Adriano Machado/Crusoé

Em mensagens, Dominguetti cita participação de Bolsonaro na compra das vacinas da Davati

12.07.21 22:34

Em mensagens que estão no celular apreendido pela CPI da Covid, Luiz Paulo Dominguetti sugere que o próprio presidente Jair Bolsonaro participou das negociações para a compra das vacinas da Astrazeneca contra a Covid que o policial militar dizia ter para vender. As informações são de O Antagonista.

Em 8 de março, Dominguetti, que se dizia representante da empresa Davati, conversou com um contato identificado em seu celular como “Rafael Compra Deskartpak”.

As citações ao presidente da República ocorrem a partir das 10h05 daquele dia, quando Dominguetti reencaminhou para o interlocutor quatro mensagens que diziam no todo o seguinte: “Manda o SGS. Urgente. O Bolsonaro está pedindo. Agora”.

“SGS” é um certificado que garante que o produto — no caso, as supostas vacinas — passou por todas as etapas dos processos exigidos por órgãos reguladores.

Integrantes da CPI suspeitam que o autor dessas mensagens enviadas a Dominguetti e reencaminhadas a “Rafael Compra Deskartpak” seja o reverendo Amilton Gomes de Paula, que entrou na mira da comissão parlamentar de inquérito por ser apontado como o intermediário entre Dominguetti e o Palácio do Planalto.

Ao receber as mensagens reencaminhadas por Dominguetti, o interlocutor “Rafael Compra Deskartpak” respondeu:

“Dominghetti, agora são 5 da manhã no Texas [sede da Davati nos Estados Unidos]. E outra! Jamais será enviado uma SGS sem contrato assinado.”

O policial militar, então, escreveu:

“Vamos alinhar com reverendo.”

Ainda em 8 de março, por volta das 13h, Dominguetti pressionou o interlocutor para que fosse realizada uma reunião com o presidente da Davati nos Estados Unidos, Herman Cárdenas, e que “o Presidente chamou ele lá”.

“O reverendo está em uma situação difícil neste momento. Ofereceu a vacina no ministério. Presidente chamou ele lá”, escreveu o policial militar.

Em seguida, Dominguetti insistiu:

“O presidente tá apertando o reverendo. Ele tá ganhando tempo. Tem um pessoal da presidência lá para buscar o reverendo.”

“Rafael Compra Deskartpak” voltou a dizer que está cobrando os documentos dos representantes da Davati. Em seguida, Dominguetti desabafou em mensagem de áudio:

“Entendi, Rafael, só que igual eles falaram. A gente prometeu que ia mandar essa SGS e depois ele assinariam a FCO [fluxo de caixa operacional]. E já mandaram e-mail desde manhã. Se a gente já tivesse falado essa tratativa mais cedo, a gente já tinha alinhado com o presidente ou alguma coisa nesse sentido. Na cabeça do reverendo, a carga é dele, a declaração foi dele, os emails foram trocados com ele e ele está diretamente com o presidente da República, né?. A situação dele é uma situação difícil, porque já mandaram ele lá. Estão ligando direto do gabinete da presidência, né? O Herman deve ter a sensibilidade de fazer as coisas fluir com ele. Porque a gente deixar nessa situação aí de ‘ah, só mando se mandar uma coisa assinada’ é complicado.”

Dominguetti acrescentou, no mesmo áudio:

“Porque as tratativas foram diferentes, ontem foram diferentes, agora cedo diferente e agora que o presidente manda buscar ele lá, vai se mudar. A gente tem que achar uma maneira de se resolver isso nos próximos minutos aí, com o Herman ou por o Herman pra conversar com ele, porque essa SGS é o que vai fazer o presidente tomar essa decisão. Porque até agora a Davati não falou que tem carga nenhuma. E a situação do reverendo tá muito difícil nesse momento.”

Naquele 8 de março, o reverendo Amilton Gomes de Paula escreveu uma carta ao CEO da Davati nos Estados Unidos, pedindo, com a máxima urgência, uma cópia do certificado “SGS” — uma imagem da carta também aparece nas mensagens do celular apreendido com Dominguetti.

Nos dias seguintes, Dominguetti citou em mensagens uma nova reunião com o presidente da República, que também teria sido articulada pelo reverendo Amilton Gomes de Paula, fora da agenda oficial de Bolsonaro.

Nesta segunda-feira, 12, o reverendo Amilton apresentou um atestado médico para não comparecer à CPI na próxima quarta-feira. O presidente do colegiado, Omar Aziz, disse que vai esperar a validação do atestado antes de reagendar o depoimento.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. gente!! acho o Bolsonaro um sem noção, infelizmente ta perdendo a oportunidade de fazer algo. É coa rota, defende os filhos... enfim... velha raposa politica. Mas sinceramente, olhem o "padrão" dos negócios nesse País e o "tipo" dos oportunistas. Esse m** de militar é quem na roda?? um mané, Zé ninguém que foi "colocado" pra negociar BILHÕES!! E quantos mais vemos e vimos?? Quantos mais nesse e em outros rolos? meu Deus!!! Absurdo essa gentarada desclassificada querendo sempre levar e levam $$$

  2. Bolsonaro se diz católico, mas na verdade, a religião do Bolsonaro, é a da vida fácil. Se o evangélico Mendocinha vai ser o seu capacho no STF, garantindo impunidade, vai de evangélico. Se tem reverendo em negociata de vacina, Bolsonaro reza na sua cartilha. Fica explícito que essa negociata, não iria ENFIAR a agulha da vacina no braço de nenhum brasileiro. Então teríamos, para nos vingar, que ENFIAR o cabo no rabo do reverendo.

