Equador vai denunciar China por pesca ilegal em Galápagos
O governo do Equador está preparando uma denúncia nas Nações Unidas contra a China por pesca ilegal em sua costa. Atualmente, uma frota de 340 barcos chineses (foto) se encontra a 200 milhas do arquipélago de Galápagos. Apesar de estar em águas internacionais, as embarcações costumam desligar os sistemas de rastreamento por satélite para penetrar na...
O governo do Equador está preparando uma denúncia nas Nações Unidas contra a China por pesca ilegal em sua costa. Atualmente, uma frota de 340 barcos chineses (foto) se encontra a 200 milhas do arquipélago de Galápagos. Apesar de estar em águas internacionais, as embarcações costumam desligar os sistemas de rastreamento por satélite para penetrar na zona marítima do Equador e praticar pesca ilegal.
"A frota chinesa não se submete a controle algum e está afetando o ecossistema da região há, pelo menos, quatro anos", diz o deputado equatoriano César Rohon.
Após queixas do Ministério das Relações Exteriores do Equador, o governo chinês afirmou que aplicará uma moratória voluntária da pesca na região entre 1º de setembro e 14 de novembro. A medida é inócua, porque as embarcações estão no local desde o final de julho e logo mais a temporada se encerra.
Os chineses iniciam a pesca ilegal nessa zona mais cedo, quando a frota de barcos equatoriana ainda está atracada aos portos para cumprir com as exigências ambientais. "Os chineses estão levando embora os recursos que nós estamos cuidando. É preciso um esforço internacional para que a China obedeça as regras internacionais e permita observadores internacionais em seus barcos", diz Rohon. Os chineses, porém, resistem a aceitar observadores ou a permitir que suas embarcações sejam abordadas. "Há denúncias sérias de que parte da tripulação não sai do barco durante três, quatro ou cinco anos, o que poderia ser considerado trabalho escravo", diz Rohon.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Volf MS
2020-08-30 15:23:36Afunda, não dá moleza, e podem ficar tranquilos que o Tio Sam com certeza vai dar proteção. Na america latina o que tem é pais frouxo, teve um paisinho que nacionalizou refinarias, e o mandatário do Pais lesado ficou quietinho e ainda achou que roubo era legal. Teve outro caso, o dos respiradores requisitados, e nosso mandatário ficou quietinho, em troca ganhou um estoque imenso de cloroquina. Na Venezuela os russos deitam e rolam. Latino só late não morde.
MARCOS
2020-08-30 10:28:49Torpedo neles.
Waldir
2020-08-30 09:59:30E o Equador não possui Armada para cuidar da soberania de suas águas territoriais ??
Alexander
2020-08-30 07:49:56A China precisa ser impedida enquanto é tempo, pois são como gafanhotos, destroem tudo por onde passam, e a hipocrisia mundial assiste quieta o que este nefasto pais faz.
Manuel
2020-08-30 01:19:29Cadê a ONU? Cadê o pessoal da gritaria de preservação ambiental? Cadê a União Europeia? A verdade é que essa gente foi toda comprada por esse partido chinês. Esse pessoal que vende até a alma por dinheiro entregam países e povos a escravidão
Inês
2020-08-29 23:33:04A pequena amostra do comunismo chegou com o vírus chinês, no Brasil, onde a liberdade de ir e vir foi cerceada por governantes ineptos por supostas políticas ditas em prol da saúde, agora eles invadem mar territorial, projeto de poder, mas antes dominam o povo com a sua ideologia nefasta da libertinagem contaminou o Brasil.
FABIO
2020-08-29 23:29:16Temos feito denúncias no nosso site Geoforense.com. Nossos contatos em Galápagos tem relatado situação critica
Jose
2020-08-29 21:20:24Bem, nenhuma novidade. Os chineses já controlam toda a economia brasileira. Fazem o querem com o país. Alguém duvida?
Mozart
2020-08-29 19:46:01a que ponto chegamos... agora porque os caras tem um peso enorme na 'economia do mundo', quase ninguém se posiciona contra loucuras como essa denunciada... para não sofrer sanções economicas....
FERNANDO ANDRADE
2020-08-29 18:51:36Caso algo não seja feito de imediato, a praga vai acabar com toda riqueza deste lado do mundo. De quebra são capazes de reivindicar qualquer pedaço de terra, como pertencente ao antigo Império chinês.