Em um mês, China acusa 2 funcionários do governo de espionarem para os EUA
A China (foto) acusou neste mês de agosto dois funcionários do governo de espionarem para os EUA, informou a agência AFP. O caso mais recente, que ainda está sob investigação, envolve um homem de 39 anos chamado Hao, que trabalhava para um ministério não especificado, informou o Ministério da Segurança do Estado (MSS) em comunicado...
A China (foto) acusou neste mês de agosto dois funcionários do governo de espionarem para os EUA, informou a agência AFP. O caso mais recente, que ainda está sob investigação, envolve um homem de 39 anos chamado Hao, que trabalhava para um ministério não especificado, informou o Ministério da Segurança do Estado (MSS) em comunicado divulgado nesta segunda-feira (21).
De acordo com o MSS, Hao estudava no Japão quando desenvolveu "relação próxima" com um funcionário da embaixada americana. Este teria colocado o funcionário público chinês em contato com um agente da CIA; convencido a se tornar um espião, Hao teria então assinado um contrato e recebido treinamento nos EUA antes de ser orientado a conseguir um emprego no governo chinês.
O ministério chinês já havia anunciado, no início deste mês, um suposto caso envolvendo um homem de 52 anos chamado Zeng, que teria fornecido aos americanos "informações secretas importantes" da China em troca de dinheiro.
Segundo a agência AFP, o regime de Xi Jinping implementou no mês passado uma lei antiespionagem revisada, que dá às autoridades mais poderes do que nunca para punirem o que consideram ameaças à segurança nacional. Essa revisão causou preocupação entre muitas empresas dos EUA com operações na China, já que as relações entre os dois países seguem em tensão crescente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
ADRIANO
2023-08-21 18:18:40Onde foi o enterro?