TSE

Escolha de novos ministros do TSE pode ampliar divergências entre Barroso e Bolsonaro

11.04.21 12:38

O Tribunal Superior Eleitoral, presidido pelo ministro Luís Roberto Barroso, renovará parte de sua composição no próximo mês, quando os mandatos dos ministros Tarcísio Vieira de Carvalho e Carlos Horbach se encerram.

Eles ocupam os cargos na classe de advogados, indicados pelo presidente da República com base numa lista tríplice enviada pelo TSE e votada posteriormente pelo STF — cabe ao Supremo avalizar os nomes encaminhados pela corte eleitoral, o que normalmente acontece.

O processo de escolha dos candidatos está sendo conduzido por Barroso. Tanto para a vaga de Carvalho quanto para a de Horbach — neste caso, o posto é de ministro substituto –, Barroso pretende montar uma lista tríplice com duas advogadas que são consideradas nos bastidores como pouco simpáticas a Jair Bolsonaro: Marilda Silveira e Maria Cláudia Buchianeri.

Silveira é professora do Instituto de Direito Público, faculdade de Gilmar Mendes. Em entrevistas, ela já defendeu, por exemplo, o compartilhamento de provas do inquérito sobre as supostas ameaças a ministros no STF com os processos que buscam a cassação da chapa do presidente da República no TSE. Já Buchianeri defendeu a candidatura de Lula nas eleições de 2018. Outro nome mencionado para compor a lista tríplice é o da advogada Ângela Baeta Neves, que trabalhou na campanha de Henrique Meirelles em 2018.

Nesta semana, o STF já aprovou uma lista tríplice também para a vaga do ministro Sérgio Banhos, que completa seu primeiro biênio no cargo. Neste caso, a recondução do magistrado, nomeado por Bolsonaro em 2019, é dada como certa. Ao lado dele na lista estão os nomes de Horbach e Carlos Mário da Silva Velloso Filho, também ministro substituto da corte eleitoral.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Nossa!!! A quantidade de ministros, juízes, etc. é demais se comparada com os brasileiros que estão passando fome, ou vivendo com um salário mínimo. Vergonha.

  2. Esse é o ministro mais ideológico do time. Bem disse Marco Aurélio que ele fazia o q o povo queria e não o que Constituição determina.

  3. Professora da faculdade de Gilmar Mendes, mais uma pau mandada, para elaborar votos tendenciosos a mando do chefe. Que país é este, que país é esse, em que todos acreditam no futuro da nação, como disse Renato Russo

  4. A escolha, por merecimento ,não é critério para esse governo. Fazer somente o q interessa ao presidente será priorizado?Infelizmente.

    1. Onde no Brasil existe escolha por merecimento? No Brasil só por concurso público, que é o que querem acabar.

  5. É preciso urgentemente no Brasil acabar com a indicação de gente politiqueira para os tribunais superiores. Quer politicar, candidate-se! Estou cansada de esperar por decisões acertadas, amparadas pela Constituição e ter que engolir ideologias retardadas.

  6. MINISTRO BARROSO, NÃO DEIXE BOLSOPAI BLINDAR TBM O TSE!!!! O POVO JÁ ESTÁ REVOLTADO DO BOLSOPAI BLINDAR AS INSTITUIÇÕES DE INVESTIGAÇÕES!!!!

  7. A Crusoé, hoje tem lado e igualmente a Globo, brinca com a democracia brasileira. Um dia a casa cai e o povo brasileiro vai cobrar a conta.

    1. Viva o Grande General Hamilton Mourão ! Um grande brasileiro.

    2. Aí Ricardo leia mais, se prepare mais, deixe de escrever besteiras!

    3. Ricardo presta atenção no que escreve. Você está se dirigindo ao PR, não é mesmo. Um ameaçador contumaz.

  8. Orecisa mudar a lei, elegemos representantes pra isto. Tem que acabar com este negócio de nomear advogado pra vestir toga e passar a indicar juizes de verdade que são de carreira, concursados e estão preparados pra finalidade de julgar.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO