Ernesto Araújo culpa 'mudança legislativa' por retrocesso no combate à corrupção
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo (foto), atribuiu nesta terça-feira, 2, a "alguma mudança legislativa" os retrocessos brasileiros no combate à corrupção apontados por dois relatórios da Transparência Internacional entregues em outubro do ano passado à OCDE, o clube dos países mais ricos do mundo, que o Brasil deseja integrar. "Realmente o compromisso com o...
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo (foto), atribuiu nesta terça-feira, 2, a "alguma mudança legislativa" os retrocessos brasileiros no combate à corrupção apontados por dois relatórios da Transparência Internacional entregues em outubro do ano passado à OCDE, o clube dos países mais ricos do mundo, que o Brasil deseja integrar.
"Realmente o compromisso com o combate à corrupção é um dos requisitos para a entrada na OCDE. Nós temos compromisso total com o combate à corrupção. Enfim, estamos sempre atentos a essas (manifestações). Às vezes alguma mudança legislativa é percebida como contrária (ao combate à corrupção)", afirmou o chanceler durante uma entrevista coletiva. "Tenho certeza que isso sempre é analisado como país, do ponto de vista da OCDE, mas é importante reiterar que, do ponto de vista do Executivo, temos um compromisso total e permanente com o combate à corrupção. Acho que a entrada na OCDE nos permitiria consolidar normas de combate à corrupção que são extremamente decisivas para essa transformação de modelo no Brasil, além da dimensão puramente econômica", acrescentou.
Não é o que diz a Transparência Internacional. Segundo a entidade, "os dados apontam para um desmonte do arcabouço institucional para a luta anticorrupção em curso, sobre o qual o presidente da República é um dos responsáveis". Em documentos entregues à OCDE, a ONG denunciou "o aparelhamento e a perda de autonomia dos principais órgãos de combate à corrupção", como a Polícia Federal, o Coaf e a Procuradoria-Geral da República.
Na mesma resposta sobre retrocessos no combate à corrupção, Ernesto Araújo emendou que "o Brasil pode contribuir muito na área de energia, porque a OCDE é um repositório de boas práticas", sem explicar a relação de políticas energéticas com as diretrizes anticorrupção da organização.
Os retrocessos institucionais já vinham chamando a atenção de organismos internacionais desde o primeiro ano do governo Bolsonaro. Em 2019, uma delegação da OCDE fez uma visita a Brasília para demonstrar sua preocupação com a liminar do ministro Dias Toffoli para impedir, a pedido de Flávio Bolsonaro, o compartilhamento de dados do Coaf com outros órgãos de investigação sem autorização judicial. A decisão chegou a paralisar diversas de investigações pelo país, mas foi derrubada no final daquele ano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Antônio
2021-03-04 12:26:58"IInstituições Democráticas" Enquanto esta verdade for usada para esconder uma outra verdade: Uma ditadura da toga, do legislativo e do executivo.... O Brasil estará na desgraça, em todos os sentidos.
LOCC
2021-03-03 18:40:51Impressiona ver a seriedade que esse ministro usa pra falar essas coisas. Será que ele realmente acha que o mundo todo é feito de idiotas?
Leandro
2021-03-03 18:25:41Tds nos, q votamos em JB por falta de qq alternativa, hj sabemos q ele e família não são competentes nem confiáveis inclusive ética e moralmente. Seus ministros são capachos, especialmente pazuelo, Ernesto e infelizmente o Guedes. Esperava muito mais dele. Virou chuchava de JB. Triste de ver.
Jaime
2021-03-03 18:09:37"Ernesto, meu rapaz..." VC deveria ter mostrado PROVAS além de palavras; q fosse mostrado os "jabutis" q os deputados tentaram inserir em projetos de leis. Mostre as reportagem sobre o Jacob Barata, preso pela PF, solto pelo STF. Mostre os projetos de combate à corrupção engavetados por Maia. Mas, peloamordeDeus, NÃO mostre o q o Executivo fez c/ a LAVA Jato. Vai "entrar água". Os caras mostraram os podres do PR; VC deveria ter exibido os podres dos caras..quem sabe vcs não morrem todos VCS?
Aridne
2021-03-03 15:25:06O retrocesso é responsabilidade deste Presidente q sancionou as Leis q dificultam o combate à corrução e principalmente do povo q elege estes deputados e senadores q depois de eleitos, só trabalham também em benefício próprio!!!!!
Vimar Maddarena
2021-03-03 13:16:10É muita hipocrisia e cinismo!
Valter
2021-03-03 11:40:23Eu só queria saber, se o Ernesto Araújo acredita nas próprias palavras dele!
Mário
2021-03-03 10:47:07Quem coloca Aras na PGR e Kassio no STF tem intenção de combater a corrupção?????
Otavio
2021-03-03 10:07:36É muito difícil responder se esse ministro é mal intencionada ou tem um problema de falta de percepção da realidade. Provavelmente os 2. Para estar junto com bolsonaro, não tinha como ser diferente! #forabolsonaro
Antônio
2021-03-03 09:58:20Continuam apostando que somos trouxas. Parecem acreditar na mesma coisa em relação à OCDE. Mestres em corrupção muito bem assessorados pelos corruptos do STF. Males de Brasil.