  3. Esse diálogo demonstra claramente a incapacidade do governo trabalhar com os critérios do serviço público. Compra nenhuma no serviço público pode ser dessa forma.

  4. Olha só essa!!! 😱😱😱😱😱😱👉👉👉👉👉👉 https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2021/07/12/interna_politica,1285989/casal-usa-camisa-contra-bolsonaro-e-e-impedido-de-tomar-vacina.shtml

  5. Que desserviço a Crusoé presta aí Brasil publicando essas mensagens vazadas pelo Renan. Se querem saber de falcatruas investiguem o G7 e o PT.

    1. Em se tratando de falcatruas, comecem pela familícia Bolsonaro. Os reis das rachadinhas!!!Rachadinha é PECULATO.PECULATO é CORRUPÇÃO!!!

    2. Roseno tem ladrão, miliciano e genocida de estimação, já temos tanto, para que isso?

    3. Desserviço? Para você isso deveria ser descartado, escondido, esquecido? Que absurdo! Devemos dar graças por haver uma imprensa investigativa e comprometida com o país. O inominável está com os dias contados, uma vitória para os patriotas, o que parece não ser o seu caso.

    4. Roseno vá comer capim! Gado ridículo e adorador de genocida!

    5. r oseno:robô ou "pau mandado" da família rachadinha?

    6. Que desserviço o Roseno presta ao Brasil ao apoiar o genocida!

  6. Arruma alguma prova ou cala a boca. Para de procurar pelo em ovo. Vcs estão no caminho da Veja, não esqueci que vieram de lá.

    1. Will, para com isso meu! Parece q misturar mortadela com capim é pior q crack. Bovino fdp adorador de genocida!

    2. robô ou "pau mandado" da família rachadinha?

  7. Espremendo estas mensagens nao há nada que, nem de longe, possa incriminar o presidente. Resolveram levar á sério um bando de pilantras que queria vender sem ter o produto e se valorizavam usando uma influência que não tinham. Se é verdade que o "Bolsonaro está pedindo o SGS" para poder assinar o contrato, só demonstra as cautelas que ele teve. O resto é manipulação escancarada.

    1. Primeiro, num governo sério e competente, pilantra não tem acesso ao presidente da república para uma negociata. Segundo, não causa espécie um presidente que se isentou da negociação envolvendo a Pfizer e a Coronavac, se envolver pessoalmente, numa negociata com um pilantra? Para mim dois pilantras numa negociata, são isso, dois pilantras.

    2. Paulo I, concordo com você! Esse pessoal dá mais razão a mensagens desconexas de um cara que parece não ter a mente muito certa, Implicando o presidente com meras ilações! Me impressiona é um jornalista fazer uma manchete sobre um assunto tão imbecil, com base em tais mensagens. Me arrependo de ter feito assinatura da revista, por julgar que se tratava de imprensa séria!

    3. Paulo l, enquanto o presidente negociava propina com atravessadores para a compra de vacinas "inexistentes", deixou de comprar as q existiam e levou o país a vivenciar a morte de meio milhão de brasileiros. Bovino q defende um corrupto desses, com certeza é adorador do diabo e da morte.

    4. mais um robô ou outro pau mandado da família rachadinha...

    1. Igual ao triplex e ao julgamento da chapa filma/temer. Todos absolvidos por excesso de provas...

  8. Vocês da revista já tiveram oportunidade de ver o passaporte emitido pela ONU ao pilantra dono do celular? É impressionante ver a imprensa prestando aval a um camarada flagrantemente mentiroso! Só vocês e o G7 para darem credibilidade a um “enrolador” do tipo daquele depoente! Ridículo!

    1. TARCILA QUE Ñ É DO AMARAL. Antes de mais nada: "mãe é mãe, paca é paca, bolsonarista é tudo vaca". O deputado não é padre, aliás, isso não quer dizer nada, já q o Mendocinha é pastor cultuador de genocida, e agora temos um reverendo intrincado na negociata da vacina. Onyx e o cel Elcio atacaram com mentiras o deputado Miranda e o seu irmão. QUEM MENTIU? Onyx, Cel Elcio e Bolsonaro. Gravar um presidente mentiroso, foi a melhor decisão tomada pelos irmãos Miranda. Colocaram o Bolsonaro de joelho.

    2. Regina, você é a privilegiada que possui provas documentais acerca da “negociação” feita pelo nosso Presidente e o “171” ? Por favor apresente as provas!!!

    3. … que brigam entre si, sem demonstrar grosseria e ignorância. Não vou me igualar a você! Ninguém merece sequer ser parecido com alguém tão estúpido!

    4. Em primeiro lugar, devo reconhecer que os esquerdistas são muito educados! Vocês não conseguem expor seus pensamentos de forma “normal” pois só têm dois neurônios, que brigam entre si, Eu não vou sequer lhe mandar tomar naq

    5. Bovina Tarcila, enquanto o seu Rei do Gado negociava propina na compra de vacinas "inexistetes", deixou de comprar as q existiam e nem precisavam de atravessadores (corrupção descarada) para isso. O resultado é o genocídio de meio milhão de brasileiros para delírio frenético de bozistas adoradores do diabo e da morte iguais a vc.

    6. Ridículo é um governo tão imbecil e tosco que cai em conversa de 171 mediocre atrás de propina!!!😱🤮💩

Mais notícias
Assine agora
TOPO