 19:09:16Incrível, os atrasados querem promover o atraso. isso ocorre em praticamente toda a América Latina, com raríssimas exceções. Promovem a ignorância e a incompetência, mentem e corrompem constantemente, são muito corruptos, unem-se em torno das esquerdas, seguem a cartilha de Lenin tentam, e estão conseguindo, encher a mídia, as escolas e universidades c ideologia populista e esquerdista. Basta mostrar ao povo os países democráticos liberais do Ocidente, Singapura, Japão, Austrália, Nova Zelândia